Resenha #610: Uma Promessa e Nada Mais - Mary Balogh (Arqueiro)

Título: Uma Promessa e Nada Mais
Título Original: Only a Promise
Autor: Mary Balogh
Série: The Survivor's Club #5
Páginas: 272
Ano: 2020
Editora: Arqueiro
Sinopse: Ralph Stockwood sempre se orgulhou de ser um líder nato. Mas, quando convenceu os amigos a lutarem com ele nas Guerras Napoleônicas, nunca imaginou que seria o único sobrevivente.
Mesmo atormentado pela culpa, Ralph precisa seguir em frente, arranjar uma esposa e garantir um herdeiro para seu título e sua fortuna.
Desde que a participação de Chloe Muirhead na temporada de Londres terminou de forma desastrosa, ela aceitou a possibilidade de ser, para sempre, uma solteirona. Para escapar da própria família, a moça se refugia na casa da madrinha de sua mãe. Lá, conhece Ralph.
Ele precisa de uma esposa. Ela não acharia ruim encontrar um marido. Então Chloe sugere que os dois se casem, por conveniência. A condição é uma só: Ralph precisa prometer que nunca a levará de volta a Londres.
Mas, de uma hora para outra, as circunstâncias mudam. E logo fica claro que, para Ralph, o acordo foi apenas uma promessa e nada mais...

Se você não leu os livros e/ou resenhas anteriores, não se preocupe
Essa resenha é livre de spoilers

E no quinto livro do Clube dos Sobreviventes, vamos acompanhar a história de Ralph e Chloe.

Ralph é um homem que carrega para si a culpa da morte dos seus três melhores amigos durante a guerra, logo quando se alistou. Assim como os outros Sobreviventes, ele foi enviado para Penderris a fim de se recuperar. Anos depois, ele ainda se sente vazio por dentro e aceitou seu auto-martírio imposto. 

Chloe é uma jovem mulher que não teve muita sorte em suas apresentações na sociedade. Por duas vezes ela se viu envolvida em burburinhos, e agora se vê num autoexílio no interior da Inglaterra. Em um momento desesperado, ela pede Ralph em casamento, alegando que será um enlace que irá beneficiar os dois.


Chloe e Ralph entraram em um casamento sem nenhuma garantia de afeto e sentimentos. Para Chloe, houve a promessa de ser mãe e cuidar de um lar; para Ralph, a esperança de um herdeiro. Mas com a convivência, os dois vão derrubando toda a Muralha da China que existia em ambos.

De todos os sobreviventes até agora, creio que Ralph é o que sofre mais com a síndrome do sobrevivente. Esse estado psicológico é comum em pessoas que passaram por situações traumatizante e sobreviveram enquanto outros perderam a vida. Durante a história, Mary trabalha bastante o estado depressivo de Ralph e sua luta por continuar “vazio” e não se permitir sentir algo por nada e ninguém, como forma de punição.

Chloe também teve de superar alguns problemas, nesse caso envolvendo sua origem. Sei primeiro instinto sempre foi surtar e fugir, mas a sua atual posição como esposa de Ralph a obriga a enfrentar seus problemas. Apesar que alguns momentos eu me estressei com ela primeiro surtar e depois parar para analisar a situação, gostei da evolução da personagem.

Nesse livro Mary nos apresenta o dia a dia de um verdadeiro casamento por conveniência. Por mais que seja algo parecido com o apresentado em Ligeiramente Casados, a situação entre Ralph e Chloe chega bem próximo da frieza e indiferença dos casamento daquela época. E por isso é bem bonito e emocionante ver o nascimento do amor entre os dois.

Resenhas anteriores
Livro 1 - Uma Proposta e Nada Mais (The Proposal)
Livro 1.5 - O Pretendente (The Suitor)
Livro 2 - Um Acordo e Nada Mais (The Arrangement)
Livro 3 - Uma Loucura e Nada Mais (The Escape)
Livro 4 - Uma Paixão e Nada Mais (Only Enchanting)

5 Comentários

  1. Olá, Luiza.
    Essa verdade no casamento de conveniência foi o que mais gostei no livro. Porque geralmente eles casam de conveniência mas na mesma semana já estão apaixonados e aqui não, mostrou como a coisa funcionava na real. Até por isso foi mais bonito quando eles realmente se apaixonaram.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oii, ainda não tive coragem de começa essa série rsrs, Quem saber algum dia.
    Beijos!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    A cada resenha dessa série eu fico mais curiosa para ler esses livros, quero muito poder ter todos com essas capas que me encantaram em casa.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Tem tempo que quero ler a série. Adorei sua resenha, mostra o casamento mais frio e objetivo, bem típico da época, e que a gente as vezes até esquece lendo a maioria dos romances de época. Gostei muito de saber que o pedido veio dela e que o romance é construído, e não instantâneo. Meu tipo favorito.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)