Resenha #484: Champion - Marie Lu (Rocco Jovens Leitores)

Título: Champion
Título Original: ---
Autor: Marie Lu
Série: Legend #3
Páginas: 302
Ano: 2014
Editora: Rocco Jovens Leitores
Sinopse: No emocionante desfecho da trilogia Legend, June ocupa uma posição privilegiada no governo e Day trocou a alcunha de criminoso mais procurado do país pela de herói nacional. Mas quando tudo parece conspirar a favor da paz, a ameaça da guerra ressurge na forma de um vírus mortal que começa a espalhar o pânico entre as colônias.
Em Champion, a vida de milhares de pessoas está novamente nas mãos de June, a menina-prodígio da República. Mas salvá-las significa também enfrentar novos desafios e exigir novos sacrifícios de seu amor.



ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou as resenhas anteriores, pode conter spoiler

Chegamos ao final dessa trilogia que merecia muito mais reconhecimento entre as distopias. Em Champion, June e Day agora têm de enfrentar um novo inimigo. As Colônias exigem uma cura para a praga espalhada pela República; caso contrário avançarão com todas as armas que possuem.

Champion começa exatamente oito meses depois do doloroso final de Prodigy. June e Day ainda têm muito caminho a percorrer por conta de tudo que já aconteceu entre os dois, mas sabem que sempre podem contar com a ajuda mútua. Nos momentos necessários, os dois são capazes de deixar seus sentimentos e emoções de lado e trabalhar juntos para proteger a República que tanto batalharam para reerguer.


O que mais me admira no modo com a Marie Lu conduziu a história é que June e Day passam boa parte do livro separados, lutando em frentes diferentes, mas sempre estão em sintonia. Por mais odeie política e conspirações, June sabe que é importante se manter do lado de Anden e ajudá-lo a governar a frágil República. Já Day sempre está na frente de batalha, protegendo aquele povo que tanto sofreu quanto ele.

Como já vem sendo mostrado desde Prodigy, o relacionamento entre June e Day é cheio de mágoa e sofrimento. Assim como o livro anterior, o romance é trabalhado nos momentos certos. São em momentos assim que vemos o quanto o sentimento entre eles é profundo e verdadeiro, mas também cheio de angústia. Você sofre junto deles; por Day tentar separar a garota que ama da garota que foi responsável pela sua vida ruir; por June e a culpa que carrega por representar tudo de ruim que aconteceu com Day desde que se conheceram.

As cenas de ação continuam eletrizantes, como desde o início da série. A reta final é de parar o coração e te deixa grudado nas páginas. Porém o final mesmo do livro é o que realmente me acaba. Assim como toda a história achei que ele foi super condizente com tudo que os dois passaram. Recentemente, a editora lançou o conto A Vida Depois de Legend, que conta o último capítulo mas na visão de Day.

E assim termina uma das melhores distopias que já tive o prazer de ler. Ano passado a autora lançou mais um livro para fechar de vez a história. Rebel começa exatamente um mês depois do final de Champion e dessa vez tem como foco os irmãos Wing. Porém, o final da história de June Iparis e Daniel Altan Wing sempre será aqui em Champion.

Resenhas anteriores
Livro 1 - Legend
Livro 2 - Prodigy

10 Comentários

  1. Oi, Lu! Tudo bom?
    É DOR ABSOLUTA que chama né? Meu deus como eu sofri com esse livro e aquele finaaaaal - mas a diferença entre fazer uma história BEM EXECUTADA e fazer Convergente né...
    Acho que a trilogia Legend tem um dos meus finais favoritos. Aquele último diálogo aaaaaaaaaaa

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca li a série mas gosto tanto da escrita da autora, que tenho muita vontade de conferir esses livros.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu li apenas o livro 1 da série e gostei bastante da história e da escrita da autora, achei bem envolvente e me surpreendeu bastante porque eu tinha tentado ler havia pouco tempo Jogos Vorazes e não tinha me agradado nem um pouco então quando li o primeiro, estava desanimada e ele me agradou muito.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu! A autora é muito boa e esta é uma série dela que desejo muito conferir, pelo visto ela não decepciona. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Uau, confesso que ainda não conhecia esse livro, mas depois do seu post, vontade não falta! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu, eu não sou fã de distopia, mas acredito fortemente em você quando você diz que é bom rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu,
    Eu li essa trilogia há alguns anos atrás e realmente, era muito boa!
    Não sei se teria a mesma impressão hoje, anos depois, mas na época, foi uma das melhores que li.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. mt legal conferir outro livro dessa trilogia e saber que realmente vale a pena a leitura

    www.tofucoloriodo.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Eu devorei essa trilogia e nunca vou entender porque ela não é mais comentada no meio literário. Uma história maravilhosa, bem desenvolvida e que nos faz refletir muito. Adorei sua resenha.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  10. Oi. Eu terminei esse livro com uma dúvida. A primeira vez de June foi com Day?

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)