Resenha #797: Aurora Arde - Amie Kaufman & Jay Kristoff (Rocco)

Título: Aurora Arde
Título Original: Aurora Burning
Autor: Amie Kaufman & Jay Kristoff
Série: Aurora Cycle #2
Páginas: 400
Ano: 2022
Editora: Rocco
Sinopse: ELES NÃO VÃO DESISTIR SEM LUTAR.
Primeiro, a notícia ruim: um antigo mal — sabe, aquele que quer consumir todo o universo — está prestes a se espalhar.
A notícia boa? O Esquadrão 312 está pronto para salvar o dia. Eles só precisam lidar com alguns probleminhas antes.
Como se livrar de uma matilha de pequenos seres peludos que querem arrancar suas cabeças, por exemplo. Ou fugir de assustadores funcionários corruptos da Agência de Inteligência Global que não vão parar até colocarem as mãos em Aurora.
E, para completar, a irmã de Kal arrumou um exército Syldrathi e não está nada feliz em reencontrar seu irmãozinho.
Com metade da galáxia atrás deles, o Esquadrão 312 nunca foi tão requisitado.
Quando os restos da nave Hadfield são descobertos por nossos heróis, é hora de parar de se esconder. Dois séculos antes, a nave cheia de colonos desapareceu e deixou Aurora como única sobrevivente. Agora, a caixa-preta pode mostrar o caminho para a salvação deles. O tempo é curto e, se Auri não aprender a usar seus poderes como Gatilho logo, nosso querido esquadrão estará mais morto que o Grande Ultrassauro de Abraaxis IV.
NOSSOS HERÓIS ESTÃO DE VOLTA... MAIS OU MENOS.
Este esquadrão de perdedores desajustados e indisciplinados provavelmente é a única esperança para a sobrevivência da galáxia. Cheio de revelações surpreendentes, assaltos a bancos, presentes misteriosos, roupas inadequadamente apertadas e tiroteios épicos, Aurora Arde vai determinar o destino dos heróis mais insuportáveis e inesquecíveis da galáxia.

ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou resenhas anteriores, pode conter spoiler

Aurora Arde era uma das minhas continuações mais esperadas desse ano. Com perguntas respondidas, revelações e um final bombástico, esse livro já entrou na lista de melhores continuações do ano.

O livro começa um pouco depois dos acontecimentos de Aurora Ascende. Depois de conhecer a verdadeira ameaça a Aurora e sofrerem uma baita perda, nosso squad 312 é a única salvação de toda a galáxia. Mas claro que eles vão ter que passar por alguns pequenos obstáculos, como serem perseguidos por uma psicopata assassina, uma máfia de gremps e, por último mas não menos importante, praticamente pela maior autoridade da galáxia que foi infiltrada por um ser simbiótico que pretende "unir" todo mundo.

Fazia muito tempo que não lia uma continuação tão emocionante. Amie e Jay conseguiram avançar não somente na história, mas no crescimento dos seus personagens. A cada vira de página, era uma informação nova e seguidas de várias outras perguntas que só atiçavam a minha vontade de continuar a leitura até terminar.


Sabemos um pouco mais sobre o papel de Auri em derrotar a grande ameaça, como ela se relaciona com um outro povo que já havia derrotado anteriormente essa ameaça. E, apesar de parecer mais um entre as milhares ameaças para as forças da Aurora Legion, sabemos mais sobre o Starslayer e como ele se relaciona com tudo isso.

O livro possui ação do início ao fim. Esse quesito é 10/10 nas narrações dos dois autores. As cenas são bem descritas e eletrizantes, de deixar o coração na mão. Quem acompanhou meus surtos nos stories do instagram sabe que o Squad 312 é um eterno "a gente vai viver/a gente vai morrer".

Sobre os personagens, cada um teve seu momento de brilhar e crescimento. Se o livro anterior foi focado em Aurora, nesse livro sabemos mais sobre o passado dos outros personagens. Algumas são revelações de cair o queixo, outras de deixar o coração partido, mas todas servem para entendermos melhor como elas moldaram a personalidade de cada um.

Destaque para Zila que, até o livro anterior, era uma grande incógnita tanto para mim quanto para todo o Squad. Ela surpreende em momentos de tensão, quase sempre com uma solução mirabolante. Finian segue sendo um dos meus personagens favoritos. Com seus comentários sempre ácidos quase sempre de uma forma meio alívio cômico, ele também tem um baita amadurecimento e crescimento no livro, principalmente na questão da sua insegurança e medo de abandono.

Scar e Tyler também me surpreenderam bastante. Sempre admirei bastante Tyler e seu senso de liderança, disposto a se sacrificar por seu squad e tento manter a moral do grupo, mesmo quando não sabe o que está fazendo. Por culpa do destino, Scar teve que assumir o lugar de Tyler e, apesar de sempre apresentar uma fachada de pessoa que só se importa com namorados e roupa, a Face do grupo soube muito bem preencher o lugar do irmão.

Creio que Kal foi o único personagem que se manteve constante, principalmente em relação a Auri. Desde o livro anterior, vemos como o Syldrathi luta com um "inimigo interior" ao mesmo tempo que tenta que isso não interfira em sua ligação com Auri. Já nossa garota fora do tempo finalmente aceita seu papel nessa confusão toda e, ao contrário do que lhe foi ensinado durante um treinamento, ela sabe que não precisa sacrificar tudo para salvar a galáxia.

De alguns personagens novos dou destaque a Saedii, irmã de Kal. De início eu só queria saber de arrastar a fuça dessa Warbreed no asfalto quente, mas lá pelo final ela acabou conquistando um pouco da minha simpatia. Ela se vê envolvida em uma situação tensa ao lado de nosso Alpha, o que gerou conversas interessantes sobre a visão de cada um em relação à animosidade entre os Unbroken e Aurora Legion.

O livro é divido em quatro partes, cada uma mais eletrizante que a outra. Ao final da parte 2 me senti lendo Cress novamente, com um sentimento de desespero maior do que o normal por esse esquadrão. Mas são nas partes 3 e 4 que você não consegue mais largar o livro. Passei o livro todo fazendo teorias e algumas se confirmaram, o que fez com que o momento da revelação tivesse um maior impacto na minha pessoa.

Infelizmente tudo que é bom dura pouco e aqui, o final de Aurora Arde além de ser um baita gancho, me deixou seriamente preocupada com a vida desse esquadrão de desajustados que não poderiam se encaixar melhor entre si. Agora me resta sobreviver até o ano que vem, pensando e amargurando esse final que realmente me deixou no chão.

Resenhas anteriores
Livro 1 - Aurora Ascende (Aurora Rising)

6 Comentários

  1. Oi Lu! Eu gostei bastante do primeiro e estou ansiosa para conferir o que vem aí depois daquele desfecho. E essa capa está linda, com meu personagem favorito na capa.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lu! Tudo bom?
    Eu deixei essa série passar depois dos exposed lá do Kristoff, infelizmente quando o ranço nasce ele cria raízes e não larga mais (mas ai como essas capas são lindas, a Charlie é um arraso!)

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Luiza, tudo bem?
    Que bom que a série continua empolgante. Fiquei curiosa para conhecer melhor a trama e esse final arrasador.

    *bye*
    Marla
    loucaporromances.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lu
    Ainda pretendo ler essa série mas precisa entrar na fila em meio a tantas outras. Fico até perdida de tanto livro bom que quero ler kkk
    Beijo!
    https://capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Acabei de ler este artigo e achei muito interessante, bem detalhado as informações gostei.
    Vitão altura

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)