Resenha #700: Aurora Ascende - Amie Kaufman & Jay Kristoff (Rocco)

Título: Aurora Ascende
Título Original: Aurora Rising
Autor: Amie Kaufman & Jay Kristoff
Série: Aurora Cycle #1
Páginas: 368
Ano: 2021
Editora: Rocco
Sinopse: O ano é 2380, a humanidade deixou seu ninho para se espalhar pela galáxia: não apenas a Via Láctea, mas dezenas de outras e os recém-formados cadetes da Academia Aurora estão sendo enviados em suas primeiras missões. Tyler Jones, o garoto prodígio, está pronto para recrutar o esquadrão dos sonhos, mas seu próprio heroísmo idiota faz com que ele fique com o que mais ninguém da academia quis…
Uma diplomata convencida e faixa preta em sarcasmo.
Uma cientista sociopata com fama de atirar em seus colegas de quarto.
Um gênio da tecnologia que carrega o peso da galáxia nos ombros.
Um guerreiro alienígena com sérios problemas para administrar sua raiva.
Uma piloto que, é óbvio, não sente nada por Ty, caso você esteja se perguntando.
Todos são conhecidos como problemáticos, exceto pelo garoto prodígio. E todos precisarão trabalhar juntos se quiserem sobreviver à primeira missão.
E esse esquadrão nem é o maior problema de Tyler — ele se chama Aurora Jie-Lin O’Malley, uma garota que foi resgatada no meio do espaço interdimensional. Presa em um sono criogênico por dois séculos, Auri é uma garota fora de seu tempo que pode ser o estopim de uma guerra que vem se formando há milhões de anos.
Mas a chegada dela não é uma coincidência, e sim o prenúncio de uma grande batalha vindoura. Uma que decidirá o destino de todas as espécies. E o esquadrão de desajustados de Tyler é a última esperança de toda a galáxia.
Muito romance, busca por identidade e aceitação, assim como aprender a trabalhar em equipe, tudo com espaçonaves e no futuro!
SEM PÂNICO.


Tudo se inicia quando o menino de ouro da Academia Aurora, Tyler Jones, descobre uma jovem adormecida, Aurora O’Malley, em uma nave supostamente desaparecida pelos últimos 200 anos. Por causa do seu ato de heroísmo, Tyler perde uma importante cerimônia de graduação da academia e acaba se tornando líder de um grupo formado por uma galera um tanto problemática.

Em sua primeira missão, Tyler e seu grupo descobrem que a muito mais envolvendo Aurora e seu despertar. Logo, o Esquadrão 312 e a garota fora de seu tempo se veem envolvidos em uma trama intergalática maior do que podem imaginar.

Aurora Ascende tem uma super pegada de Star Trek. Espaçonaves, viagens no espaço-tempo, novas raças e espécies convivendo com os humanos… é um prato cheio para quem gosta de ficção científica. Alguns termos específicos do gênero podem ser desconhecidos para quem não acompanha muito esse tipo de narrativa, mas é bem explicado e de fácil entendimento.


Eu só sei que amo um esquadrão e irei protegê-lo eternamente. Um squad que tinha tudo para dar errado, composto basicamente por pessoas rejeitadas por outros squads, mas que de alguma forma deram certo e passaram a contar um com o outro nessa aventura e investigação sobre o mistério que envolve Aurora.

Amo o laço de lealdade entre Scar e Tyler. Ele sendo um bom líder, não fraquejando mesmo quando não sabe bem o que está fazendo e ela possuindo um instinto de mamãe-urso com o restante do grupo. Finian esconde por seu medo de se sentir sozinho novamente por trás de uma fachada de cretinice assim como não perde a chance de flertar com seus companheiros (alvos preferidos: Ty e Scar) (na verdade, ele não perde a chance de flertar com ninguém e é isto). 

Zila é a personagem mais enigmática de todas, mas suas participações e comentários são icônicas. Kal chama atenção por ser todo centrado e misterioso, mas é cheio de conflitos internos. E Auri, nossa garota fora do tempo, me surpreende com sua coragem e determinação em descobrir o que a fez ficar fora de tempo por 200 anos.

A única mesmo que não consegui me apegar foi Cat. Apesar de dizer que sempre apoia o seu Alfa e sua lealdade aos gêmeos Jones, é um poço de pessimismo e reclamação durante todo o livro.

O livro é narrado em primeira pessoa, dividido em sete pontos de vista. Ele também tem um ritmo constante do início ao fim. Por conta dessa mudança de ponto de vista, ele é dinâmico e de fácil envolvimento. As cenas de ações são bem descritas e de tirar o fôlego. 

As informações sobre o mistério que rodeia Auri são reveladas ao longo dos capítulos, à medida que os personagens vão descobrindo. Há reviravoltas e a reta final é fazer sofrer e desesperar. O real plot da história é de estourar cérebros; muito longe de qualquer palpite.

Aurora Ascende cumpriu bem seu papel de livro introdutório, mostrando o necessário do mistério que rodeia Aurora, gerando questões e entregando algumas respostas, ele deixou um ótimo gancho para o próximo livro.

3 Comentários

  1. Oi Lu,

    Eu comprei o livro, porque tenho certeza que vou adorar!
    Só estou esperando ele chegar por aqui rs.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Volteeeeeeiiiii!!!

    Menina, resenha #700, chocada! Será que um dia chego lá, também?

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  3. Oi, Luuuuuu!
    Menina, só vejo comentários e a capa desse livro por todo lado.
    Sei que eu quero, ainda mais agora que vi sua resenha, a primeira que li.
    Nem conheço, mas já me apeguei ao esquadrão, haha.
    Com certeza vou ler em breve.

    Beijoooos

    Teca Machado
    Casos, Acasos e Livros

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)