Resenha #726: A Tempestade De Ecos - Christelle Dabos (Morro Branco)

Título: A Tempestade de Ecos
Título Original: Le Tempete des Echos
Autor: Christelle Dabos
Série: La Passe-Miroir #4
Páginas: 480
Ano: 2021
Editora: Morro Branco
Sinopse: O épico final da saga que se tornou um fenômeno mundial com mais de 1 milhão de cópias vendidas e a principal série de literatura fantástica francesa no Brasil!
Tentando esconder seus verdadeiros sentimentos, Ophélie e Thorn embarcam em uma jornada a fim de compreender os indecifráveis códigos de Deus e a verdade por trás da misteriosa figura do Outro, cujo poder devastador está destruindo o mundo: Babel, Polo, Anima… Nenhuma arca é poupada e milhares de inocentes são arremessados contra um vazio infinito.
Mas como encontrar o Outro sem saber como ele é? Se Deus tem milhares de identidades, o Outro não tem nenhuma. E a busca pelo desconhecido os leva ao Observatório dos Desvios, um instituto envolto em segredos e responsável por experimentos monstruosos.
Ecos do passado e do presente indicam uma possível chave à resolução dos enigmas, mas serão Ophélie e Thorn capazes de encontrar as respostas que irão cessar a matança e a destruição, trazendo equilíbrio de volta ao mundo?

ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou resenhas anteriores, pode conter spoiler

A Tempestade de Ecos é o livro que fecha a aclamada série A Passa-Espelhos. Ao mesmo que eu tinha muitas expectativas, após ler algumas reviews, eu tentei baixa-las um pouco. Após finalizar o livro, eu entendi a razão de algumas pessoas se decepcionarem, o que não foi meu caso.

A Tempestade de Ecos começa diretamente ao final de A Memória de Babel. Ophélie e Thorn ainda estão em sua busca por respostas que os ajudem a derrotar Deus e o Outro, e assim evitar que o mundo seja destruído de vez.


É incrível o crescimento de Ophélie durante a série. Por mais que eu goste de Thorn, ela é a verdadeira estrela da história. Desde o início ela é uma mulher resiliente, agora vê-la se fazer ouvir e ser vista é meu tudo! Ophélie é uma personagem também bastante altruísta e está determinada a salvar seus queridos, mesmo que tenha de fazer alguns sacrifícios no caminho.

Outro ponto alto na história é a ambientação. O universo criado por Christelle é fantástico. As descrições ricas em detalhes, mas não são entediantes. Sua escrita sempre foi bastante fluída e combinado com o ritmo eletrizante desse último livro, a leitura voa e você nem percebe.

Falando do meu casal, o slow burn de Ophélie e Thorn foi tudo que pedi na vida e mais um pouco. Os dois possuem seu jeito próprio de demonstrar que se importam um com o outro, principalmente Thorn. Esse livro é marcado por conversas e declarações que eu só pude surtar de emoção. Além do fato de ambos, finalmente, estarem juntos em sua busca por respostas.

A Tempestade de Ecos é um livro de respostas e revelações. Finalmente aqui vamos descobrir mais sobre Deus, Eulalie, O Outro. De certo que às vezes é muita informação de vez para se assimilar, mas foram respostas que eu muito ansiava e só aumentava mais meu envolvimento na história.

A reta final é bastante frenética, cheia de reviravoltas e fortes emoções. Sobre o final propriamente dito, ao mesmo tempo que eu quis esganar a autora, eu já tinha aceitado que não poderia ser de outra forma. Bem aqui eu entendi bem porque muita gente não gostou da finalização, mas no meu ver condisse com o que foi mostrado na série.

Apesar de ter gostado muito do livro, eu tenho algumas ressalvas. Senti que a autora desperdiçou um certo potencial com os personagens secundários. Nos dois primeiros livros, Berenilde, Archibald, Rosalind e companhia foram bastante importantes para a história, mas ficaram esquecidos no livro anterior, sendo trazidos de volta aqui como se para cumprir tabela.

No geral, a série A Passa-Espelhos foi uma grande surpresa pra mim. É uma série que, assim como Ophélie, vai ganhando forças a cada livro. Foi uma despedida agridoce, mas se eu pudesse fazer tudo de novo, faria sem nem pensar duas vezes.

Resenhas anteriores
Livro 1 - Os Noivos do Inverno (Les Fiancés de L’Hiver)
Livro 2 - Desaparecidos em Luz da Lua (Les Disparus du Clairdelune)
Livro 3 - A Memória de Babel (La Memóire de Babel)

5 Comentários

  1. Oie
    Tenho visto muito essa série nos blogs e sou curiosa para ler. Parece ser muito bom.

    Beijinhos
    https://tecendoaliteratura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Amiga, juro que preciso ler esses livros e acompanhei seus surtos com ele, mas por enquanto só tenho o terceiro livro (solitário na estante kkkk). Então meu objetivo é adquirir todos o mais rápido possível kkkk.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lu.
    Menina eu li o primeiro e apesar de ter amado não me empolguei muito para os outros, mas confesso que agora dei uma animada novamente.
    Beijos

    Blog|Te Conto Poeisa

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lu! Tudo bom?
    Esse livro foi tombo atrás de tombo e eu terminei no chão, esmagada.
    Não consigo pensar num final mais perfeito pra essa série e por isso ele é tão perfeito. Todas as respostas me surpreenderam demais, e Thorn e Ophélie são meu TUDO pra sempre ç_ç

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei a sua foto e o post, ainda não conhecia essa série, vou procurar mais detalhes do primeiro livro pra não pegar spoiler na sua resenha HAHAHA Mas amei a dica <3

    Beijos, Nanda Doria.
    http://www.nandadoria.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)