Resenha #674: Stars Above - Marissa Meyer (Rocco)

Título: Stars Above - Contos das Crônicas Lunares
Título Original: Stars Above
Autor: Marissa Meyer
Série: The Lunar Chronicles #4.5
Páginas: 336
Ano: 2021
Editora: Rocco
Sinopse: "Além do “felizes para sempre”.
O universo das Crônicas Lunares esconde histórias e segredos que são incríveis, viciantes e românticos. Como Cinder chegou pela primeira vez a Nova Pequim? Como o soldado Lobo se transformou de um jovem rapaz para um assassino? Quando Winter e o guarda Jacin se deram conta de seus destinos? Com nove histórias, cinco delas nunca publicadas antes, Stars Above: Contos das Crônicas Lunares é um livro essencial para os fãs das Crônicas Lunares.  

Essa foi uma série que comecei a ler sem qualquer pretensão e quando menos esperei estava viciado e apaixonado por cada personagem novo que surgia. Suas histórias, o mundo criado pela autora, a forma como uma personagem vai se ligando a outra e todo o romance que envolve a problemática principal é apaixonante. Marissa Meyer não só cria recontos muito originais, assim como também desenvolve cada protagonista de maneira que você não saiba escolher qual vai amar mais. E Stars Above, sexto volume da série, é uma excelente cereja para esse bolo, trazendo não só novas visões do que já conhecemos anteriormente, mas acrescentando mais uma história de encerramento que deixa nosso coração quentinho e desde já com muita saudade desse mundo e desses personagens.

Para quem não conhece, esse é um volume extra da série Crônicas Lunares, aonde encontraremos uma coletânea de contos que se passam entre os momentos originais da história, com um conto extra que se passa após o final de de Winter. Ao todo são 9 tramas, sendo cada uma protagonizada por uma das mocinhas de Meyer. E eu amei. Não só porque gera uma dinâmica bem diferente na leitura, o que não se torna enfadonho, como o próprio leitor tem a possibilidade de conhece-las mais a fundo.


Sou inteiramente suspeito a falar sobre a narrativa de Meyer, eu simplesmente amo a escrita dessa mulher, não só suas descrições de cenários que sempre me transportam facilmente para as páginas, como também a construção de seus personagens e amadurecimento deles ao longo do enredo. Mesmo se tratando de contos, que são bem mais curtos do que um romance, ainda assim Meyer se supera e não peca um só minuto. A forma como cada história se interliga com a trama principal presente ao longo dos quatro livros é genial e só ressaltou meu desejo de reler novamente essa aventura e viver todos os momentos de adrenalina com essas personagens.

Para quem acompanhou todos os detalhes da série, esses novos contos talvez não sejam tão novos assim, afinal, são detalhes que a autora explorou mais e contou para os leitores. Eu pessoalmente amei, parecia uma versão estendida do que já tínhamos visto. E muito mais bem desenvolvida. O que me fez amar quase todos os contos. Os únicos que não me fisgaram tanto foram: GUIA DE CARSWELL PARA SER UMA PESSOA DE SORTE, que apesar de ser sobre um dos meus personagens favoritos, não tem nada muito substancial em si; e A PEQUENA ANDROIDE, que traz uma história nova, focada em uma espécie de releitura da Pequena Sereia. E não, a história não é ruim, ela só não se liga bem aos eventos que a narrativa vai construindo. Nesse livro partimos do primórdio, desde o passado da Cinder, ainda criança, até o futuro após o desfecho da série. Ainda assim, as referência a história da pequena sereia e a maneira como Meyer constrói isso dentro de seu universo são magnificas. Essa mulher nasceu para escrever recontos.

Sendo assim, obviamente meu conto favorito é ALGO VELHO, ALGO NOVO, que traz não só um arco que da continuidade a Winter, como mata nossa saudade do bondinho todo reunido. Que fofura. Certeza que seu coração vai terminar quentinho.

Fora ele, eu gostei bastante dos dois primeiros: A GUARDIÃ, que foca na participação da avó da Scarlet em meio a essa trama e a importância que ela teve para salvar a Cinder; e FALHAS, que mostra um pouco mais da infância da pequena android e de seus primeiros anos com sua nova família nada peculiar. Mas devo ressaltar que DEPOIS QUE O SOL PASSAR também me emocionou e trata justamente do passado da minha protagonista favorita: Cress.

O interessante dessa antologia é porque ela parece costurar todos os pequenos detalhes que a série deixa escapar, não só no quesito construção de relacionamento (como é notável e bastante substancial no conto da Winter com o Jacin: A PRINCESA E O GUARDA), como nos detalhes em si, que pareciam tão pequenos, mas que ganham uma conotação tão maior após essa leitura.

Em resumo, eu sou totalmente rendido por essa série e pela forma magnifica como a autora conduz cada detalhe nela.


Resenhas anteriores
Livro 1 - Cinder
Livro 2 - Scarlet
Livro 3 - Cress
Livro 3.5 - Fairest
Livro 4 - Winter


Resenha feita por Emerson Andrade (@umnerdleitor)

3 Comentários

  1. Olá!
    Estava esperando o final das resenhas da série para me decidir se leria ou não, curti tanto a sua empolgação que anotei aqui todos os livros e espero conseguir ler em breve.
    Abraços.




    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Luiza e Emerson.
    Eu li os quatro livros na época que lançou por aqui e devorei eles na verdade de tanto que amei. Mas não sabia desse livro e agora fiquei morrendo de vontade de ler. Até porque faz tempo que li e não vou me lembrar dos detalhes e vai ser tudo inédito hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. oLÁ...
    Se tem uma coisa que eu preciso criar vergonha nessa minha cara é ler essa série da Marissa Meyer, muitos leitores já me recomendaram, mas até hoje não tive oportunidade de ler.
    Ainda não sabia dessa antologia :)
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)