Resenha #661: Despertar - Octavia E. Butler (Morro Branco)

Título: Despertar
Título Original: Dawn
Autor: Octavia E. Butler
Série: Xenogenesis #1
Páginas: 352
Ano: 2018
Editora: Morro Branco
Sinopse: Há vida inteligente lá fora e é ela que salva a humanidade de si mesma.
Quando Lilith Iyapo desperta após 250 anos de animação suspensa, descobre que o planeta Terra e os seres humanos sobreviventes de uma guerra catastrófica estão sob a guarda dos Oankali, uma espécie alienígena com habilidades e tecnologias tão impressionantes quanto sua aparência é repulsiva.
Lilith foi escolhida para despertar e preparar outros seres humanos para finalmente retornarem ao planeta natal. A Terra está novamente habitável há pouco, porém em condições bem diferentes do que conheciam. Assim, os humanos precisarão desenvolver suas habilidades de sobrevivência, enquanto Lilith terá que superar as próprias suspeitas para liderá-los nessa nova etapa – além de decidir se vale a pena andar sobre a linha do que nos define como humanos.


Toda vez que lia a sinopse de Despertar, mais aumentava minha curiosidade sobre a história. Aproveitei o fato que me apaixonei pela escrita da Octavia em Kindred e segui logo com a minha leitura desse livro.

Uma guerra destruiu a Terra (novidade, ne mores) e os poucos humanos que sobreviveram foram salvos por uma raça alienígena chamada Oankali. Após 250 anos mantida em animação suspensa, Lilith é despertada pelos Oankali para liderar e preparar um grupo de humanos para voltarem à Terra. Claramente isso não será uma missão fácil.


Assim como Dana, em Kindred, Lilith também se vê jogada numa situação que não pediu, mas que é obrigada a se adaptar. Mesmo com a narração em terceira pessoa, com o foco em Lilith você consegue ver todas as suas contradições com o papel que lhe é forçado pelos seus "salvadores".

Os Oankali possuem habilidades e tecnologias bastante avançadas, que permite com que eles salvem espécies em extinção, mas não pense que isso é algo vindo de bom grado e de graça. Assim com Lilith, eu também tive muitos sentimentos contraditórios em relação a eles, já que as informações que são repassadas são apenas as que eles julgam serem necessárias naquele momento.

Os Oankali são sim uma raça bastante inteligente e evoluídas, mas também são bastante calculistas e um pouquinho mais de empatia em relação a Lilith e os humanos cairia bem. Sua estrutura social traz a discussão sobre identidade de gênero e relações familiares.

O choque de cultura dos humanos com os Oankali é bem grande. Esse livro foi escrito mais de 30 anos atrás, mas traz discussões bastante atuais sobre engenharia genética, aceitação, sentimento de pertencimento, sociedade, entre outros.

Assim como em Kindred, eu devorei esse livro graças a escrita maravilhosa da Octavia. Não perdi tempo e iniciei logo Ritos de Passagem. O lado bom é que o terceiro livro, Imago, já está em pré-venda e sairá no mês que vem. Ritos de Passagem também está sendo uma experiência única e pelo que li na sinopse de Imago, promete ser tão bom quanto os outros dois.

3 Comentários

  1. Oi Lu
    Acho que isso é ficção científica né? Não conhecia a sinopse desse, na verdade nem de Kindred KKKK Mas eu gostei do enredo, me pareceu uma vibe Wall-e. Achei legal! Talvez eu leia futuramente.
    Beijo
    Capítulo Treze

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bom?
    Assim como você, amei Kindred e só estou esperando comprar o terceiro livro para iniciar essa trilogia. É impressionante como uma obra escrita há mais de trinta anos ainda traga temas tão atuais né?
    Só de saber o quanto você gostou desse livro já fiquei mais curiosa. Ótima resenha!

    Beijos
    Polly
    http://www.entrelivrosepersonagens.com/

    ResponderExcluir
  3. Hey o/

    Eu tenho muita vontade de conhecer a escrita da Octavia. Algo no enredo meio que me lembrou do livro que eu to lendo agora: Fim da infância. Só que melhorado.

    Boas leituras,
    Karen Gabrieli | Apesar do Caos

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)