Resenha #630: O Impulso - Ashley Audrain (Paralela)

Título: O Impulso
Título Original: The Push
Autor: Ashley Audrain
Série: ---
Páginas: 328
Ano: 2021
Editora: Paralela
Sinopse: Blythe Connor está decidida a ser a mãe perfeita, calorosa e acolhedora que nunca teve. Porém, no começo exaustivo da maternidade, ela descobre que sua filha Violet não se comporta como a maioria das crianças. Ou ela estaria imaginando? Seu marido Fox está certo de que é tudo fruto do cansaço e que essa é apenas uma fase difícil.
Conforme seus medos são ignorados, Blythe começa a duvidar da própria sanidade. Mas quando nasce Sam, o segundo filho do casal, a experiência de Blythe é completamente diferente, e até Violet parece se dar bem com o irmãozinho. Bem no momento em que a vida parecia estar finalmente se ajustando, um grave acidente faz tudo sair dos trilhos, e Blythe é obrigada a confrontar a verdade.
Neste eletrizante romance de estreia, Ashley Audrain escreve com maestria sobre o que os laços de família escondem e os dilemas invisíveis da maternidade, nos convidando a refletir: até onde precisamos ir para questionar aquilo em que acreditamos?

*ARC recebida através do NetGalley em troca de uma opinião honesta*


O Impulso logo será lançado aqui no Brasil pela Paralela. O thriller que aborda o lado não tão bonito da maternidade é uma das apostas da editora para esse ano. Bem, para quem for esperando um Verity 2.0, melhor ir abaixando as expectativas.

Ao longo de 300 e tantas páginas, vamos acompanhar Blythe e seu relato como mulher e mãe, em paralelo com pedaços da história de sua própria mãe e avó. A narrativa aqui me lembrou muito a mesma de Precisamos Falar Sobre o Kevin. Esse foi um detalhe que atrapalhou um pouco a minha experiência, já que não me dou muito bem com capítulos de monólogos eternos. De fato rola fazer um comparativo entre esse livro e Kevin, visto que os dois são relatos de mães de sua relação com seus filhos. O lado positivo é o fato do tamanho dos capítulos serem pequenos. 


Assim como o livro da CoHo, O Impulso abordou a questão da romantização da maternidade e a expectativa da sociedade com a mulher sendo mãe. Esses detalhes a autora soube trabalhar muito bem na Blythe, bem como suas inseguranças e dúvidas como mulher e como mãe. Ver um pouco da vida da mãe e avó de Blythe ajuda muito a entender as motivações da personagem, principalmente no seu relacionamento com a filha (do capiroto) Violet e seu marido (lixoso) Fox.

Em relação ao suspense, achei que a autora soube criar uma boa atmosfera. A cada acontecimento envolvendo Violet, você consegue perceber a angústia de Blythe em acreditar ou não do que sua filha era capaz. O final já era algo que eu esperava, então não fez muita diferença para a minha opinião em relação à criança.

No fim das contas, apesar de ter esperado um Verity 2.0 e ter recebido um Precisamos Falar Sobre o Kevin 2021 edition, O Impulso foi uma boa leitura.


3 Comentários

  1. Amei a resenha. Acho que esse livro em tudo para ser agradável pra mim, amo um pouco de suspense com capítulos mais curtos.
    Vou ficar de olho nele
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    Morri de rir com o "capiroto" haha estou vendo muuuitas pessoas falando sobre esse livro, e a maioria fala mesmo sobre não ser o mais diferente do mundo, mas ainda uma boa experiência. Quero conferir ainda!

    Beijos, Fantasma Literário

    ResponderExcluir
  3. Se tem uma coisa que faz com que minha curiosidade fique aguçada é ver geral falando do mesmo livro.
    Todas as resenha que li foram falando bem da obra e acho que será uma boa experiência ler algo relacionado a maternidade.
    Adorei a resenha ^^
    Beijokas

    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)