Resenha #568: Os Amadores - Sara Shepard (Rocco Jovens Leitores)

Título: Os Amadores
Título Original: The Amateurs
Autor: Sara Shepard
Série: The Amateurs #1
Páginas: 320
Ano: 2020
Editora: Rocco Jovens Leitores
Sinopse: Há cinco anos, a estudante do ensino médio Helena Kelly desapareceu do quintal de sua casa, em Dexby, Connecticut. Ninguém nunca mais ouviu falar dela e sua família ficou sem respostas sobre quem sequestrou e matou Helena ou o porquê.
Quando Seneca Fraiser, de dezoito anos, vê uma postagem desesperada no site Caso Não Encerrado, ela sabe que é hora de mudar isso. Afinal, o desaparecimento de Helena é o motivo de ela ter ficado obcecada por casos não resolvidos e estar nesse site.
Determinada a desvendar esse mistério, ela resolve passar o recesso de primavera em Connecticut trabalhando nesse caso junto com Maddy Wright, sua principal conexão do site Caso Não Encerrado. Mas desde o momento em que ela sai do trem, tudo começa a dar errado. Maddy não é quem ela esperava que fosse, e Aerin, a irmã de Helena, parece não querer nenhuma ajuda. Além disso, Seneca tem um segredo que pode colocar em cheque toda a investigação.
Junto com outro usuário do site, Brett, eles vão descobrindo aos poucos os segredos que Helena mantinha até as semanas que antecederam seu desaparecimento. Mas o assassino está por perto... e está determinado a manter esse caso sem solução.


Minha única referência à Sara Shepard é a série Pretty Little Liars, uma das adaptações de seus livros. Os Amadores foi minha primeira leitura da autora e, apesar de algumas ressalvas, fui surpreendida por um suspense bem envolvente.

Logo no prólogo somos inseridos nas circunstâncias em que Helena Kelly desapareceu. Avance cinco anos e sua irmã, Aerin, posta um pedido de ajuda para investigar a morte da irmã em um site chamado Caso Não Encerrado. Em sua maior parte, os usuários desse site são pessoas comuns querendo desvendar casos.

De forma um tanto lenta, mas sem ser maçante, Sara vai te familiarizando tanto com a ambientação do lugar quanto aos personagens. Para quem pelo menos conhece Pretty Little Liars, outros que já leram suas outras histórias, vão perceber a velha semelhança sobre o local onde se passa a história ser uma cidade pequena/condado onde todo mundo tem um segredo a esconder.


Quanto aos personagens, por serem vários a dividir o holofote, eu senti que alguns tiveram mais destaques do que outros. Vemos como Aerin e Seneca ainda não conseguem seguir em frente, ainda tentando lidar com as fatalidades que ocorreram em sua vida. Maddy (apelido de Maddox) é um jovem com uma carreira promissora mas se vê envolvido em uma chantagem emocional. Fechando o grupo, temos Maddison (irmã de Maddox) e Brett, que pra mim não faria muita diferença se não estivessem na história.

Quanto ao suspense, confesso que Sara soube me envolver muito bem. A autora jogou com pistas e suspeitos e alibis que eu já estava chegando ao final do livro e não tinha a mínima ideia de quem realmente seria o culpado. Tudo bem que algumas situações foram um tanto fáceis demais para os jovens, mas isso não atrapalhou no mistério. Ainda mais com o fato de alguém não querer que eles descubram a verdade e está disposto a tudo para calar o grupo.

A escrita da Sara é bem envolvente e fluída. Com os capítulos não sendo tão longos, a leitura se torna bem rápida e ela tem um bom ritmo. À medida que vai se chegando na reta final, mais verdades aparecem. Porém, a grande reviravolta vem no último capítulo do livro. Isso sim foi algo que eu nunca nem desconfiei durante toda a leitura.

Os Amadores é o primeiro livro da trilogia de mesmo nome. Foi uma boa experiência, ainda mais pelo fato que eu não tive boas leituras nos últimos suspenses que li. Com um final bem instigante, a autora sabe prende sua atenção e vontade de ler a continuação.

12 Comentários

  1. Oi Lu, tudo bem?

    Eu gosto dos livros da Sarah, apesar de achar que ela perde muito tempo detalhando marcas de roupa e coisas que não agregam em nada na narrativa.

    Já tinha visto esse livro nas redes sociais na editora, mas até então não tinha lido nenhuma resenha dele. A premissa é bem interessante e segue bem o estilo de escrita da autora, pelo visto.

    Beijos e um ótimo final de semana;*
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  2. Oii, não conheço a escrita da autora, mas já assisti Pretty Little Liars e amei.
    Amadores tem um enredo muito interessante e pelo final ser surpreendente, já me chamou atenção. Livros desse gênero precisam ter um final muito bom ao meu ver.
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lu

    Minha única referência também é PLL. Essa autora me passa a impressão de SEMPRE escrever a mesma fómula. PLL, The Lying Game, essa série aí... tudo a mesma coisa. Daqui a pouco esse aí vira série também.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Luiza.
    Eu li PLL por causa da série e gostei bastante. Mesmo a história sendo voltada para um publico mais jovem e achando que a autora se estendeu sem necessidade, eu gostei. Não conhecia essa nova trilogia ainda, se der vou ler.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu,
    Eu adoro a série de PLL, mas os livros não funcionaram tanto.
    Aí eu tentei The Lying Game e também não levei para frente.
    Vamos ver se com esse livro eu desencanto! kkkkkk
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lu! Tudo bom?
    Eu acho que só aguentei assistir a primeira temporada de PLL e olha lá. Achava tudo muito chato e o suspense não me prendeu, ai nem procurei pelos livros da autora.
    Provavelmente tem um eco disso porque zero interesse nesse também, então deixa pra próxima UHUHASUHASUHASUH

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    A única coisa que eu sei dos livros de PLL é que eu larguei o primeiro aushaushaushusa. Mas já que eu ando querendo ler mais suspenses vou ficar de olho nessa série.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu,

    Nunca li nada da autora, mas tenho curiosidade com sua escrita.
    Apesar das ressalvas, tenho interesse.

    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  9. Oi
    nunca li nada dela, meu único contato também é com PLL, a sinopse tem um ar de PLL, mas que bom que curtiu a leitura , espero que consiga ler a continuação quando sair.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Amei a resenha. Estou ansiosa por essa leitura faz muito tempo, lembro até que saiu uns rumores que ia ter uma adaptação com a Shay Mitchell
    A Sara é mestre em envolver o leitor e só revelar as coisas no último segundo, nos fazendo ficar 'gente é isso mesmo?'
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu, desde que eu li a sinopse eu achei que seria uma leitura interessante. E adoro quando o final surpreende!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Quem diria que o flop poderia se transformar em algo que preste KKKKKKKKK
    Eu pessoalmente não me animo em nada que essa autora escreve pq eu olho pros livros e já relaciono a PLL, mesmo que seja uma vibe diferente. Talvez um dia, quando eu tiver de novo disposto a ir num thriller eu me arrisco, mas por hora, eu passo. Pelo menos não foi a prisão que tu achou que ia ser.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)