Resenha #493: A Cidade Das Máscaras - Genevieve Cogman (Morro Branco)

Título: A Cidade das Máscaras
Título Original: The Masked City
Autor: Genevieve Cogman
Série: The Invisible Library #2
Páginas: 400
Ano: 2017
Editora: Morro Branco
Sinopse: Irene está trabalhando como espiã em uma Londres Vitoriana, coletando importantes livros de ficção para a misteriosa Biblioteca, quando Kai é sequestrado.
A origem enigmática de seu assistente significa que ele tem aliados e inimigos igualmente poderosos, e seu sequestro só pode significar uma coisa: guerra entre as forças da ordem e do caos, capaz de destruir mundos inteiros.
Para manter a humanidade longe do fogo cruzado – e salvar Kai de uma morte certa –, Irene terá que fazer aliados duvidosos e viajar até as profundezas de uma Veneza repleta de magia negra e estranhas coincidências, onde é sempre Carnaval. Lá, ela precisará lutar, mentir e chantagear seres poderosos. Ou enfrentar consequências fatais.


ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou as resenhas anteriores, pode conter spoiler

A Cidade das Máscaras é o segundo livro da série A Biblioteca Invisível. Nesse volume, temos uma expansão do universo criado por Genevieve Cogman. Apesar de não ter caído completamente na maldição do segundo livro, tive algumas ressalvas com essa continuação.

Irene está se tornando uma das minhas protagonistas de fantasia favoritas. Se em A Biblioteca Invisível ela já se mostrou uma mulher determinada, inteligente e altruísta, nesse livro ela se consolida como uma pessoa bastante corajosa e leal aos seus amigos. Determinada a trazer Kai com segurança, ela arrisca a sofrer consequências d’A Biblioteca ao ir atrás de resgatar seu pupilo.

Pulamos do cenários de uma Londres apática e cinzenta para uma Veneza cheia de brilho e glamour. Assim como a outra cidade, esta Veneza também é influenciada pelo Caos, o que torna um terreno bastante perigoso para Kai, por conta de sua descendência. As descrições da cidade faz com que você estivesse ali, vivenciando e dando uns passeios (não muito legais) de gôndola.


Nessa continuação, temos um pouco mais informações sobre o equilíbrio entre Ordem e Caos, dragões e feéricos. Achei bem interessante a teoria que cada feérico é o protagonista de sua própria história, onde ele pode ter a visão de ser o mocinho (quando pode se passar bem longe disso) e todos ao seu redor - seja feérico ou humano - são seus coadjuvantes. Um aviso aos navegantes: os citados feéricos aqui são qualquer ser que possui magia (o que realmente é a definição de feérico).

A política aqui também foi melhor desenvolvida. No livro anterior, pouco foi explanado a relação entre dragões, feéricos, Ordem e Caos. Aqui, vemos como cada um é um certo equilíbrio em seu mundo, seja ele majoritariamente comandando pela Ordem e dragões ou tocado pelo Caos e feéricos, e como o sequestro de Kai pode afetar esse equilíbrio, podendo ter retaliações desastrosas.

Vale foi um personagem que tive sentimentos dúbios no primeiro livro. Aqui, apesar de seus pensamentos um tanto concedentes, ele é de grande ajuda a Irene no resgate de Kai. A bibliotecária tem um pouco de trabalho, mas acaba conquistando por completo o respeito do detetive particular. Os três formam um bom trio, com suas qualidades combinadas.

O livro todo se passa numa sequência de dois dias, com boa parte acompanhando Irene na busca por Kai. O ritmo é bem envolvente e você se vê não conseguindo parar de ler acompanhado do coração na mão pelas situações que Irene enfrenta. Porém, achei que a reta final se estendeu um pouco mais, e por isso perdeu meio gatinho.

O final do livro é de deixar um baita gancho para A Página Em Chamas e sobre o futuro de Irene e Kai n’A Biblioteca. Com certeza está sendo uma das melhores fantasias que conferi nos últimos anos.

Resenhas anteriores
Livro 1 - A Biblioteca Invisível (The Invisible Library)

6 Comentários

  1. Uau, eu amo livros de fantasias, e você dizendo que esses são os melhores que você leu nos últimos anos, faz com que seja impossível não querer conhecer essa história! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Olá! Gostei de conhecer esse livro, amei essa capa e a temática do livro me parece ótima, vou procurar para pegar emprestado.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lu! Tudo bom?
    Eu quero muito ler essa série, então dei uma puladinha básica na resenha pra evitar spoiler. Pelo que eu vejo de comentários, é o tipo de história que vai me agradar muito!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu! Quero muito conferir a série, você mencionar que é uma das melhores fantasias que está lendo, me anima muito. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lu
    Gosto muito das capas dos livros, mas sinceramente não me chamam nada atenção, achei meio sem graça, sei lá. Vamos ver se melhora.
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu, essa é uma das poucas séries do gênero que tenho vontade de conferir. Uma pena pelo final arrastado, mas parece uma boa leitura.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)