Resenha #379: Heartless - Marissa Meyer (Feiwel and Friends)

Título: Heartless (BR: Sem Coração)
Título Original: ---
Autor: Marissa Meyer
Série: ---
Páginas: 449 (BR: 416)
Ano: 2016 (BR: 2018)
Editora: Feiwel and Friends (BR: Rocco Jovens Leitores)
Sinopse*: Catherine era uma das garotas mais desejadas do País das Maravilhas e a favorita do ainda solteiro Rei de Copas, mas seus interesses eram outros. Por seu talento na cozinha, ela só queria abrir uma confeitaria em sociedade com sua melhor amiga e oferecer ao Reino de Copas os mais deliciosos doces e bolos.
Porém, de acordo com sua mãe, era uma ideia inaceitável para a jovem que poderia ser a próxima rainha. Em um baile real em que o rei pretende pedi-la em casamento, Cath conhece Jest, o belo e misterioso bobo da corte. Pela primeira vez, sente a força da pura atração. Mesmo correndo risco de ofender o rei e contrariar os pais, ela e Jest iniciam um relacionamento intenso e secreto.
Cath está determinada a escolher o próprio destino e se apaixonar nos seus próprios termos. Mas em uma terra repleta de magia, loucura e monstros, o destino tem outros planos...
A aclamada autora das Crônicas Lunares oferece uma visão do País das Maravilhas diferente de qualquer outra já vista e conta a história de uma garota que viria a ser um dia a famosa Rainha de Copas.



Heartless (lançado aqui no Brasil como Sem Coração) conta a história da Lady Catherine Pinkerton, que viria a ser conhecida futuramente como a Rainha de Copas (a própria do “Cortem as cabeças”).

Já havia lido algumas resenhas - algumas positivas, outras nem tanto - e eu não fui com muita expectativa na leitura. Não escondo de ninguém que amo a Marissa (#sdds Crônicas Lunares), mas infelizmente esse livro não funcionou comigo.

Até mais ou menos a metade do livro, a história estava arrastada e lenta. Mesmo com a escrita maravilhosa da Marissa, com todo seu floreio poético e o clima de País das Maravilhas, eu não conseguia ler mais que alguns poucos capítulos e fica entediada. Depois de um certo acontecimento, melhora um pouco, mas aí desanda tudo de uma vez.

Catherine não é uma protagonista muito interessante, assim como a maioria dos outros personagens. Por mais que ela queira seguir seus sonhos e em certos momentos luta por eles, achei ela um tanto apática em relação a como é tratada, não somente pelos pais quanto por outros personagens. Então, particularmente, eu não me convenci de que essa personagem submissa se torna Rainha de Copas. Achei a mudança de personalidade um tanto abrupta e pouco convincente.


O único que realmente me conquistou foi Jest, o bobo da corte. Com todo seu ar de mistério e magia, Jest te encanta desde sua primeira aparição e só vai aumentando após cada página. Ele é dono de uma alma maravilhosa e um coração grandioso. Assim como não duvido tanto que Cath o amava, Jest amava a futura Rainha de uma forma bem bonita.

Quanto aos personagens secundários, exceto Jest, não conseguiram ganhar meu apreço. Por mais que alguns se destaquem mais que outros, eu realmente não conseguia me importar com o destino de nenhum deles. Piorava depois de algumas atitudes que só me deixavam bufando de raiva.

O ponto positivo é todo o clima de País das Maravilhas. O livro é cheio de referências e personagens do Lewis Caroll, dando aquele ar nostálgico. Junto da história de amor de Cath e Jest, temos também o mistério do perigoso Jaguadarte.

A reta final tinha tudo para ser o ápice do livro, que onde finalmente Cath começa a se transformar no que seria futuramente a Rainha de Copas. Infelizmente, achei que faltou um pouco mais de desenvolvimento. Como eu falei, simplesmente toda sua mudança não me convenceu.

Heartless é a história da Rainha de Copas. Por mais que eu goste de livros que contem a origem de vilões, esse aqui não foi uma boa experiência. Mas, pelo menos, fiquei com uma edição bonita na estante.

9 Comentários

  1. Oi, Lu
    Eu comprei o livro na Bienal mas não curti também. Parei nos primeiros capítulos primeiro porque não gosto de nenhuma releitura de Alice, pra mim é um enredo batido já, e segundo porque não tem lá um final feliz e é meio arrastado mesmo. Acho que a Marissa tem livros melhores!

    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  2. que legal conhecer esse livro! eu amo a historia de alice no país das maravilhas, entao gosto mt dessas historias que tem a ver com esse universo

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Eu já ouvi falar sobre esse livro, e parece realmente maravilho como ahistoraé narrada ao decorrer do tempo.

    ❤️Eu estou seguindo o blog ❤️
    https://www.dosedeestrela.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu, tudo bem? Que pena que a história não foi muito boa! Eu não sou muito fã de ler sobre a origem dos vilões, mas tinha me interessado pelo livros depois de ler algumas resenhas positivas, porém agora já não sei se vou curtir tanto, porque quando os personagens não conseguem convencer fica difícil gostar da história! E a edição, bom, essa está lindíssima mesmo!
    Beijos, Adri
    Espiral de Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu! Eu gosto muito da outra série da autora e acho uma pena este livro não ter a mesma qualidade, que pena a leitura não ter sido satisfatória. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Oiii Lu

    Também achei que faltou demais nesse livro. Eu senti a leitura mega cansativa durante boa parte e a Cath era tão apática, ibnfluenciável, sei lá, esperava mais da futura Rainha de Copas sabe, faltou carisma e personalidade nela. Não foi uma leitura que me marcou

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Oie Lu =)

    Nunca li nada da autora, mas é realmente uma pena que esse livro não tenha funcionado tão bem com você. Eu como não curto muito Alice no País das Maravilhas já não tinha me interessado tanto pelo livro. Agora depois e ler a sua resenha, acho melhor deixar passar mesmo.

    Beijos;***
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.


    ResponderExcluir
  8. Oi Lu, eu que nem conheço a autora confesso que me surpreendi com a resenha, porque eu todo mundo ama Crônicas Lunares, mas, falta de desenvolvimento acontece nas melhores familias kkkkkkkk

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lu! Tudo bom?
    Eu apaixonei em Heartless, mas super entendo a coisa da lentidão da narrativa. Eu gostei da Cath logo de início então curti o arco regresso dela (porque né, a bichinha foi de potencial pra Cortem-lhe as cabeças UHASUHASUHASUHUHASUHAS) e Jest meu bb precioso <3
    Não é o melhor da Marissa, mas eu amo :v

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)