Resenha #315: Como Se Livrar De Um Escândalo - Tessa Dare (Gutenberg)

Título: Como Se Livrar de um Escândalo
Título Original: Do You Want to Start a Scandal
Autor: Tessa Dare
Série: Spindle Cove #5 / Castles Ever After #4
Páginas: 244
Ano: 2018
Editora: Gutenberg
Sinopse: Na noite do baile na Mansão Parkhurst, houve um encontro escandaloso na biblioteca.
Foi Lady Canby, com o empregado, no divã? Ou a senhorita Fairchild, com um amante, contra a parede? Talvez um criado tenha feito isso…
Tudo o que Charlotte Highwood sabe é que não foi ela. Mas os rumores apontam o contrário. A menos que descubra a verdadeira identidade dos amantes, a jovem será forçada a se casar com o marquês Piers Brandon, Lorde Granville – o cavalheiro mais frio, arrogante e lindo que ela já teve a infelicidade de conhecer.
Quando começam a investigação dos verdadeiros amantes envolvidos no escândalo, Piers revela esconder muitos segredos. Mas ainda assim ele guarda ferozmente a verdade sobre seu passado sombrio.
Parecia ser um mistério simples de resolver, mas logo perigos perturbadores surgem na vida de Piers e Charlotte.
A paixão é intensa. O perigo é real. Charlotte arriscará tudo para provar sua inocência nesse caso escandaloso ou irá se entregar a um homem que jurou nunca amar?


Se você não leu os livros e/ou resenhas anteriores, não se preocupe
Essa resenha é livre de spoilers

Depois de Uma Semana Para Se Perder, Como Se Livrar de um Escândalo era o meu livro mais aguardado. Esse livro é o que faz o crossover das séries Spindle Cove e Castles Ever After. Apesar de ser uma história independente, seria bom ler as duas séries para conhecer melhor os protagonistas aqui: Charlotte Highwood e Piers Brandon.

Charlotte é uma personagem que vem sendo apresentada desde o começo da série Spindle Cove. Nos últimos livros, principalmente no conto A Bela e o Ferreiro, ela teve um pouco mais de destaque, mas é aqui que ela brilha.

Apesar de ser uma moça jovem, Charlotte é bem madura e tem a cabeça no lugar. (Também, com a mãe que tem) A temporada que ocorreu seu debute foi um desastre, rendendo fofocas, mas ainda assim Charlotte enfrenta tudo de cabeça erguida. Além disso, ela é bem divertida, alegre, leal e de uma perspicácia incrível. O conjunto de tudo isso chama a atenção de Piers.

Piers apareceu primeiramente em Diga Sim ao Marquês. Ele era o noivo prometido de Clio, que passou anos e anos longe dela. Desde sua aparição nesse livro, eu já queria uma história dele, nem que fosse um conto. Então imagina a minha surpresa quando soube que existia real oficial esse livro.

Lord Granville é um cara que, por conta da sua linha de serviço, se mostra sempre frio, calculista e atento a tudo e todos no ambiente. Lá fundo do fundo, ele tem seus traumas e receios, porém é um homem que sabe ser gentil e carinhoso, com muito amor para dar e receber.

Foi bem legal e engraçada acompanhar o desenvolvimento do relacionamento entre Piers e Charlotte. É o típico caso do opostos se atraem e se complementam. Enquanto Piers é só razão e lógica, Charlotte é o sentimento e emoção. De início, ele fica assustado com essa vastidão de sentimentos que Charlotte despertou nele. Aos poucos ela vai quebrando essa grande barreira de gelo que Piers construiu em si.


Um detalhe que gostei muito foi no quesito atração sexual. Achei bem interessante alguns detalhes sobre relação homem-mulher que Piers pensava que Charlotte não entendia o conceito, por conta da sua idade e por ser uma dama, e ela vinha com “inocente, mas não ignorante”. Creio que foi a primeira vez que vi algo do tipo nos romances de época. Em sua grande parte, as mulheres são “apresentadas” a alguns prazeres pelos mocinhos. Sim, Charlotte é virgem e mal foi beijada em sua vida, porém ela é inteligente para saber o conceito de sexo e consciente sobre conhecer seu próprio corpo.

Já é marca registrada da Tessa os diálogos inteligentes e situações engraçadas entre os casais, e aqui não é diferente. Como falei no começo, Charlotte é bem perceptiva e observadora. Isso combinado com sua determinação em encontrar o casal da biblioteca gera algumas situações inusitadas.

Assim como Charlotte, a sra. Highwood também é figurinha marcada na série. Nos outros livros temos alguns vislumbres da relação dela com as filhas, mas nesse livro temos um pouco mais de destaque na relação mãe e filha. Apesar dos pesares, Mama Highwood ama as filhas e só quer o melhor para elas; Charlotte sabe disso. Quando a mãe revela o real motivo para ser do jeito que é, a minha visão da matriarca mudou um pouco. Só sei que a melhor cena de toda a série é a Mama Highwood explicando sobre os “deveres matrimoniais” para Charlotte. Só sei que nunca mais irei ver uma berinjela e um pêssego da mesma forma. (Se bem que o pêssego já estava estragado pra mim mesmo…)

Outros personagens de ambas as séries fazem participações, como Rafe (irmão de Piers), Diana, Aaron, Minerva e, claramente que ele não poderia faltar, Colin maravilhoso ♥

Um detalhe que esqueci de comentar é que os vestidos das modelos das capas brasileiras sempre remetem ao vestido que a mocinha em algum momento da história irá usar. Por exemplo, nesse livro, o vestido da modelo bate com a descrição do vestido que Charlotte está usando quando conhece Piers. E outro detalhe é que, nas capas originais, as características físicas dos casais correspondem às características físicas do casal do livro.

Como Se Livrar de um Escândalo é um livro que fecha duas séries maravilhosas, divertidas e que deixará muita saudade.

Resenhas anteriores
Série Spindle Cove
Livro 1 - Uma Noite Para Se Entregar (A Night to Surrender)
Livro 1.5 - Once Upon a Winter's Eve
Livro 2- Uma Semana Para Se Perder (A Week to be Wicked)
Livro 3 - A Dama da Meia-Noite (A Lady by Midnight)
Livro 3.5 - A Bela e o Ferreiro (Beauty and the Blacksmith)
Livro 4 - Uma Duquesa Qualquer (Any Duchess Will Do)
Livro 4.5 - Lord Dashwood Missed Out

Série Castles Ever After
Livro 1 - Romance com o Duque (Romacing the Duke)
Livro 2 - Diga Sim ao Marquês (Say Yes to the Marquess)
Livro 3 - A Noiva do Capitão (Whe the Scot Ties the Knot)

11 Comentários

  1. Oi Lu. Quando eu li a trilogia Castles Ever After achei que terminaria nos três livros e só depois descobri que teria um livro cruzando essa trilogia com a série Spindle Cove que eu ainda não comecei a ler, mas já estou com o primeiro livro para iniciar o quanto antes, porque Tessa Dare arrasou nos livros de Castles Ever After.
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu,
    aaah mds finalmente alguém desses livros que eu conheço, e é logo meu bebezinho Piers que eu amei em Diga sim ao Marquês. To me sentindo tão especial por não estar toda perdida sobre livros de romances de época, hahahahha.
    Conforme eu fui lendo a resenha percebi que já tinha lido outra antes, e o lance da berinjela só serviu pra confirmar isso, e gente eu morro tentando imaginar o que pode ter rolado nessa cena porque a Tessa é muito engraçada mesmo (do pouco que li).
    Até me deu uma vontadezinha de começar essa série, sério.

    Att.,
    Eduarda Henker
    Queria Estar Lendo

    ResponderExcluir
  3. Amei sua resenha, Lu. Nunca li uma série de livros, mas acho que esses são excelentes para minha primeira experiência. Já anotei a dica!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lu

    Adoro esses crossovers entre séries. Eu deixei acumular muito livro da Tessa, agora tem uma penca!
    Hahaha
    Gostei da mocinha ser mais prafrentex, muda um pouco esse padrão virginal.
    Tenho o primeiro da CEA e vou tentar ler em breve.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu, td bem?
    Adoro histórias com "os opostos se atraem"
    Já anotei aqui!
    beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lu!

    Li apenas o primeiro volume mas tenho muita curiosidade com o restante da série. Adorei saber mais sobre como é construída a relação do casal e a forma como são opostos e por isso acabam se completando. O fato de ela ser inocente mas não ao extremo também foi uma ideia muito boa da ideia, algo bem diferente da maioria dos romances de época.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oiii Lu

    Amoo essa personalidade da Charlotte, inocente mas nada tola e é realista e bacana a autora trazê-la como alguém consciente, e não uma bobinha que não sabe de nada. Vou tentar conhecer as duas séries, porque realmente parece que a leitura de ambas as séries vai permitir que o leitor se profunde mais nos protagonistas. Dica anotada.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu, estou na metade da leitura e amando! Charlotte é super carismática e confesso que ri da criança no começo do livro hehehehhehe a cena da biblioteca é hilária!! Eu nem preciso terminar que já sei que vou amar mais esse da Tessa!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu.
    Menina nos tivemos praticamente os mesmos sentimentos sobre esta leitura! Esse casal me conquistou de cara e me diverti muito com eles. Isso é algo que gosto muito na escrita da Tessa. Amei esse livro e fiquei com gostinho de quero mais.
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus, pensei em pêssego e chega senti nojo AHSUAHSAUSHASUASH As mães sempre são melhores porque elas só estragam as coisas e não explicam nada. Eu não senti muita coisa ao ler sobre o Piers, porque ele mal aparece, mas fiquei feliz que ele teve sua história. Charlotte é a probrezinha da saúde? Irmã da Minerva? Eu meio que me perdi porque eu só li dois da série até agora e um eu abandonei. Faz tempo que não leio romance de época, deu vontade de começar por esse!
    Beijo
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  11. Não sabia que "Como se livrar de um escândalo" fechava as duas séries, peguei ele numa dessas promoções da loja Kindle e vou tratar de ler os livros da trilogia Castles Ever After antes de ir para ele. Adorei a resenha, 2018 foi meu ano com a Tessa, dei muita risada com ela e me apaixonei também, tudo indica que 2019 vai continuar sendo um ano bom para me apaixonar pelos seus personagens.

    Jaci
    Uma Pandora e Sua Caixa

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)