Filme #49: Sierra Burgess É Uma Loser


Título Original: Sierra Burgess is a Loser
Sinopse: Sierra (Shannon Purser) é uma adolescente inteligente, mas que não se encaixa exatamente nos padrões de beleza impostos no ensino médio. Quando um incidente de confusão de identidade resulta em um romance inexperado em sua vida, ela se vê precisando se juntar a garota mais popular da escola para poder ficar com o menino que gosta.
Elenco: Shannon Purser, Kristine Froseth, RJ Cyler, Noah Centineo, Loretta Devine, Lea Thompson, Alan Ruck, Chrissy Metz, entre outros
Duração: 105min
Roteiro: Lindsey Beer
Produção: Thad Luckinbill
Direção: Ian Samuels


E mais uma vez sobra pra mim o papel da hater dos filmes amorzinhos que a Netflix lança. Gente, eu juro que não faço por mal, mas é a minha visão da vida. No caso, do filme.

Sierra Burgess É Uma Loser estreou na última sexta na Netflix. É um filme que traz algumas mensagens interessantes e outras nem tanto. Até agora ainda não decidi se gostei ou não.


Para começo de conversa, eu achei o início beeeem arrastado. Tipo, eu pensei que estava quase na metade do filme e quando fui conferir, só haviam passado trinta minutos. Juro para vocês que eu quase desisti aí mesmo. Mas então a coisa começou a melhorar.

O ponto alto do filme é a amizade que nasceu entre Verônica (Kristine Froseth) e Sierra (Shannon Purser). Ok que nasceu por motivos questionáveis, mas foi o que salvou o filme. O que era pra ser só um acordo se tornou uma amizade real oficial. Além dessa amizade, havia a amizade entre Sierra e Dan (RJ Cyler), porém eu achei que não acrescentou tanto na história. Como o David (Território Geek Nerd) comentou comigo, o cara só servia de alívio cômico no filme.

Outro ponto que salvou o filme foram as conversas entre Sierra e Jamey (Noah Centineo), tanto por mensagem quando pelo telefone. A interação entre os personagens ocorreu em sua grande parte através desse meio e ambos tinham bastante química. O que já não posso dizer tanto quando eles estavam cara-a-cara… eu sentia que faltava algo ali.


O filme passa uma mensagem bem bacana sobre aceitação e o lance do padrão da sociedade, mas também como pressão familiar. Os pais da Sierra são o tipo de pais que sempre apoiam o filho em tudo e são bem compreensivos. Para Sierra, isso não é tão bom assim, já que é muita pressão: o pai é um escritor famoso e a mãe é tipo uma palestrante de autoajuda (particularmente eu não entendi no que ela trabalhava).

Apesar da mensagem sobre aceitação, o filme tem alguns pontos que poderiam ter sido melhor explorado. O principal deles é a família da Verônica. Pelo pouco que aparece em cena, sabemos que é uma família problemática e essa disfunção acaba por influenciar e muito na vida dela. Falando em família, apesar dos pais, eu senti que faltava uma comunicação direta e série entre Sierra e os seus.

Outro defeito do filme foi o final corrido e com uma resolução muito fácil para todos os problemas. Em uma era onde exposição de terceiros na internet gera muita problemática, o modo como foi resolvido foi muito desserviço, sem nenhuma consequência séria ou represálias. Foi fofinho? Foi, que era pra combinar com o clima do filme, mas eu acho que poderia ter sido melhor trabalhado.

O próximo parágrafo pode conter spoiler! Se ainda não assistiu, sugiro que pule.

Gente, se passar por outra pessoa é crime, mesmo que você queira conquistar o crush. O mínimo que você poderia ter feito era pedir desculpas; e não, uma música onde você fala que não se encaixa no "padrão da sociedade" não conta como desculpa, como se pode ver na letra (clique aqui para ver a tradução). A música é bonitinha? Sim, mas no meu ver a letra está mais pra justificativa de como ela agiu do que um pedido real oficial de desculpa.

No fim das contas, Sierra Burgess É Uma Loser foi um filme médio, mas que poderia ter sido melhor se tivesse trabalhado de forma correta alguns detalhes.



Considerações finais
- Plot twist: Verônica e Sierra terminam juntas. Não vou mentir que estava torcendo pra isso.

18 Comentários

  1. Oii Lu.
    Tenho que admitir que olhando pro nome do filme e a capa não faz meu estilo de narrativa. Eu gosto da mensagem, mas ultimamente tenho achado que todas são voltadas ao clichê do gênero. Pelo filme apresentar tantas falhas na construção das cenas minha animação cai um pouco mais.
    Amei sua resenha. Deu para entender tudo que posso esperar do livro.
    Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  2. esse filme é uma graça! assisti no final de semana e adorei, mt legal vc indicar por aqui

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Olá Luiza,

    Essa é a segunda resenha que eu leio hoje desse filme, quero muito assistir apesar das sua ressalvas.....bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lu

    Você viu lá que eu curti, né? Como eu disse, faltou sim uma punição para a Sierra mesmo, meu ponto negativo é só esse.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu, sua haterzinha kkkkkkkkkkkkkkkkk

    mas é assim que funciona, sem graça se td mundo tivesse a msm opinião
    eu gostei mas tb achei que algumas coisas precisavam ser melhor desenvolvidas!

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu,

    Ainda não vi o filme, mas vi algumas criticas sobre ele, apesar de que tem mais elogios por ai.
    Estou querendo assistir hoje, espero que eu goste.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lu!
    Quero muito assistir.
    Adoro os filmes amorzinhos da Netlix.
    Genteeeeee, Sociedade Literária me deixou flutuando de amor. E achei fofo demais Para Todos Os Garotos Que Já Amei.
    Pena que para você foi meio morno, meio nem para lá, nem para cá.
    Adorei que Siera e Veronica terminam juntas, hahaha.
    Sororidade rules <3

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  8. Eu vi essa novidade no início da semana e fiquei com vontade de ver, confesso que agr dei uma desanimada kkkkkkk mas certos pontos tratados no enredo me atraem, então vou assistir.

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu! Eu me diverti assistindo o filme e fiquei contente por a Veronica não ser a megera que eu esperava que ela fosse ser (tinha certeza que ia roubar o crush da outra) e também entendo sua posição sobre o desfecho, realmente o que a protagonista fez deveria ter sido alvo de algum tipo de punição. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Oi Lu.
    Ainda não assisti e te confesso que depois de ler sua resenha me deu uma desanimada, já que os pontos que te chatearam com toda certeza vão me chatear também.
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu, tudo bem?
    Sei lá, esse filme não me desceu. Acho que a Netflix tá forçando meio demais a imagem do Noah. :(
    E, pra ser sincera, peguei um rancinho com a personagem Barb e acho que transferi pra atriz HAHAHA!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  12. Oi, Lu
    Eu gostei muito do filme mas também achei ele arrastado haha eu achei Para todos os garotos que já amei muito ágil, só que esse não é bem assim. Eu sou romântica então se um boy me enviasse uma música que ele fez eu cairia na hora, acho que é por cada tipo de pessoa.
    Beijo!
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Lu, como vc sabe eu gostei bastante, a amiga da Veronica com a Sierra é a melhor coisa do filme <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  14. Oi, Lu! Tudo bom?
    Perdi completamente a vontade de ver esse filme depois de tudo que a Bibs falou. Ai vi outros comentários negativos, a sua resenha, enfim. Se a vontade já tava no zero, agora tá negativa.
    EU TE ODEIO, NETFLIX, POR DESPERDIÇAR UM ELENCO MARAVILHOSO DESSES!
    Pelo menos a amizade feminina deu pra salvar; ponto positivo pro barco não afundar completamente D:
    Pode vir, Dumplin', mostrar como se faz um filme com protagonista gorda pra passar mensagens positivas <3

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Lu!
    Tbm concordo contigo que deviam ter trabalhado melhor o que a Sierra fez com a Veronica! Mas adorei a amizade entre elas e gostei muito do filme!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Lu!
    KKKKKKKKKKKKK Eu to rindo demais dessa consideracao final. Concordo e assino embaixo.
    Eu achei o fim uma bosta. Eu queria q tivesse tido uma reconciliacao delas, nao uma cena de beijo entre eles. Foi uma bostinha ela ficar com o boy, teve nada a ver.
    O elenco tao bom, e uma ideia tao legal, desperdiçados, infezlimente.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. O que você falou é exatamente o que pensei. O filme em si é bonitinho sim, clichê com certeza, mas fora a amizade da Sierra e Veronica, o resto me pareceu arrastado e "obrigado", sabe? Tipo ok ela fingiu ser outra pessoa, mas serio que o carinha fica chateado e ouve a música sem graça e aí puft beija ela? Sério que ficou tudo bem assim rápido? Achei meio forçado, mas se não analisar assim logicamente, é um filme fofo hahaha

    Beijos
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  18. Olá, Luiza.
    Vim ver sua opinião porque o povo está dividido nesse filme. Eu vou assistir ainda para tirar minhas conclusões, mas li suas considerações finais e acho que já não vou gostar da forma como terminou. Ainda mais se a amizade delas foi o ponto alto do filme como pelo menos nesse ponto todos concordam hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)