Resenha #256: Herdeira do Fogo - Sarah J. Maas (Galera Record)

Título: Herdeira do Fogo
Título Original: Heir of Fire
Autor: Sarah J. Maas
Série: Throne of Glass #3
Páginas: 518
Ano: 2015
Editora: Galera Record
Sinopse: Celaena ressurge das cinzas ainda mais forte e letal. E parte em uma jornada em busca de uma obscura verdade: uma informação sobre sua herança e seus antepassados que pode mudar sua vida e o futuro de dois reinos para sempre. Enquanto isso, forças sinistras começam a despontar no horizonte e têm planos malignos para dominar o seu mundo. Agora, depende de Celaena encontrar coragem para enfrentar tais perigos, além de seus próprios demônios, e fazer a escolha mais difícil da sua vida.


ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou resenhas anteriores, pode conter spoiler

“[...] as chamas douradas, vermelhas e azuis totalmente dela, daquela herdeira do fogo.”

Herdeira do Fogo é o terceiro livro da série Trono de Vidro. Antes que eu começasse a ler, a amiga que me indicou a história disse que esse era o divisor de águas; o que divide crianças em adultos; aquele que você decide se vai continuar a história ou não. Pra mim, ele foi o livro que me fez querer continuar a história.

Como já diz o aviso ali no começo da resenha, realmente aqui vai ter muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuitos spoilers de tudo. Então, se você ainda pretende ler e quer ficar puro de spoilers, pode pular a resenha sem medo de ser feliz, belezoca? Mas se você pretende continuar a ler esta resenha, perdoe o tamanho gigante dela, mas é muitos feelings que eu tenho que externalizar.

No final de Coroa da Meia-Noite, tivemos a graaaaaaaaaande revelação que Celaena Sardothien é a princesa dita morta Aelin Ashryver Galathynius. (E eu que pensei eu que tenho mais nome do que gente) Pra mim não foi tanta surpresa assim porque 1- já peguei 9857435490 spoilers da história e 2- eu já suspeitava disso desde Trono de Vidro porque né...  Se é pra fingir surpresa, então vamos lá “NOOOOOOOOOOSSAAAAAAAAA EU ESTOU PERPLECTA”.

Sobre a última frase de Coroa da Meia-Noite
(Finge estar chocada)
Enfim… Em Herdeira do Fogo, vemos Celaena quebrada por dentro devido a mortes e decepções que aconteceram no livro passado, acrescentando mais o fato de que ela tem de abraçar sua verdadeira identidade para poder conseguir as maiores informações possíveis sobre as chaves de Wyrd.

Sei que estou na metade da série, mas até agora esse foi, de longe, o meu livro favorito por diversos motivos. Primeiro, finalmente, FINAL-FUCKING-MENTE, a Sarah mostrou realmente o que quer contar de sua história. Como eu digo pros migos que também leem essa série, os dois primeiros livros poderiam ter sido fácil fácil convertidos em um só, por apresentarem vários nadas até quase o final de Coroa da Meia-Noite.

Segundo, logo nas primeiras frases do livro você já percebe uma diferença desse para os anteriores. Logo no começo já se vê um clima e ambientação diferente, o que me motivou mais ainda a devorar o livro. Por último mas não menos importante, foram as revelações sobre o passado de Celaena/Aelin e a apresentação de novos personagens que eu já sei que vai dar muito o que falar. Fora que também é perceptível o amadurecimento da escrita da Sarah, deixando a leitura mais rica.

Quando terminei de ler, entendi o porquê de tantas pessoas abandonaram o livro. A partir de Herdeira de Fogo, vemos Celaena se transformar em Aelin e isso não deve ter agradado muita gente. Afinal, você passa dois livros com uma personagem e de repente ela muda pra outra pessoa? Olha, eu sou já vacinada nessa mudança de nomes/personalidade desde que li Ubirajara (José de Alencar), que a cada página o índio mudava de nome, então ficar nessa de Celaena-Aelin foi muito easy pra mim.

Na minha concepção, Celaena não deixou de ser Celaena para se tornar Aelin; ela já era a rainha perdida de Terassen, só que bem guardada no fundo do seu ser. Também pudera né? Se acontecesse comigo tudo que aconteceu com ela, eu mesma iria querer me tornar outra pessoa e tentar esquecer tudo. Mas infelizmente querer is not power e Celaena-agora-Aelin tem que abraçar sua verdadeira identidade.

Outro ponto que deve ter desagradado a galera é que 90% do livro é focado nessa mudança da personagem. Ela passa por uma espécie de treinamento Jedi com Rowan, um feérico super hiper mega ultra power antigo e poderoso e um dos novos personagens apresentados (eu já vou chegar nele) e creio que esse tipo de plot desagrade muita gente. Eu gosto porque assim vamos acompanhando o crescimento do personagem, fora que a autora consegue desenvolver melhor essa mudança no personagem durante essa jornada. 


Herdeira do Fogo cumpriu bem o papel de livro transitório. Assim como ocorreu em Corte de Névoa e Fúria pra mim, aqui é onde vamos ser apresentado realmente à história que vem sendo apresentada desde o primeiro livro. Como falei ali em cima, temos algumas revelações do passado de Celaena-agora-Aelin, além de outros fatos sobre as chaves de Wyrd e os planos do Rei de Adarlan (que é um cara até agora sem nome, mas super vilão e eu acho isso super tendência).

Nesse livro também somos apresentados a novos personagens que ainda irão dar muito o que falar nos próximos livros, como Rowan e Manon. Meus migos todos estavam bem interessados no que eu iria pensar sobre o príncipe feérico e até que tive uma opinião positiva sobre o cara até agora, apesar de uma certa cena entre ele e Celaena-agora-Aelin na reta final do livro que me deixou muito ????? porque não condiz com a personalidade do personagem que nos foi apresentada. Sobre a bruxa Bico Negro Manon, bem… não vou mentir que as suas participações eram meio entediantes, mas deu pra perceber que a personagem promete tocar o pânico futuramente.

Do outro lado, temos os personagens que já acompanhamos. Gostei muito de ver um crescimento no Dorian. Isso já estava acontecendo desde o livro passado quando ele faz umas descobertas sobre si mesmo e nesse livro vemos o quanto isso o mudou. Temos também o odiado por muitos Chaol, mas que é meu filho e irei proteger. Eu gosto muito do personagem por conta do seu senso de lealdade, apesar de colocar em pessoas erradas e nesse livro ele percebe essa burrada.

Infelizmente, eu não pude deixar de encontrar algumas similaridades desse livro com algumas características da série Corte de Espinhos e Rosas. O modo como a autora pinta certo personagem, alguns acontecimentos e relacionamentos… pelo visto não é só o Riordan que tem uma receita pronta.

Eu estava disposta a dar 4 gatinhos e meio para esse livro, porém uma sequência de acontecimentos nos capítulos finais, principalmente toda a treta em Adarlan, me fez dar 5 gatinhos e ainda favoritar o livro. Só sei que terminei Herdeira do Fogo no pique para começar e devorar Rainha das Sombras.

“Era a herdeira das cinzas e do fogo, e não se curvaria para ninguém.”

Resenhas anteriores
Livro 1 - Trono de Vidro (Throne of Glass)
Livro 1.5 - A Lâmina da Assasina (The Assasin's Blade)
Livro 2 - Coroa da Meia-Noite (Crown of Midnight)

13 Comentários

  1. Amei sua resenha Lu, sempre completa e informativa, ainda não li os outros filmes, mas tenho certeza que é uma história que vale a pena!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Ai, eu adoro esta série e me pergunto pq não dei continuidade na leitura, eu tenho até o 4 livro e o conto, parei na metade do segundo, vou retomar logo a leitura. Li alguns spoilers na sua resenha e fiquei mais curiosa pela trama.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Lu, parei de ler sua resenha logo no início para não pegar spoilers.. Ainda não sei se lerei essa série, então achei melhor prevenir.
    Mas, olha, vou te contar que eu nunca tive interesse em ler essa série. A premissa não chamava minha atenção e eu não gosto dessas capas (sim, ainda sou daquelas que julga o livro pela capa de vez em quando, rs).
    Porém, estou lendo atualmente Corte e estou gostando bastante da escrita da autora. Ainda não posso dizer que estou gostando da leitura porque estou no início, mas me decepcionando também não está.. Então, se eu gostar da trilogia, tem grandes chances de eu ler essa série, haha.
    Beijos

    Versos e Notas

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lu!
    Como você avisou dos spoilers, li só o primeiro parágrafo e o último, que não entregam a história, mas o que você acha dela.
    E acho que não tem como não fazer pelo menos meio parecido, né?
    Preciso ler o último de Corte, que eu amo! Rhys, casa comigo?
    Com certeza vou ler Trono de Vidro, mas deixa eu terminar Corte antes.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu,

    Não li sua resenha toda, pois fiquei com medo dos spoilers.
    Li o primeiro livro e adorei a história, só não peguei o restante ainda porque quero ler tudo de uma vez rsrs.
    Adoro a escrita da Sarah.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu sei, eu preciso ler essa série agora.. kkk.. to atrasada :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie Lu =)

    Tenho bastante curiosidade em ler os livros dessa série, mas ai lembro de como ela é uma série longa e bate aquela preguicinha rs...

    Falam super bem dos livros da Sarah e espero um dia conhecer a escrita da autora. Mas entre essa e a série Corte de Espinhos e Rosas, acho que vou começar pela Corte ^^

    Beijos ;**
    Ane Reis | Blog My Dear Library 

    ResponderExcluir
  8. Oi!! Apesar de ter ficado curiosa de ler a resenha, me segurei rsrs. Não sei se lerei a série, pois não é meu gênero favorito. No entanto, prevenir é melhor. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  9. Oie Lu!
    Como você citou lá em cima que podem conter spoilers, não vou ler para não saber demais, pois, ainda não li essa série (e estou doida pra ler!)

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  10. hahahahahahahaha Lu, morta com a referência ao José de Alencar hahahahahahaha que bom que apesar de tudo vc curtiu a leitura Lu, eu ainda não entrei para o clã de fãs da Sarah, mas um dia será inevitável rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Essa série não me cativou muito o interesse mas ainda bem que você gostou =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  12. Luuuuuu,
    Minha mãe comprou o primeiro livro dessa série para ler. Já quero também!
    As pessoas elogiam taaaaaaaaanto. Preciso conhecer.
    Beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Achei esse livro o mais chato até agora, quase desisti. Fiquei feliz em ver a Aelin renascendo mas achei o plot da Manon chato DEMAIS com muita encheção de linguiça que podia ser resumido em um capítulo. Muito bla bla bla tbm em Forte da Fenda que não agregou tanto pra história. Eu amo o Chaol mas ele foi bem tedioso nesse livro. E Dorian e Sorscha foi rápido demais, o príncipe é descrito como mulherengo, pega todas, mas se apaixona facinho e não pega ninguém além da C. (e agora S.) desde os primeiros capítulos do primeiro livro. Amo essa série de livros mas me incomoda um pouco o quanto a autora descreve os personagens e no fim não "respeita" a personalidade que criou pra eles, essa falta de "lealdade" da autora em relação a identidade do personagem me irrita um pouco. Agora bora ler Rainha das Sombras, espero q seja melhor...

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)