Resenha #210: Fairest - Marissa Meyer (Feiwel and Friends)

Título: Fairest (BR: Levana)
Título Original: ---
Autor: Marissa Meyer
Série: The Lunar Chronicles #3.5 (BR: The Lunar Chronicles #4.5)
Páginas: 272 (BR: 256)
Ano: 2015 (BR: 2017)
Editora: Feiwel and Friends (BR: Rocco Jovens Leitores)
Sinopse*: Quem é a verdadeira mulher por trás da fascinante vilã que perpassa as histórias de Cinder, Scarlet, Cress e Winter? Neste spin-off da série de contos de fadas futuristas Crônicas Lunares, a autora Marissa Meyer revela o passado e as motivações de Levana, a cruel rainha que sonha em governar o povo de Luna.
Filha mais nova ofuscada pelo brilho e charme da verdadeira herdeira do trono, sua irmã Channary, Levana teve o rosto desfigurado por queimaduras na infância e aprendeu a se camuflar, manipulando todos a sua volta com uma beleza fictícia. Assim, conquistou à força o amor de Evret Hayle, por quem sempre foi apaixonada, tornando-se madrasta de Winter quando ele perdeu a esposa no parto da filha. E seu próximo passo é tomar o trono definitivamente.


ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou resenhas anteriores, pode conter spoiler

Ela era a rainha mais bonita que Luna conheceu.**

Em Fairest conhecemos o passado da rainha Levana Blackburn, soberana de Luna. Se o objetivo da Marissa foi nos fazer sentir pena da personagem, ela falhou miseravelmente.

Eu já vi famílias disfuncionais, mas está uma pra bater a linhagem Blackburn. Os pais de Levana não davam muita atenção às filhas e Channary (sua irmã) era o capiroto encarnado e super mimado. Tendo esse povo como família, poderíamos pensar que Levana iria querer ser uma pessoa diferente, certo? Bom, nunca se esteve tão errado nessa vida. Levana poderia sim ter sido uma pessoa diferente se aprendesse com os erros, principalmente da sua irmã. Mas como já dizia a música do Rei Leão: é um ciclo sem fim. (Só God sabe o quanto que me segurei pra não escrever o resto da música)

Ela era tão estúpida. Uma menina tão estúpida e estúpida.
Por sempre pensar que ela poderia ser admirada. Por sempre pensar que ela poderia ser linda, adorada ou notada. Por sempre pensar que ela poderia ser qualquer coisa.**

No começo da história, é visível o quanto Levana é afetada pelo ambiente que vive, principalmente pela convivência torturante com a irmã. Levana é uma menina sozinha, sem amigos e sempre ofuscada por Channary. Vemos que realmente Levana não nasceu uma pessoa ruim mesmo de coração, mas suas inseguranças e escolhas a tornaram essa pessoa fria e calculista. Em certos momentos, rolava uma peninha da mulher, mas aí ela vinha e estragava tudo que realmente não dava pra defender.


Dois personagens foram bastante influentes na vida de Levana: sua irmã Channary e o amor da sua vida Evret Hayle. Como já falei, Channary era o diabo encarnado, sempre procurando uma forma de torturar a irmã. Levana odiava o modo como era tratada pela irmã e sua falta de interesse para governar, sendo esse os principais motivos para Levana querer se tornar rainha de Luna.

Evret Hayle era a única pessoa no palácio que demonstrava alguma compaixão por Levana, mas até esse sentimento a pessoa conseguiu deturpar. A crush que Levana tinha pelo guarda beirava mesmo à loucura, pois ela sempre acreditou que o cara a amava secretamente. Nem preciso dizer que Levana fez de tudo para que eles ficassem juntos.

O amor é uma conquista. O amor é uma guerra.
Aqui está o que eu penso do amor.**

Ao longo do livro, vamos acompanhando os caminhos que levaram Levana até o trono, num espaço de tempo de dez anos (mais ou menos). O que ela usou de manipulação e glamour não está escrito no livro da vida. Certas decisões ela tomava com tanta frieza e naturalidade, que era como se ela estivesse escolhendo uma roupa para usar no dia. Para ela, essas decisões eram sempre justificáveis, principalmente por ela achar que era para o bem da população de Luna.

Ninguém adoraria esse país como Levana. Ninguém.
Ela merecia ser a rainha.**

Fairest comenta por alto alguns acontecimentos que envolvem os personagens já apresentados em CinderScarlet e Cress. Vi algumas reviews falando que não tem muita diferença ler esse livro antes de começar Cinder. Mas, como falei, ele comenta algumas coisas já ditas nos outros livros, então pode ser considerado spoiler. Fora que perde a graça de ir descobrindo os babados juntos com os personagens já familiarizados as histórias apresentadas. Por esse motivo, não concordo na sinopse da Rocco dizer que é um spin-off; essa história está mais pra um prequel, visto que tudo aqui acontece antes de Cinder. Aqui também somos melhor apresentados ao casal que estrela o livro seguinte, Winter e Jacin.

Fairest foi uma boa adição à série. Seria fácil dizer que Levana se tornou a pessoa que é por conta de seu passado e tals, o que Rousseau explica em “o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe”, mas não. A cada decisão que Levana fazia, ela mesma se corrompia e tinha plena consciência disso. Em uma era onde vilões estão tendo sua redenção em várias histórias, foi bom conhecer a história de uma que passa longe disso.


Resenhas anteriores
Livro 1 - Cinder
Livro 2 - Scarlet
Livro 3 - Cress

* Sinopse retirada da edição da Rocco Jovens Leitores
** Traduções feitas por mim

17 Comentários

  1. Não conhecia esse livro, mas não me chamou tanto a atenção assim. :(

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. Oiii Lu

    Viciante essas Cronicas Lunares né? Parei em Cree mas já tenho Winter e Fairst por aqui, tentarei ler Fairest ainda esse mês. Lembro que fiquei super com o pé atrás com essa parte porque li resenhas negativas várias vezes dizendo que Levana era nada interessante aí eu meio que fui deixando Fairest de lado, atrasando a leitura. A sua resenha me deu mais animo pra começar logo esse.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu!!
    Eu ainda não li essa série, mas acho que depois de acompanhar todas as resenhas publicadas por você aqui no BdB, eu também achei que isso não parece uma spin-off. Infelizmente, de todos os livro da série este eu não vou ler, vou abrir mão desta história...

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lu!
    Você vai ter que me perdoar, mas li a resenha beeeeeeem por cima, porque ainda nem comecei As Crônicas Lunares.
    Shame on me, né?
    Eu sei que preciso e sei que é maravilhoso.
    <3

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  5. Oi,, Lu. Achei Levana uma rainha maravilhosa porque ela consegue colocar medo por onde passa, então o posto de vilão perfeito na minha mente vai pra ela. Não sabia que existia essa obra, eu ainda estou em Cress, então falta um pouquinho mais para esse, mas do jeito que tenho preguiça, provavelmente nem lerei.
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com/

    ResponderExcluir
  6. Hei-de ver se começo essa série, tenho muita curiosidade =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu!

    Menina eu juro que esse ano ainda eu leio Scarlet, até mês de dezembro em nome de jesus hahaha, eu não acredito que estou enrolando eu devo ter algum problema sério! Mas me alegra sabe que série e boa e tem te agradado, Eu quero muito ler o livro da Levana e espera acha interessante como você. Eu pulei a resenha por que não quero pegar spoiler.

    Beijinhos

    Resenha Atual

    ResponderExcluir
  8. Olá, ainda não conhecia esse livro, gostei muito da sua resenha. A personagem parece ser mesmo do mal, sem chance (e sem vontade) de recuperação ou mudança.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ixi... ia começar a ler a resenha mas fiquei com medo do spoiler hehe, mas ja anotei aqui para procurar os outros.
    Bjs flooor

    http://cariocadointerior.com.br/index.php/2017/10/02/look-rock-in-rio-2017/

    ResponderExcluir
  10. Morta que esse livro existe em português! hahah
    Ouvi muito falar dele no booktube da vida, só que sempre tive preguiça de me informar muito sobre o que se trata.
    Amei a resenha!

    Saleta de Leitura
    meu canal: AnaCarolina

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lu!

    Essa série parece ser muito boa! E gosto muito quando os autores escrevem mais uma obra pra abordar o passado de algum personagem. Faz com que a gente realmente os conheça mais a fundo!

    Beijos,
    Isa
    Viciadas em Livros
    Participe do Amigo Secreto Literário do Viciadas em Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi Lu! Eu achei que ficaria com pena dela, pois ser atirada no fogo foi uma coisa terrível, mas a mulher era má e doida e no final tive certeza que não tinha mesmo salvação. Já estou com saudades desta série maravilinda. Bjos!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Lu, tudo bom?
    MENINA QUE INVEJA BOA DE VOCÊ LENDO ESSE LIVRO, PRECISO TANTOOOOOOOO!
    Gostei muito de saber que a história não humaniza as atrocidades da Levana; eu quero de vilões que não têm uma 'justificativa' - é comum ter histórias do tipo 'ai ele é mau porque sofreu', mas acho preguiçoso em alguns casos. Eu amo quando a vilã até sofre, mas tá sedenta mesmo por poder, total chaotic evil. Não tá nem ai pra nada, vai se corrompendo sozinha.
    Adorei sua resenha e fiquei ainda mais ~morrendo~ pra ler.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, Lu

    Então, falar que não quero ler fica meio repetitivo, né? Ahhahahaha
    Entretanto, como sou chegada num vilão, simpatizo com a personagem, mas não ao ponto de conceder meu tempo a ela! Hahahah

    Beijocas
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Lu

    Então, falar que não quero ler fica meio repetitivo, né? Ahhahahaha
    Entretanto, como sou chegada num vilão, simpatizo com a personagem, mas não ao ponto de conceder meu tempo a ela! Hahahah

    Beijocas
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  16. Oi! Que pena ela não escolher um caminho diferente. Realmente seguiu o exemplo de quem odiava. Acredito que não leria esse. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  17. Wow não conhecia os livros! Não sou muito fã de fantasia, mas confesso que gostei lendo a sua resenha!

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)