Resenha #63: A Escola do Terror - Diana Pinto (Chiado)

Título: A Escola do Terror
Título Original: ---
Autor: Diana Pinto
Série: Viagens da Ficção #1
Páginas: 206
Ano: 2015
Editora: Chiado
Sinopse: Uma escola. Vários alunos. Uma turma. A Angelina acaba de chegar à escola sem saber o que a espera. Rapidamente descobre que está no meio de colegas estranhos. Vários assassinatos ocorrem no estabelecimento escolar sem motivo aparente. Os colegas são tudo menos boas pessoas. O mundo escolar pede estudo e empenho, mas nesta turma existe tudo menos isso. Apostas entre alunos, mudanças e escolhas. Quem fala que os adolescentes são bons está certamente enganado.
Será que a Angelina saberá escolher bem as companhias?


Nunca pensei que usaria Glorinha para classificar um livro e eis que chegou o dia. Eu realmente não consigo opinar sobre A Escola do Terror. Primeiro, porque larguei o livro na metade - durante a resenha explico - e segundo é porque realmente ele não se encaixou em nenhuma das classificações.

Um dos principais fatos que me incomodou foi a frieza da narração. Não sei se o povo de Portugal é acostumado com esse tipo de escrita, mas isso me incomodou muito. Parecia que um robô estava narrando a história. Fora que os acontecimentos eram largados e sem nenhum nexo.

Outro fato que me incomodou foram a quantidade de coisas absurdas durante o livro. Na sinopse, já diz subentendido que aqueles não são adolescentes normais, mas eles levam bem a sério a frase “eu quero matar *insira o nome da pessoa*". Com 40 páginas de história, já haviam morrido QUATRO professores por motivos que eu fiquei REALLY?????. Até onde eu havia lido, haviam morrido mais uns 2 professores que eu pensei seriamente como andava como o corpo docente daquela escola.

Havia também alguns planos de assassinato, desafios, sequestros que além de serem bem mirabolantes e muito difícil de acreditar que iriam acontecer, eu realmente fiquei me questionando sobre como a autora pode pensar nisso tudo.

A sinopse nos leva a pensar que a história vai ser ao redor de Angelina, mas muito nos engana. Essa menina desaparece por boa parte da história e vai aparecer de novo lá pela metade do livro com um plot que eu fiquei boquiaberta e foi a gota d’água pra mim.

Por conta de todos esses motivos e mais alguns é que eu realmente não consigo opinar (mais do que já opinei) sobre a história. Eu tive de me forçar a parar de ler porque, apesar disso tudo, você fica naquela de saber onde vai parar, só para se deparar com algo que não é possível que realmente aconteceu.

Agradeço à Editora Chiado por ter me enviado o livro, mas, infelizmente não foi uma boa leitura.


23 Comentários

  1. Oie,
    que pena que você não gostou da leitura.
    Confesso que o livro também não faz meu estilo, então não lerei no momento.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Sério? Parece ser um livro tão instigante pela capa e sinopse! Mas entendo, eu também odeio livros que ficam com narrativas superficiais, sem nexo, eu geralmente não largo, mas leio quase me arrastando até o final! Adorei ter dado sua opinião de forma profissional!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nur, Lu! Sério?! Eu nunca tinha visto esse livro por aí e já pela capa não me agradaria muito porque sou a enjoada das capas. Achei a sinopse um pouco fraca, mas já sugere estranhezas ahahah. O título da série também. Eu não sei se leria. Mas é uma pena que você precisou abandonar o livro sendo que só tem poucas páginas. Mas quando uma leitura não desce pela goela nem adianta tentar forçar.
    Beijin...
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Luiza.
    A capa e a sinopse já deixam claro que o negócio é bem louco. haha Por esse conjunto, eu já não leria. Os demais elementos que você enumerou fazem com que eu desista de ler definitivamente.
    Boa e sincera resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de junho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu, infelizmente as vezes isso acontece né, a Sinopse é meio estranha, ela é diferente, mas não instiga ao mesmo tempo, tb não sou capaz de opinar hehe
    Parabéns pela resenha sincera!

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lu.
    Nossa até eu fiquei meio confusa com a história, já aconteceu isso comigo em algumas leituras.
    Depois da sua resenha confesso que não adicionaria esse livro a minha leitura.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  7. Kkkk, eu já ia comentar que a capa tinha me deixado curiosa e tal quando comecei a ler sua resenha e pensei, opa, pera aí, tem caroço nesse angú! Hiuahiua. Que pena, tinha tudo para ser um bom livro e se realmente fosse, eu leria sem pensar duas vezes...

    Olá, boa tarde!!

    Vim avisar que chegou hoje o exemplar de 1+1 A Matemática do Amor, o livro é lindo e eu estou louca para iniciar a leitura, mais tarde irei postar uma foto no Instagram e marco a editora.

    Obrigada pelo envio e carinho de sempre!!

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Luiza.
    Lembro quando você mostrou o livro e eu tinha ficado muito interessada por causa da sinopse. Mas depois dessa sua resenha já perdi a vontade de ler hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Eu fiquei triste ao ler essa resenha. É muito normal nos Estados Unidos essas mortes ocorrerem. E as mortes dos professores serem feitas por "alunos". É isso que está subentendido na primeira "época" de aulas, antes das primeiras férias.
    Fico triste por não ter conseguido chegar ao fim do livro porque, para quem leu até ao final, existe explicação para essas perguntas iniciais que você faz na resenha, como exemplo essa frase que você escreve no final: "...você fica naquela de saber onde vai parar, só para se deparar com algo que não é possível que realmente aconteceu.".
    Será que aconteceu mesmo?! Só conseguiria entender isso se chegasse a meio da leitura do livro. Queria saber até que página você chegou, para puder entender até onde parou.
    Obrigada pela resenha feita ao livro :)

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  10. Já basta a Katniss robozinha em Jogos Vorazes kkk eu ia reclamar começando pela capa pobre, mas pelo jeito a história é pior ainda, que pena :( acho que o autor esqueceu de manter os pés no chão na hora de escrever.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu! Eu criei várias expectativas para esse livro, até comentei aqui mesmo que iria aguardar ansiosa por sua resenha. Que pena.
    Beijinhos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Uma pena não ter sido bom, pela capa parecia um bom livro :(
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  13. Oi Lu!! Que coisa louca!!! É tipo GOT que morrer todo mundo? Deus me live de ensinar nessa escola! rsrsrsrsrrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  14. To beje! No chão... nem sei o que dizer!!!!! Lamento pelo livro, mas ele entra mal em meu mapa afetivo...

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  15. HAHAHAHA Adorei o meme usado para resumir sua resenha, e adorei principalmente a sinceridade com que você está trabalhando.
    É muito importante que os blogueiros não tenham suas opiniões "compradas" e realmente digam o que achou, pois os leitores estão aqui para receber um direcionamento de qual livro ler.

    Foi uma pena não ter gostado... desejo boas novas leituras!!!

    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Lu, tudo bem?
    Gostei muito da sua sinceridade na resenha. Eu não curti a capa, e a sinopse me pareceu meio confusa, só por isso eu já passaria. Mas, lendo sua resenha é que tive a certeza que o livro não é pra mim. Muito chato quando isto ocorre. se um livro não me cativar nos primeiros três capítulos, já sei que vai dar ruim kkkk
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  17. Santa sinceridade! Hahahahaha
    É assim que tem que ser mesmo, Lu. Não gostou, pare. E fale pra gente, claro! Hahaha
    Depois de tanta morte o corpo docente ficou igual ao de Malhação!
    E eu não curti essa capa também não, hein!

    Beijos
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Lu, sua linda, tudo bem?
    Eu sou fã de tramas policias e suspense, quando li a sinopse pensei que seria muito bom. Mas que pena, pelo o que disse realmente, alguns trechos do livro estão sem coerência. Confesso que fiquei desanimada. Mas gostei muito da sua sinceridade, sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oii Lu, menina fiquei passada com a resenha hahaha estava pensando em solicitar esse livro com a editora devido a sinopse ter me chamado a atenção, mas já estou repensando nisso e vou solicitar outro no lugar desse, sorte que li sua resenha e me deu uma noção do que se trata o livro e já sei que não vou gostar.
    -Beijos, Carol!
    https://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Luiza, eu li esse livro até ao fim e gostei dele. Todas as perguntas retóricas que você faz são respondidas a meio do livro (não querendo dar spoiler).
    O Português de Portugal já é considerada uma língua agressiva. A frieza é muito normal. Vai notar isso se ler muitos livros de autores portugueses, mesmo que sejam de gênero romance.
    Você acha que são os alunos que estão provocando todas essas mortes de professores?! É melhor nem responder a essa pergunta porque talvez vá se surpreender. Também vai existir muita coisa com os alunos.
    Quanto à Angelina, ela é uma personagem sofredora. Ela me faz lembrar a Bella Swan de Crepúsculo sem a parte vampiresca. Essa conversa entre os alunos de que vão matar "X" e "Y" é tudo uma mentira.
    Mas é pena ter descartado o livro ao ler apenas umas páginas. Eu acho ele bom. Tem ficção misturado com realidade. A realidade dos jovens hoje em dia, sem saberem o que fazer da vida.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oi Lu, tudo bem?
    Acho que você fez certo. Se uma leitura não está indo, a gente precisa abandonar e não ficar se prendendo. Mas confesso que depois do comentário da menina acima, fiquei curiosa :3
    Eu não gosto do Português de Portugal. Acho estranho. E li um livro de romance. E tudo é meio estranho, não é como a gente fala sabe? Tudo meio assim, simples, de um jeito íntimo. Não é bem diferente.
    Mas os portugueses também devem nos achar esquisitos hhahahah
    Beijooos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Eu andava procurando resenhas desse livro e encontrei essa do seu blog. Eu fiquei chocada lendo isso! Sério que não gostou?! Quer dizer... você não leu até ao final então não sei se acabaria por gostar ou não.
    Eu li esse livro e no início realmente me pareceu um absurdo mas eu continuei para puder falar realmente se gostei dele ou não. O livro até dá vontade de continuar a leitura, tal como você mesma falou, então continuei mesmo assim. E só digo... o livro é incrível! A autora acaba fazendo uma revelação no final que ninguém espera. Não é nenhum aluno fazendo aquilo, as personagens são todas mentirosas e o verdadeiro assassino só se revela no final. Eu fiquei de boca aberta lendo o final desse livro. Eu falei tanto mal no início que quando cheguei no final até pedi desculpas para o livro hahaha!
    Sem querer te levar a ler o livro de novo mas você não está curiosa para saber se será realmente o absurdo que acha que será? Você tem uma opinião minha agora, de uma pessoa que leu o livro até ao fim. O início soa um absurdo sim mas os personagens mentem sempre até se descobrir quem é realmente o assassino. Sem contar que após a morte do primeiro aluno, um dos alunos que falava que tinha mandado matar um professor, o mistério aí começa a ser revelado e os leitores começam a entender que afinal os alunos mentem. Pelo que leio da resenha acho que você ainda não chegou à morte do primeiro aluno.
    Se você não quiser voltar a ler, é uma escolha sua. Mas se quiser reler acho que não se vai arrepender.

    Beijos.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)