Resenha #719: Devoradores de Estrelas - Andy Weir (Suma)

Título: Devoradores de Estrelas
Título Original: Project Hail Mary
Autor: Andy Weir
Série: ---
Páginas: 424
Ano: 2021
Editora: Suma
Sinopse: Ryland Grace é o único sobrevivente de uma desesperada missão de emergência – se ele falhar, toda a humanidade e o planeta Terra serão destruídos. Mas no momento ele não sabe disso. Ryland não se lembra nem do próprio nome, muito menos de sua missão ou de como cumpri-la. Tudo o que ele sabe é que dormiu por muito, muito tempo. E que despertou a milhões de quilômetros de casa, com apenas dois cadáveres como companhia.
Com os colegas de tripulação mortos e as memórias confusas retornando aos poucos, Ryland vai perceber a tarefa impossível que tem nas mãos. Viajando pelo espaço em sua pequena nave, cabe a ele descobrir a resposta para um enorme mistério científico – e derrotar a ameaça de extinção da nossa espécie.
O tempo está acabando, e o humano mais próximo está a anos-luz de distância, então Ryland terá que fazer tudo isso sozinho. Ou será que não?


A sinopse de Devoradores de Estrelas realmente resume bem a história. Ryland Grace acorda sem memória em uma espaçonave há vários anos-luz da Terra e descobre que é a última chance de sobrevivência do planeta. Agora ele tem que correr contra o tempo para realizar sua missão e torcer para que dê tudo certo.

Primeiro, não sei bem porque estão vendendo como thriller, já que o livro é pura e simplesmente ficção científica do início ao fim. Durante a leitura, tive a mesma sensação de quando li Dormir em um Mar de Estrelas: uma grande aventura espacial com bastante reviravoltas e apreensão.


A narração é feita por Ryland e o autor acertou em cheio. O sobrevivente é bastante sarcástico em algumas de suas colocações, fora seus comentários sobre a sua situação atual; isso combinado faz com que a leitura tenha um tom divertido em certos momentos.

A história se altera entre passado e presente, intercalando durante os capítulos. O presente é a situação atual de Ryland na Hail Mary e tendo de descobrir como que vai salvar a Terra se nem lembrava do seu nome direito. O passado, vemos como ele acabou nessa missão importante e tudo que aconteceu até chegar naquele ponto.

Ryland divide o foco entre outros dois personagens bastante importantes para o curso da missão. Um deles é Eva Stratt, responsável pela organização e tudo que é de importante na missão. Ela é uma mulher bastante calculista, inteligente e dura na queda. O outro personagem foi uma grata surpresa e eu adorei muito as interações entre ele e Ryland, mas sem mais detalhes pois spoiler.

O pano de fundo científico da história é bem construído e bastante embasado em biologia, química, física, entre outras ciências. Como fã de ficção científica, eu fiquei admirada e bem satisfeita com a criatividade do autor. Tudo é muito bem explicado nos mínimos detalhes científicos, o que para algumas pessoas pode ser um pouco frustrante ou tedioso. Particularmente, eu só abstrai mesmo os conceitos bem mais específicos e segui o fluxo.

Devoradores de Estrelas não é um sci-fi de ação, mas ele te pega pela constante apreensão por Ryland e sua missão. Por conta da sua personalidade e sua determinação de salvar a Terra, você se apega ao personagem e isso faz com que a leitura te prenda. Eu vi algumas resenhas reclamando do final, mas eu já suspeitava que finalizaria daquela forma e não me decepcionei. 

4 Comentários

  1. Oi, Lu! Tudo bom?
    Eu fiquei MUITO interessada nesse livro depois de conhecer a narrativa do autor em Forward. O conto dele me ganhou demais, então esse tá na wishlist pro futuro!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lu.
    Não é meu gênero favorito e saber que não é um Thriller me da uma desanimada, mesmo assim gostei da sua resenha.
    Beijos

    https://tecontopoesia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu,
    Não sei se esse livro é pra mim não, essa pegada de ficção científica não chama minha atenção.
    Acho que vou deixar a dica de hoje passar...
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu! Eu tenho vontade de ler algo do autor desde que saiu Perdido em Marte, dizem que a escrita dele é fácil de entender apesar dos temas complexos. Devoradores já está na lista. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)