Resenha #44: Guerra Civil - Stuart Moore (Novo Século)

Título: Guerra Civil
Título Original: Civil War
Autor: Stuart Moore
Série: ---
Páginas: 398
Ano: 2014
Editora: Novo Século
Sinopse: A épica história que provoca a separação do Universo Marvel! Homem de Ferro e Capitão América: dois membros essenciais para os Vingadores, a maior equipe de super-heróis do mundo.
Quando uma trágica batalha deixa um buraco na cidade de Stamford, matando centenas de pessoas, o governo americano exige que todos os super-heróis revelem sua identidade e registrem seus poderes. Para Tony Stark o Homem de Ferro é um passo lamentável, porém necessário, o que o leva a apoiar a lei. Para o Capitão América, é uma intolerável agressão à liberdade cívica. Assim começa a Guerra Civil.


Com certeza, um dos filmes mais aguardados do ano é Capitão América: Guerra Civil, que estreia dia 28. Eu sou Team Cap até a alma por motivos de 1- o motivo pelos quais o Capitão América luta (nos quadrinhos) fazem muito sentido e 2- ODEIO Homem de Ferro/Tony Stark #prontofalei

A partir dos zilhões de trailers que a Marvel anda lançando, podemos ver que o motivo principal da brigaria toda, resumido, é que Capitão América decidiu apoiar o Bucky e ficar contra o Homem de Ferro. Bom, galera…Sinto lhes informar que esse não é o real motivo que ocorre Guerra Civil. Curiosa, eu decidi ler o livro adaptado dos quadrinhos e agora lhes revelo a verdade por trás de tudo isso.


Brincadeiras à parte, eu sim li a adaptação dos quadrinhos. Percebam que eu disse ADAPTAÇÃO. Eu não li as HQs de Guerra Civil, mas, pelo que meus amigos que já leram me disseram, ficou relativamente fiel. Então, se você leu as HQs e o livro e fica reclamando, migx, a essa altura da vida, você deveria entender o que significa algo ser adaptado.
Em Stamford, Connecticut, ocorre uma batalha entre herois e vilões, que resulta em buraco gigante no meio da cidade e matando milhões de pessoas. Esse foi o estopim para que o governo norte-americano, junto com a SHIELD, colocasse em prática a Lei de Registro de Super-humanos. Essa lei consiste que todo e qualquer super-humano - seja ele heroi, vilão, mutante - abram mão da identidade secreta, registrem seus poderes e trabalhem para o governo.

Oitocentos e cinquenta e nove moradores de Stamford, Connecticut, morreram naquele dia. Mas Robbie Baldwin, o jovem herói chamado Speedball, não chegou a saber disso. O corpo de Robbie ferveu até evaporar, e enquanto a energia cinética dentro dele explodia pela última vez no vazio, seu último pensamento foi:
Pelo menos não terei que ficar velho.

Capitão América acha que essa lei infringe a liberdade dos cidadãos. Já Homem de Ferro acha que essa lei vai evitar futuros cenários iguais ao de Stamford e se voluntaria como tributo para supervisionar todo o projeto. No meio de tudo isso, está Homem-Aranha com sua lealdade dividida entre o seu heroi de infância e o homem que lhe ajudou.

O Registro é a lei, lembrou-se Tony. Com o tempo, todos vão entrar na linha.

Os Vingadores, ainda abalados pela morte de Thor, se veem divididos pelos dois pilares da equipe. O inevitável acontece e a Guerra Civil estoura entre os super-humanos. Mas, afinal, qual o lado que está certo?

- Você está me pedindo para prender pessoas que arriscam suas vidas por este páis sete dias por semana?
- Não, Capitão. Estou pedindo para obedecer a vontade do povo americano.

OK! Antes que vocês me matem, sobre a morte do Thor. Gente, isso não é spoiler. Nos quadrinhos, o Ragnarok acontece antes da Guerra Civil e Thor morre. Triste, eu sei, mas a vida segue. Nos cinemas, Ragnarok vai ser lançado depois. Então, fiquem relax! Ainda vamos ver o lindão do Thor nas telonas. Infelizmente, não em Civil War.

Durante boa parte da leitura, eu senti aquela tensão no ar. Todos achavam que seu lado estava certo. Amigos se tornaram inimigos. Inimigos se tornaram amigos por conta da mesma causa.

Hoje eu violei a lei. Ajudei um grupo de criminosos procurados pela justiça a fugir. Acontece que esses criminosos são alguns dos nossos amigos mais próximos, que só caíram nas garras dessa justiça por causa do desejo de ajudar pessoas inocentes. Mas isso não parece importar.

Os capítulos são relativamente curtos e, com isso, a leitura flui bem rápido. As cenas de lutas - que foram na medida certa - foram bem descritas e te fazem sentir dentro da batalha.

Agora, o que não estava preparada era pra quantidade de herois que apareceram nesse livro. Gente, tinha povo ali que nunca havia ouvido falar. É muita gente. E olha que falaram que o filme vai ser o que vai mais aparecer heroi de todo o MCU. A quantidade dos que vão aparecer nos filmes não seja nem perto da quantidade que aparece no livro.

Quando o livro foi lançado, eu vi muita gente reclamando que não gostaram da personalidade do Tony Stark do livro. Pois é, povo… O Tony Stark dos quadrinhos é completamente diferente do dos filmes. O Tony Stark das HQs é daquele jeito galera: arrogante, mulherengo, pensa somente em si boa parte do tempo. O Tony Stark dos filmes foi moldado completamente ao redor do Robert Downey Jr e achei até um erro isso. A personalidade do Homem de Ferro nos quadrinhos dava pra ser bem explorada, mas enfim…

Esse foi meu primeiro contato com adaptações dos quadrinhos para livros e gostei muito. Como falei, não leio HQs e acho que esse novo molde é uma boa pra quem quer saber das histórias por trás dos seus herois favoritos. Fui dar uma pesquisada sobre mais livros nesse estilo e vi que lançaram um da Viúva Negra essa linda, mas, infelizmente, ainda não foi lançado por aqui.

Então, se você realmente quer saber de todo o babado que rolou para dar início a Guerra Civil, super indico a leitura. Se você não quer saber, indico do mesmo jeito porque o livro nos mostra os dois lados de uma guerra de herois contra herois.


25 Comentários

  1. Nunca tive interesse em ler as adaptações de hq, só os filmes mesmo que assisto. Mas mesmo assim me desinteressei ainda mais por estar diferente a personalidade do Tony no livro, prefiro mil vezes a do filme <3

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não li ainda o livro, deve ser muito bom. Mas estou louca para assistir o filme também. Adoro histórias de super-heróis :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Preciso muito ler, sério! Infelizmente, sou #TeamIron, sorry :( Hahaha

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  4. Li a Guerra Civil em HQ e adorei também. Essa coleção em formato de livro é super show, mas confesso que não li nenhuma ainda... agora que você falou do livro da Viuva Negra fiquei com vontade, pois não sei nada sobre ela, e pelo que me falaram é uma personagem muito interessante.
    Estou louco para ver o filme! (ah, sou #Teamironman) kkkk
    Abraços!
    Alexandre do blog Do Que Eu Leio
    @doqueeuleio

    ResponderExcluir
  5. Olá, Luiza.
    Como um bom nerd, estou louco para conferir essa adaptação dos quadrinhos. A premissa do Guerra Civil é muito boa e parece que vai me agradar demais. Porém, diferente da maioria, sou Homem de Ferro até a alma, desde sempre. haha Ele não presta, mas é meu amigo. :P

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  6. Olá Luiza, tudo bem?

    Esse livro está na minha lista de desejados, quero muito ele e estou super curioso, ainda mais depois da sua resenha....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi
    eu nunca li HQs, mas quero muito ler os livros que adaptação as histórias dos Hq's, e esse eu quero ler, deve ser muito envolvente, apesar de não ser tão ligada á esse mundo, gosto bastante de coisas que envolvem super heróis, gostei da resenha e os quotes me deixaram curiosa.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. #TeamCap haha
    Eu acho que o capitão esta lutando pelos motivos certos , enquanto o Iron so esta lutando pelo lado que o favorece. Nao li ainda porem estou doida para ler antes do filme.
    Agora uma coisa que me atingiu um soco no estomago . COMASSIM O THOR MORRE ?
    #Choremos
    Amei a dica
    Beijo
    Blog- estacaonoventae7.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Lu, sua resenha está 10, mas não é o meu estilo de leitura, porém gostei de saber um pouco mais sobre o assunto. Talvez eu veja o filme, mas não sei quando vai acontecer tb hehe

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  10. Aí Luiza seu post só fez aumentar minha ansiedade, faz isso não moça rs.
    Agora vem cá e me conta qual o segredo pra ler tanto hen?!
    Ótima resenha.
    Beijo

    www.tecontopoesia.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu! Eu também sou Team Cap e não gosto do Stark. Eu vou ler o livro antes do filme, mas sei que existem muitas diferenças. Eu adoro o universo Marvel, com certeza irei amar e ficar de coração partido por cada vez que o Cap não se sair bem.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Eu amo essa historia, e com certeza eu vou ver o filme, vai ser muito bom isso com certeza.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Aaaaaaaaa
    Sou mais team Cap do que nunca!!!
    Obrigada pelo post, amei!
    Mega ansiosa pelo filme

    Me chama de Bella

    ResponderExcluir
  14. Olá! Nunca fui muito fã de histórias de super heróis, mas sempre assisto aos filmes, amooo o Homem de Ferro, mas o do filme né kkkk
    Parabéns pelo post!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá!!!! Eu acho que não vou ter tempo de ler o livro antes do filme, já me conformei com isso hahaha Adorei sua resenha <3

    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Não li o livro e como estou com muitos para ler e pouco tempo, vou esperar o filme. Adorei a resenha.
    Beijos

    Luciana
    www.baudasresenhas.com.br

    ResponderExcluir
  17. "ODEIO Homem de Ferro" kkkkkk Eu assisto os filmes mas não sou tão fã assim, então superficialmente eu sou team Homem de Ferro, pq inteligencia é uma qualidade muito apreciada por mim e ele é um gênio, sem falar que suas tiradas são super divertidas. Acho que talvez eu leria tb adaptação de quadrinhos para livro. Que bom que vc gostou!
    Abç,
    Boo Nina
    www.rascunhocomcafe.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Luiza,
    Eu sou Team Capitão América siiiiiim e com orgulho.
    Mas achei ele tão apagado nesse livro, o Homem de Ferro aparece mais que ele. E que chuva de heróis MESMO! Já estou mega ansiosa para ver tudo na telona do cinema.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. SE eu comentar aqui que não entendo 'bulhufas' sobre este assunto, você vai me xingar?? Huahiua. Mas pior que é verdade, sou bem desligada quando o assunto é Marvel/Super Heróis.... Nem HQ, nem livro, nem filme, pode uma coisa destas? Rsrs.

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Lu tudo bem? Eu já li alguns HQs da guerra civil. Mas essa adaptação eu não li, vou conferir. Nesse arco é dificil tomar partido né? Quem esta certo? Complicado. Eu imagino o susto que vc levou quando viu a porrada de personagens que tem nos HQs kkkk. No filme realmente vai ter um bocado de personagens mas nem se compara com os quadrinhos, rs
    Ah eu sou #TeamHomemDeFerro #ProntoFalei kk
    Beijos!
    André
    TOP COMENTARISTA DE ABRIL

    ResponderExcluir
  21. Oi :D
    Li esse livro também e adorei a adaptação, muito bom ler uma história em quadrinho assim.
    Sou Team Iron!
    E acho que tem muita gente com Capitão porque não gosta do Homem de ferro, pra mim isso não faz o menor sentido, a pessoa escolher o lado em uma guerra baseando em personalidade e não olhando os pontos de cada um.
    Mas no final, sabemos quem ganha :D
    Ps: eu não gosto dos vingadores no quadrinhos hahahah e faz um tempo que não me animo com os filmes, mas vamos ver esse né!
    Bj


    Ig: @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Eu devo ser a unica diferentona do mundo que não tá nem ai com a chegada desse filme. Até assisti aos anteriores da Marvel, mas era mais porque meu ex-namorado curtia e eu acompanhava IUHAUOHAAHI entretanto sempre soube dos motivos do Capitão América e sempre achei mais legal do que do Homem De Ferro. E assim como você odeio esse personagem, por diversos motivos.
    Enfim, essa adaptação tem sido muito lida e querida pelos fãs, pelo pouco que eu vejo por ai. Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  23. Oi Lu, sua linda, tudo bem?
    Faz muitos anos, na verdade, que não leio quadrinhos, então quando começaram a publicar livros com as histórias dos nossos heróis favoritos, achei uma excelente ideia. Gostei muito desse enredo, realmente ficamos divididos, pois aparentemente os dois lados estão certos, mas no fundo, no fundo, vou ficar do lado dos que defendem manter em segredo sua identidade. Vamos ver como acabará essa guerra, risos... Gostei muito da sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Eu estava comentando ontem mesmo com um amigo que essa briga entre eles parte o meu coração. Hahahahah... Eu realmente não queria vê-los brigando entre si. Mas também sou Team Cap coooom certeza. Muso né?! Rs...

    Bjinho

    Infinito em Branco

    ResponderExcluir
  25. Nunca li o livro, so a HQ, é diferente?
    E o filme, já assistiram? O filme é excepcional!!! Espero que Infinity Wars consiga bater

    Segue uma resenha bem divertida!

    https://fodapracaralho.wordpress.com/2016/05/02/capitao-america-guerra-civil-o-melhor-do-ano/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)