Resenha #792: De Lukov, Com Amor - Mariana Zapata (Charme)

Título: De Lukov, Com Amor
Título Original: From Lukov, With Love
Autor: Mariana Zapata
Série: ---
Páginas: 527
Ano: 2020
Editora: Charme
Sinopse: Se alguém perguntasse a Jasmine Santos como ela descreveria os últimos anos de sua vida em uma única palavra, ela, definitivamente, usaria uma com quatro letras.
Depois de dezessete anos e incontáveis promessas e ossos quebrados, ela sabe que as portas para competir na patinação artística estão começando a se fechar.
Mas a oferta mais incrível de sua vida surge por meio de um cara arrogante e idiota que ela passou a última década desejando poder lançar na direção de um ônibus em movimento. Então, Jasmine compreende que precisará reconsiderar tudo.
Inclusive Ivan Lukov.

Mariana Zapata sempre foi uma autora super indicada pra mim e finalmente pude conferir um de seus maiores sucessos, De Lukov Com Amor. Posso afirmar com todas as letras que o hype é super válido.

Jasmine Santos é uma patinadora artística que está tentando voltar às competições quando recebe a proposta de seu nêmesis eterno Ivan Lukov: ser sua parceira durante um ano.


Jasmine é uma protagonista MA-RA-VI-LHO-SA. Ela é esquentada e teimosa, mas também é determinada, esforçada e trabalhadora. Ela não tem papas na língua e nem paciência pra quem está começando, mas sabe aceitar ajuda quando necessário.

Conhecemos Ivan apenas pelo olhar de Jasmine, que mostra o patinador ser um homem leal, protetor e amoroso. Por mais que se “odeiem”, Ivan é a pessoa que mais compreende Jasmine e a vida que ela leva na patinação artística.

A narração de Jasmine faz a história ficar mais divertida ainda. Quase sempre eu não tenho paciência pra personagens que ficam de birra como crianças, mas aqui eu me divertia horrores. Porque, por mais que se provocassem, eles (principalmente Jas) confiam no outro quando estão no gelo e se respeitam quando se trata da patinação.

O título de rainha de slow burn não é por menos. Geralmente eu fujo de romance enormes, mas aqui Zapata soube usar todas as páginas, sem nenhum desperdício. O desenvolvimento do relacionamento dos dois, tanto profissional quanto pessoal, é PERFEITO. A amizade e companheirismo que nasce entre os dois é de fazer inveja. Fora que são poucos autories que eu já li que conseguiram sustentar um romance sem um romance propriamente dito.

Outro ponto forte da história é o fundo envolvendo patinação artística. Acompanhamos de perto o treinamento dos dois, que não é fácil. Você consegue sentir toda a pressão que Jas coloca em si mesma para ser a melhor como uma forma de recompensar todo o apoio e suporte que sua família deu. Fora que a narração dessa parte mais técnica não é cansativa e nem maçante.

Falando em família, a da Jas é barulhenta e meio maluquinha, mas amorosa defendem com unhas e dentes. Dou destaque para a mãe dela e Jojo (seu irmão), que são os que tem mais participação. A treinadora Lee deveria ser canonizada por ter paciência com esses dois, mas é bem bonito como ela apoia incondicionalmente Jasmine. Outro ponto legal é a descendência latina de Jasmine.

Minha única ressalva é que poderia ter alguns capítulos na visão de Ivan, mas é apenas um detalhe perto dessa história que virou favorita da vida. Se você gosta de slow burn feat enemies to lovers, fica aí uma super dica.

4 Comentários

  1. Oii, adorei conhecer um pouco da história desse livro. Gosto demais quando a personagem tem essa característica.
    Beijos!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  2. Olá, Luiza.
    Eu gostei do livro, mas me irritei muito com essa criancice deles. Tinham 30 anos e se comportavam igual crianças.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Eu amei, queria ter tempo pra poder ler todos esses livros.
    Beijinhos ;*
    Blog Menina Caprichosa |

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei a sua resenha! A história desse livro parece ser muito divertida ja procurei aqui para ser a minha próxima leitura.

    https://expressoliterarios.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)