Resenha #780: Rádio Silêncio - Alice Oseman (Rocco)

Título: Rádio Silêncio
Título Original: Radio Silence
Autor: Alice Oseman
Série: ---
Páginas: 448
Ano: 2021
Editora: Rocco
Sinopse: Olá. 
Espero que alguém esteja ouvindo.
Estou enviando esse sinal via rádio num pedido sombrio e desesperado de socorro.
As coisas na Universe City não são o que parecem ser.
Não posso contar quem sou. Por favor, me chame... por favor me chame apenas de Rádio. Rádio Silêncio. Afinal, sou só uma voz numa rádio, e pode ser que ninguém esteja ouvindo. 
E se tudo o que você sonhou para si mesmo estivesse errado?
Frances sempre foi uma máquina de estudos com um único objetivo: uma faculdade de elite. Nada irá ficar em seu caminho: nem amigos, nem um grande segredo e nem mesmo a pessoa que ela é de verdade.
Mas quando Frances encontra Aled, o garoto tímido e inteligente por trás de seu podcast favorito, ela descobre uma nova liberdade. Ele destranca a porta para a real Frances e pela primeira vez a garota tem a experiência de uma amizade verdadeira em que ela pode ser ela mesma. E então confiança entre os dois é quebrada.
Presa entre quem ela era e quem deseja ser, os sonhos de Frances parecem estar sendo destruídos aos poucos. Sufocando com a culpa, ela sabe que tem que confrontar seu passado... Ela sabe que precisa confessar por que Carys desapareceu...
Frances descobre que precisa ser ela mesma para encontrar a felicidade. E precisará de cada gota de coragem que tem.

Frances é uma garota cheia de sonhos, mas a pressão de passar em uma boa universidade a faz se afastar de quem ela realmente é e ignorar seu passado completamente. Isso até que ela conhece Aled, o criador de seu podcast preferido. Entre debates inusitados e questionamentos profundos, Frances percebe que ao lado de Aled pode ser quem ela sempre foi. E que precisará ser corajosa para enfrentar as sombras de seu passado que insistem em lhe assombrar.


Narrado em primeira pessoa, conhecer a escrita de Alice Oseman através de um romance é uma experiencia totalmente diferente do que vivenciei lendo os dois primeiros volumes de Heartstopper. Rádio Silêncio é um livro sobre auto descoberta, mas também é uma linda metáfora sobre aceitação e coragem. Apresentando personagens extremamente humanos que vivem realidades diversas, Oseman vai te envolver da primeira a última página dessa história, tocando seu coração e o despedaçando em alguns momentos também.

Tive um pouco de dificuldade de me afeiçoar a Frances no começo dessa narrativa. Apesar de estar bastante próximo dela, afinal a narrativa é feita em primeira pessoa, ainda assim, ela não começa sendo a protagonista mais carismática. Seu desenvolvimento vem acontecendo lentamente conforme nos aprofundamos em sua complexidade e nos traumas que cercam seu passado. Em meados da metade da história eu já estava totalmente rendido.

Aled tem sua parcela de charme, sendo a parte mais otimista da história. As reflexões e seu próprio arco individual são tão cativantes de acompanhar quanto o de Frances. E os dois se complemento muito, embora se mostrem tão diferentes em certos aspectos.

O que mais gostei nesse contato com a escrita de Oseman é o fato dela não infantilizar demais seus personagens. Mesmo se tratando de um romance com personagens mais jovens, eles vivem dilemas bem maduros e agem como tal quando atingimos certo ponto da narrativa. Seus dramas são consistentes e escrita da autora muito fluída e que torna cada capítulo curto um deleite para quem sentia saudade de ler um livro sem nem perceber as páginas passarem.

Rádio Silencio é um livro tocante e com uma história muito importante que vale a pena ser contada e lida.



Resenha por @umnerdleitor

1 Comentários

  1. Oi Lu, já estou com o meu em mãos para ler! Eu amei a autora nas HQs e estou bem curiosa pra conferir a narrativa dela. Altas expectativas!

    Bjs, Mi

    Na Nossa Estante

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)