Resenha #775: Sem Amor - Alice Oseman (Rocco)

Título: Sem Amor
Título Original: Loveless
Autor: Alice Oseman
Série: ---
Páginas: 480
Ano: 2021
Editora: Rocco
Sinopse: Estava tudo afundando. Eu nunca tive uma queda por ninguém. Nem meninos, nem meninas, nem uma única pessoa que eu já conheci. O que isso significa?
Georgia nunca se apaixonou, nunca beijou ninguém, nunca teve uma paixão - mas como uma romântica obcecada por fanfic, ela tem certeza que vai encontrar sua pessoa um dia.
Quando ela começa a universidade com seus melhores amigos, Pip e Jason, em uma cidade totalmente nova longe de casa, Georgia está pronta para encontrar romance, e com sua colega de quarto extrovertida ao seu lado e um lugar na Sociedade Shakespeare, seu 'sonho adolescente' é discernimento.
Mas quando seu plano de romance causa estragos entre seus amigos, Georgia acaba em sua própria comédia de erros, e ela começa a questionar por que o amor parece tão fácil para outras pessoas, mas não para ela. Com os novos termos lançados sobre ela - assexual, aromântica -, Geórgia está mais incerta do que nunca sobre seus sentimentos.
Ela está destinada a permanecer sem amor? Ou ela está procurando a coisa errada o tempo todo?
Esta história sábia, calorosa e espirituosa de identidade e autoaceitação mostra Alice Oseman em uma forma elevada, enquanto Georgia e seus amigos descobrem que o amor verdadeiro não se limita ao romance.


Georgia sempre se sentiu excluída quando o assunto era relacionamentos. No auge da sua vida jovem adulta, ela nunca se apaixonou, embora sempre tenha idealizado esse tipo de relação. Fosse por meninos ou meninas, ela parecia apática a tudo. 

Com a pressão de ser a única universitária a nunca ter dado seu primeiro beijo, ou ter tido esse tipo de experiência, Georgia começa a perceber que passou a vida procurando por algo errado. E enquanto descobre mais sobre si mesma, mais vai amplo o mundo parece se tornar para ela.


Eu nem tenho palavras para descrever o quanto esse livro me impactou e me devastou na mesma proporção. E apesar de não ser uma leitura pesada e nem muito menos desoladora, é um livro melancólico sobre vivências e auto descobertas; um livro sobre ser empático e perceber que somos diferentes uns dos outros e por isso também amamos de forma diferente. Sem Amor foi uma flechada no meu coração, que trouxe conforto e ao mesmo tempo reflexão.

Mais uma vez Oseman se prova genial a trabalhar tantas temáticas densas e bem mais maduras em romance com personagens tão jovens. Sua escrita envolvente e os capítulos curtos são um charme particular, que somado ao excelente trabalho feito nos debates e na construção dos personagens, criam um livro doce e muito sensível.

Sem Amor não só me apresentou mais uma personagem com a qual me identifico com bastante intimidade, como também uma das minhas novas garotas favoritas. Georgia é um amor de personagem e é fácil se apegar a ela e sofrer com seus dilemas. Sua jornada de descobrimento é linda e tocante e quanto mais você se aprofunda na personagem, mais você se senti abraçado e envolvido com a trama principal.

Mas o trabalho de Oseman também respira representatividade nos diversos ambientes dessa história. Seja na protagonista, seja nos personagens secundários, esse é um livro sobre pessoas que vivem vidas reais, tendo dias bons e ruins na mesma proporção e talvez por isso ele tenha me emocionado tanto. Fazia anos que não lia um livro tão rapidamente, mas quanto mais páginas em avançava, mais eu torcia por um final feliz nessa história.

Sendo assim, como um fã já declarado de Oseman, sou obrigado a dizer, LEIA SEM AMOR.

Resenha por @umnerdleitor

2 Comentários

  1. Oi Lu
    Que legal essa experiência com a leitura. Eu já ouvi falar de algum livro da autora, mas não consigo lembrar agora. Gostei do fato da personagem estar se descobrindo e perceber que cada um tem seu tempo e uma forma de amar diferente. Acho que muitas pessoas se sentem assim, e trazer esse assunto de uma maneira leve é muito legal também. Gostei da capa, achei um amor.
    Beijo!
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie, estou bem ansiosa para começar ele, mas também quero fazer uma maratona de Alice Oseman. Adoro os personagens que ela cria.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)