Resenha #731: Gente Ansiosa - Fredrik Backman (Rocco)

Título: Gente Ansiosa
Título Original: Anxious People
Autor: Fredrik Backman
Série: ---
Páginas: 340
Ano: 2021
Editora: Rocco
Sinopse: Best-seller instantâneo do New York Times, o novo romance do autor de Um homem chamado Ove é um "romance engraçado e emocionante".
A busca por um apartamento não costuma ser uma situação de vida ou morte, mas uma visita imobiliária toma tais dimensões quando um fracassado assaltante de banco invade o apartamento e faz de reféns um grupo de desconhecidos.
O grupo inclui um casal recém-aposentado que procura sem parar, casas para reformar, evitando a verdade dolorosa de que não é possível reformar o casamento. Há um diretor de banco rico, ocupado demais para se preocupar com outras pessoas, e um casal que, prestes a ter o primeiro filho, não concorda sobre nada. Acrescenta-se uma mulher de 87 anos que já viveu demais para temer uma ameaça à mão armada, um corretor imobiliário assustado, mas ainda disposto a vender, e um homem misterioso que se trancou no único banheiro do apartamento, e assim completamos o pior grupo de reféns do mundo.
Cada personagem carrega uma vida de reclamações, mágoas, segredos e paixões prestes a transbordar. Ninguém é exatamente o que parece. E todos — inclusive o ladrão — estão desesperados por algum tipo de resgate. Conforme as autoridades e a imprensa cercam o prédio, os aliados relutantes revelam verdades surpreendentes e desencadeiam eventos tão inusitados que nem eles próprios são capazes de explicar.


Alerta de gatilho para suicídio, pensamentos suicidas, depressão, luto.

Dia 31 de dezembro. Véspera de Ano Novo. Um assalto a banco. Uma visita imobiliária. Os piores reféns do mundo. É nesse cenário caótico que se passa Gente Ansiosa.

Esse livro foi uma completa surpresa pra mim. Sempre que eu lia a sinopse, ficava bem "ué?" e não sabia nada do que esperar. Pois essa falta de expectativa foi o que fez a leitura ser uma experiência de montanha-russa. Os sentimentos que definiram foram uma mistura de raiva, vergonha alheia e surpresa, tudo envolvendo os piores reféns do mundo e todo mundo envolvido nessa situação.


A história vai e volta no tempo, mas não somente envolvendo o presente, mas vai e volta no tempo do passado dos personagens e como acontecimentos lá atrás moldaram sua personalidade atual. Inclusive, o seis graus de separação aqui é fichinha. O autor soube conectar todos os personagens de forma magnífica e sem nenhuma ponta solta. Fora que o plot twist da história... surpreendente e inesperado.

Apesar da grande quantidade de personagens em destaque, todos foram muito bem trabalhados e possuem sua importância, seja na história ou na vida de outro personagem. Você vai começar a leitura com um misto de raiva e vergonha alheia (sinceramente, tinha hora que eu ria de tanto que era vergonha alheia algumas conversas e situações), mas no decorrer do livro, você vai descobrindo mais sobre eles e suas vidas e acaba criando um certo vínculo.

Como o próprio autor ressalta durante a leitura, Gente Ansiosa é um livro sobre idiotas e eu concordo. Afinal, o ser humano é idiota, que em momentos de desespero tomam decisões desesperadas mas também sabe dar o melhor de si e ser solidário quando a situação permite. Os direitos de adaptação do livro já foram comprados para uma série pela Netflix.

3 Comentários

  1. Oi Lu,
    Quando o livro foi lançado, eu não tinha me animado a ler não. Mas depois de ler algumas resenhas, acho que vou me arriscar sim! Mesmo com os gatilhos!
    beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu! Eu não sabia o que esperar do livro e fui surpreendida de maneira muito positiva. Eu adorei a história, eu adorei a forma como o autor soube tratar de dramas tão reais de maneira delicada. E fora que apesar dos temas pesados, a história consegue nos fazer rir. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lu! Tudo bom?
    Eu tô bem curiosa pra ler esse desde que saiu lá fora. Essa coisa de só ter personagem idiota, numa situação assim, eu acho que gera uma trama interessante de acompanhar :v só aguardo o livro baixar de preço UHSAUHSAUHSAUH

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)