Resenha #709: A Oração Dos Miseráveis - Gareth Hanrahan (Trama)

Título: A Oração dos Miseráveis
Título Original: The Gutter Prayer
Autor: Gareth Hanrahan
Série: The Black Iron Legacy #1
Páginas: 512
Ano: 2021
Editora: Trama
Sinopse: Na cidade de Guerdon, três ladrões foram injustamente acusados de um crime. A busca deles por vingança vai revelar não apenas verdades sombrias sobre o lugar onde vivem, mas também uma perigosa conspiração, cujas sementes foram plantadas muito antes de eles nascerem. Um poder malévolo está se agitando nas profundezas dos túneis da cidade, e uma guerra mágica de séculos está prestes a acontecer novamente. Cari, uma órfã sem-teto que luta contra as sombras de seu passado, Ratazana, um carniçal que vagueia pelo submundo, e Mastro, portador de uma terrível doença que está petrificando sua carne, foram unidos pelo acaso ― e a amizade deles pode ser a única coisa que impede a destruição total.

Carillon, Mastro e Ratazana foram contratados para um assalto, mas acaba dando tudo errado e eles são acusados de um crime que não cometeram. Na busca de vingança, eles vão descobrir que há muito mais por trás dessa acusação enquanto um poder maligno retorna, ameaçando a cidade de Guerdon.

A Oração dos Miseráveis é um livro que vai de prendendo aos poucos. O começo parece ser um pouco confuso, ainda mais com a mudança dos pontos de vistas, mas a partir que as informações vão sendo dadas, você consegue entender o real propósito da história.



A ambientação da história é bem feita. O autor não se perde em muitas descrições, mas faz o necessário para que você se sinta no meio da cidade de Guerdon. A narração feita em terceira pessoa e alternando o foco nos personagens faz com que você veja cada ângulo dos acontecimentos.

Dos três protagonistas Cari é a que tem mais destaque, devido ao seu papel e importância a esse ser maligno. Mastro também tem um pouco de desenvolvimento e ganha um foco a mais da metade em diante. Apenas Ratazana que eu senti deixado um pouco de lado, ainda mais que ele se torna bastante importante na reta final. Apesar disso tudo, ainda senti a falta de um pouco mais de desenvolvimento nos três personagens.

Os secundários também possuem uma grande importância, visto que é através deles que as informações são reveladas. O universo criado pelo autor é bem impressionante, com o melhor da fantasia épica: deuses, magia, religião, conspirações políticas, traições... 

Li alguns comentários sobre a escrita do autor, mas eu particularmente não tive nenhum problema, ainda mais depois que descobri ser seu livro de estreia. Os capítulos são de um tamanho ideal. 

4 Comentários

  1. Oi Lu, tudo bem? Eu achei a premissa bem diferente e apesar de parece um pouco lento pra prender a tenção, me parece uma boa leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lu! Tudo bom?
    Eu quero muito muito muito esse livro, mas acabei não pegando nas promoções da BF porque me fali com outros antes dele KKKKKKKKK aguardando a black friday pra isso.
    Essas questões sobre a construção de mundo me deixaram muito curiosa! É minha parte favorita em fantasia.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  3. OI Lu! Estou curiosa sobre este livro e quero conferir em breve, ainda mais por reunir na história tantos elementos interessantes. Fiquei apenas receosa com esta questão dos personagens não terem sido tão desenvolvidos. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Realizei a leitura de A Oração dos Miseráveis recentemente, e gostei bastante, tem um ar de mistério que adorei.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)