Resenha #684: Depois - Stephen King (Suma)

Título: Depois
Título Original: Later
Autor: Stephen King
Série: ---
Páginas: 190
Ano: 2021
Editora: Suma
Sinopse: Um livro que demonstra todo o talento de Stephen King, Depois é assustador e emocionante, e fala dos desafios de crescer e aprender a distinguir o certo do errado. Uma história poderosa, perturbadora e inesquecível sobre o preço de encarar o mal, não importa sob qual forma ele se esconda.
James Conklin não é uma criança comum: ele vê gente morta. Com que frequência? Jamie não sabe bem; afinal, os mortos em geral se parecem muito com os vivos. Exceto pelo fato de que eles ficam para sempre nas roupas em que morreram, e são incapazes de mentir.
Sua mãe implora para que ele mantenha essa habilidade em segredo, o que não é problema na maior parte do tempo. Pelo menos até Liz Dutton, a companheira de sua mãe e detetive do Departamento de Polícia de Nova York, aparecer na saída da escola e anunciar que precisa de ajuda.
É assim que Jamie embarca em uma corrida para desvendar o último segredo de um falecido terrorista, e começa a jornada mais assustadora de sua vida.

Com certeza um dos motivos que me interessaram em Depois foi a quantidade de página. Hoje em dia, Stephen King costuma só lançar calhamaços, então quando vi que tinha menos de 200 páginas, eu tinha que dar uma chance. E Depois se mostrou bem melhor que imaginei, me lembrando os primeiros trabalhos do autor.

James aparentemente é um garoto normal. A diferença é que ele vê gente morta, mas não sabe se é a todo tempo. Criado apenas com sua mãe Thia, esta pede segredo sobre sua habilidade. A única pessoa, fora ela, que sabe desse poder de James é a namorada da sua mãe, a policial Liz Dutton.


A história é narrada por um James já adulto, relembrando os anos da sua infância até o fatídico dia que Liz pede sua ajuda para deter um terrorista. Eu adorei Jamie como narrador. Ele é engraçado, sarcástico, um tanto bonachão, mas você se diverte horrores com ele, principalmente sobre os comentários que ele faz sobre as situações que passa.

James está sempre relembrando que aqui temos uma história de terror, mas isso fica meio de segundo plano. A relação entre Jamie e sua mãe é bem gostosinha de se acompanhar. Ela é uma mãe solteira e que praticamente cuida de uma editora sozinha, mas é carinhosa e super preocupada com o filho. Liz também tem sua participação na vida de James, mais do que ele queria até. No fim dá pra ver o quanto a personalidade e a convivência com as duas mulheres moldou seu caráter.

A questão da habilidade de James também é bem desenvolvida, principalmente da metade em diante, quando isso realmente acaba afetando não somente seu dia-a-dia, mas a relação com sua mãe. Comparando com outros livros do autor que já li, eu diria que esse é um terror nível Stranger Things, ou seja indico para quem deseja ler algo do autor, mas não quer uma coisa muito traumatizante.

Já no final, temos uma revelação bastante impactante e eu sinceramente nem sei bem o que pensar. Talvez tenha sido a intenção do King chocar o leitor com essa revelação sendo o terror de verdade da história, mas pra mim foi um tanto sem sentido. Tirando esse detalhe, foi uma história bem divertida de acompanhar e me fez relembrar os motivos pelos quais gosto do Rei do Terror.

3 Comentários

  1. Oii, Amo Stranger Things❤. Com certeza vou adora ler esse livro king mesmo que essa capa não tenha me chamado atenção.
    Beijos!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  2. Olá, Luiza.
    Eu estou em 35% do livro e gostando bastante. Estou até estranhando, nem parece livro do King porque até agora não vi nenhuma enrolação hehe. E agora fiquei curiosa com essa revelação ai hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. O plot twist do final foi muito doido Lu. Gostei demais da leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)