Título: A Desilusão do Espião
Título Original: ---
Autor: Lucy Vargas
Série: Damas Ardilosas #1.5
Páginas: 320
Ano: 2020
Editora: Bertrand Brasil
Sinopse: Você tem uma nova missão. Até onde chegará?
Num mundo de ilusões e traições, ficar cego de amor pode mudar seu destino ou custar sua vida.
Em meio à guerra contra a França e as rebeliões internas do país, ser um espião inglês é um negócio fatal.
Após 10 anos nessa vida, Nathaniel não sabe como continua vivo. E ele não esperava ter de treinar uma informante e acabar ganhando uma parceira capaz de virar seu mundo do avesso.
Meredith não queria esse tipo de vida. Mas acabou afundada até o pescoço em tramas internacionais que envolvem sua família. Percorrer três países em guerra e assumir várias identidades acompanhada por um homem enervante, atraente e perigoso é sua última opção, mas, por fim, se torna sua melhor chance.
Quando as lealdades forem testadas, eles terão de provar de que lado estão e o que estão dispostos a sacrificar um pelo outro. Ou o em nome de seus trabalhos.
Você é capaz de ir até o fim dessa missão?

Se você não leu os livros e/ou resenhas anteriores, não se preocupe
Essa resenha é livre de spoilers

Em Um Acordo de Cavalheiros, vemos brevemente a participação do duque de Hayward. Em A Desilusão do Espião vamos conhecer melhor o passado desse personagem, que também protagonizará Um Enlace Entre Inimigos. Sendo sincera, nem lembrava tanto dele até ver a sinopse dos outros livros e até me animei um pouquinho, porém aqui não foi uma boa experiência.

Como romance, esse livro é uma boa história de espionagem. Apesar de ter ficado um pouco perdida e tendo que procurar explicações por fora de todo o BO envolvendo Inglaterra, França, Irlanda e espiões, nesse quesito Lucy soube desenvolver a questão dos espiões naquela época. Nathaniel é bom no faz e não é de pensar duas vezes em eliminar quem pode prejudicar sua missão.

Sobre os personagens, Meredith e Nathaniel funcionavam melhor como dupla dinâmica do que casal. As interações dos dois no começo do livro eram até legal de conferir; uma amizade nascida de circunstâncias diferentes, um companheirismo que não sabiam que precisavam. 



Meredith era um pouco inexperiente na arte da espionagem, mas não era de fugir e estava disposta a ajudar Nathaniel. Já o duque, apesar de se mostrar bastante frio e calculista em suas missões, é um homem honrado e leal, tanto aos seus queridos, quanto ao seu país. Porém, ao virarem um casal, devo dizer que eu e uma pedra temos mais química que Meredith e Nathaniel.

Meredith e Nathaniel entraram no topo de casal mais sem química da história dos romances de época. Nem as cenas mais quentes (no caso só a menção mesmo porque ver que é bom, não vemos) eu não conseguia comprar essa paixão avassaladora entre os dois. Tudo era muito frio e impessoal que eu fiquei muito frustrada e isso acabou passando até para quando os personagens estavam em separado.

A leitura já estava indo mediana até chegar na metade do penúltimo capítulo, que daí foi pra pior mesmo. Meredith toma uma decisão que basicamente foi baseada em vários nadas, já que passei as outras 300 páginas vendo ela tomar atitudes totalmente contrárias a essa sua atitude final. Eu tive que ler essa passagem umas três vezes para tentar entender e ver se não tinha deixado passar nada. Eu realmente não deixei passar nada porque não tinha nada mesmo que justificasse.

Apesar da escrita da Lucy ainda ser fácil, sinto que ela ainda precisa trabalhar na questão da fluidez e transições de acontecimentos. O final era o que eu já esperava que acontecesse e, sendo sincera, eu já não conseguia me importar mais com ninguém. Sim, ainda vou ler Um Enlace Entre Inimigos mas somente pelo fato que me comprometi em uma LC e a curiosidade de saber o que se deu a Nathaniel após o final aqui.

Resenhas anteriores