Resenha #639: O Inverno Da Bruxa - Katherine Arden (Fabrica231)

Título: O Inverno da Bruxa
Título Original: The Winter of the Witch
Autor: Katherine Arden
Série: Winternight #3
Páginas: 368
Ano: 2020
Editora: Rocco (Selo Fábrica231)
Sinopse: Só o amor é capaz de vencer todas as batalhas e superar todos os obstáculos, naturais ou sobrenaturais.
Volume final da consagrada trilogia Winternight, O inverno da bruxa traça um esplêndido panorama da Rússia medieval, então um país fragmentado e convulsionado por perpétuos conflitos bélicos. A autora põe em foco o confronto final de Vasya (ou Vasilisa) com integrantes da Igreja Ortodoxa que desejavam exterminá-la alegando ser ela uma bruxa, quando na verdade desejavam apenas reforçar seu controle sobre a população crédula e ignorante.
Na época, as mulheres viviam em uma posição totalmente subalterna, e até mesmo as nobres tinham mobilidade reduzida, vivendo longe dos olhares masculinos e da convivência urbana nos chamados “terem”: torres que constituíam uma espécie de prisão dourada que só cairiam em desuso no século XVIII, no reinado de Pedro, o Grande. Vasya só consegue escapar desta sina pelo fato de ser uma simples camponesa e, principalmente, por se disfarçar de homem, mas é implacavelmente condenada quando sua impostura é descoberta. Por sorte, ela conta com a ajuda de seu cavalo mágico e do Rei do Inverno, com quem vive um improvável romance que evidencia sua condição sobre-humana e permite que ela reate o contato com as próprias origens e supere os obstáculos colocados em seu caminho — tanto por seres humanos quanto por míticas criaturas do folclore russo.
Vasya é uma legítima representante da nova linhagem de protagonistas femininas que estão oxigenando e mudando os paradigmas da literatura de fantasia, ao mesmo título que a autora, Katherine Arden, é uma das mais destacadas representantes da presença feminina na literatura de língua inglesa.

ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou resenhas anteriores, pode conter spoiler

Em O Inverno da Bruxa temos a conclusão da história de Vasilisa Petrovna, uma jovem que teve de aprender a conviver com os humanos e os seres mágicos. Se iniciando logo ao final de A Menina na Torre, agora ela se vê no meio de duas guerras que podem custar o destino de toda Rus'.

Foi bem gratificante ver o crescimento de Vasya. Por tudo que ela passou desde que começou a demonstrar seus poderes e assim praticamente ser caçada por ser bruxa, ela se tornou uma jovem que aprendeu com seus erros e perdas. Ao longo desse final, ela vai ter que confiar e fazer acordos com pessoas e chyerti com quem tem um passado conturbado, visando a paz e um futuro para a população de toda Rus'

Nesse último livro, Vasya aprende um pouco mais sobre seus poderes e sua origem. Desde o primeiro livro, gosto muito como a Katherine conseguiu inserir bem a mitologia russa na sua história, com os antecedentes de Vasya não foi diferente. Vasya é a ponte entre humanos e os chyerti, e ela sabe que esse não é um dever fácil e muitos, tanto humanos quanto, ou a temem ou a querem morta.


A relação entre Vasya e seus irmãos - Olga e Sasha - se estreita após tudo que eles passaram no livro anterior. Confesso que senti falta de ver mais de Alyosha, que foi apresentado em O Urso e O Rouxinol, mas entendi que foi necessário esse destaque. Por terem se mantido longe por muito tempo de Vasya, Olga e Sasha precisam conhecer de verdade a sua irmã. 

Aqui há a iminência de duas guerras (chyerti contra os humanos e a invasão dos tártaros no território de Ru's) e a autora soube trabalhar bem o espaço para cada uma. Interessante que a autora utilizou de um acontecimento verdadeiro - a batalha de Kulikovo - como cenário do grande conflito envolvendo os humanos e os chyerti. Até mesmo os personagens que ela utiliza nessa ambientação - príncipe Dmitrii, Aleksander Peresvet (Sasha), entre outros - são figuras históricas e estavam presentes nesse acontecimento.

Os personagens secundários sempre tiveram muito destaque desde o início da trilogia. Aqui eles são de extrema ajuda nos planos de Vasya e assim os seus mundos colidem e precisam aprender a confiar um no outro para prosperar. Destaco aqui o príncipe Dmitrii, um soberano que sabe que nem tudo é preto no branco e fará o possível para proteger seu povo. 

Um secundário que sempre teve bastante destaque foi o incel do padre Konstantin. Desde o início da história, sua fé cega e fanatismo foram a fonte de tudo de ruim que aconteceu com Vasya. Nem preciso dizer que vibrei com seu destino final, porque foi a única coisa decente que esse seboso fez ao longo da história.

O romance entre Vasya e Morozko tem um pouco mais de destaque, o que foi bom para o desenvolvimento desse relacionamento. Tudo era ainda muito incerto entre os dois, muitas mágoas e tristezas e o foco que a autora deu foi necessário para que eles trabalhassem o sentimento que possuem um pelo outro.

O Inverno da Bruxa foi um ótimo final de trilogia. Katherine não deixou nenhuma ponta solta e fica o sentimento de esperança que os dois mundos de Vasya vão conseguir viver mutualmente sem turbulência e própria jovem bruxa finalmente poderá ter um pouco de paz e descanso depois de tudo que passou.

Resenhas anteriores
Livro 1 - O Urso e O Rouxinol (The Bear and The Nightingale)
Livro 2 - A Menina na Torre (The Girl in the Tower)

3 Comentários

  1. Oi Lu, sua linda, tudo bem?
    Só li elogios para O Urso e o Rouxinol, mas depois não vi falarem muito dessa trilogia. Por isso fiquei feliz em achar sua resenha e ver que vale a pena. Se minha memória não falha, acredito que nunca tive a oportunidade de ler sobre a mitologia russa, isso é o que mais me atraiu para essa história. Vou colocar essa trilogia na minha meta. Adorei sua resenha!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oii, tudo bem? Amei a resenha. Eu quero muito ler essa série, mais o tempo é tão corrido que acabo esquecendo de começa ler essa série.
    Beijos.
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu, eu não conheço a trilogia, mas é sempre bom quando terminam bem uma série!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)