Música #52: The Wombats


Já iniciando a semana com uma ótima dica musical. Conheça mais sobre The Wombats.

The Wombats é uma banda de indie rock inglesa formada em Liverpool em 2003. Desde o seu início, a formação da banda consistia em Matthew Murphy (vocal principal, guitarra, teclado), Tord Øverland Knudsen (baixo, backing vocals, teclados) e Dan Haggis (bateria, backing vocals, teclados). A banda assinou contrato com a 14th Floor Records e Bright Antenna. Eles venderam mais de 1 milhão de cópias em todo o mundo.

O grupo se conheceu quando eram estudantes no Liverpool Institute for Performing Arts e lançou vários EPs antes de seu álbum de 2006 Girls, Boys and Marsupials, que foi lançado apenas no Japão. Seu primeiro álbum de estúdio, A Guide to Love, Loss & Desperation, foi lançado em 2007 e apresentava algumas faixas lançadas pela primeira vez em Girls, Boys e Marsupials. Depois de lançar outro EP em 2008 e viajar por três anos, a banda lançou seu segundo álbum, This Modern Glitch, em 2011. Seu terceiro álbum, Glitterbug, foi lançado em 2015. A banda lançou seu quarto álbum, Beautiful People Will Ruin Your Life , em 9 de fevereiro de 2018.

Os três membros da banda se conheceram em 2003, enquanto estudavam no Liverpool Institute for Performing Arts; eles logo se tornaram amigos e formaram a banda. Murphy e Haggis são nativos de Liverpool (o primeiro de Woolton e o último de Garston), enquanto Tord é da cidade norueguesa de Elverum. Ao longo de 2004 a 2005, a banda lançou muitos EPs, como The Hangover Sessions, No.3 e The Daring Adventures of Sgt. Wimbo e sua lontra de estimação. Seu primeiro lançamento oficial foi Lost in the Post, que foi lançado como uma edição limitada de vinil em 10 de julho de 2006 pelo selo independente KIDS Records de Londres e veio com uma segunda capa adicional distinta na forma de um FedEx ("WomEx") pacote. Em 2006, o primeiro álbum da banda, Girls, Boys and Marsupials, foi lançado exclusivamente no Japão.

Em janeiro de 2007, a banda lançou um segundo vinil de edição limitada no KIDS chamado Moving to New York (novamente apresentando uma segunda capa, desta vez no estilo de uma mala), então em maio daquele ano eles lançaram um terceiro single no KIDS intitulado " Backfire at the Disco ", que alcançou a posição 35 na UK Singles Chart. Isso foi seguido pelo primeiro single completo da banda após assinar com a 14th Floor Records, "Kill the Director", no final de julho. Seu álbum de estreia, A Guide to Love, Loss & Desperation, coincidiu com o lançamento de "Let's Dance to Joy Division" (amplamente considerada como a música de assinatura da banda) em outubro de 2007 e alcançou a 11ª posição na UK Albums Chart. Foi seguido por uma turnê europeia terminando com uma festa de Ação de Graças na Liverpool Academy.

A banda começou 2008 como o ato de abertura na cerimônia de abertura das celebrações da Capital Europeia da Cultura de Liverpool na Liverpool Arena. O single "Moving to New York" foi relançado em 14 de janeiro de 2008 e alcançou a 13ª posição no UK Singles Chart, tornando-se seu maior lançamento até o momento. No NME Awards de 2008, a banda foi premiada com o "Best Dancefloor Filler" por seu single "Let's Dance to Joy Division".

Em abril de 2008, a banda lançou seu primeiro lançamento nos Estados Unidos pelo selo Bright Antenna, The Wombats EP. Após esse lançamento, a banda fez uma turnê completa pelo Reino Unido, além de tocar na Europa e no Japão. A banda também tocou para Jo Whiley na BBC Radio 1, fazendo um cover da música "Patience" do Take That e da música tema do Postman Pat, que o baixista Tord cantou em seu norueguês nativo.

No verão de 2008, a banda se apresentou ao vivo em vários festivais importantes, incluindo o Glastonbury Festival em junho e o T in the Park em julho, abrindo o palco da BBC Radio 1 / NME na sexta-feira. Eles também tocaram no Reading e no Leeds Festival no sábado e na sexta-feira, respectivamente, no Palco Radio 1 / NME, apoiando Babyshambles. Em setembro de 2008, a banda foi filmada para uma participação especial na novela australiana Neighbours.

A banda também anunciou através de seu blog no MySpace que eles lançariam dois singles, um sazonal 'Anti-Christmas' temático "Is This Christmas?" em 15 de dezembro de 2008, seguida por uma faixa intitulada "My Circuitboard City" em 3 de março de 2009.

Em setembro de 2010, a banda anunciou que estava perto de concluir seu segundo álbum de estúdio, This Modern Glitch, no MRG Recording Studio em Los Angeles, Califórnia. A banda trabalhou com os produtores Eric Valentine e Jacknife Lee.

O primeiro single a ser lançado do álbum, "Tokyo (Vampires & Wolves)", foi lançado no Reino Unido em 27 de setembro de 2010 e estreou no UK Singles Chart no número 23; marcando o quinto hit Top 40 da banda e o terceiro single de maior sucesso até agora. O videoclipe que acompanha foi filmado em Los Angeles, CA durante agosto de 2010 e foi dirigido pela Assembleia Geral. Seguindo os rumores do lançamento de "Techno Fan" como o segundo single do álbum, a faixa "Jump into the Fog" foi confirmada para lançamento em 24 de janeiro de 2011. "Anti-D" foi o próximo single, com o álbum vindo duas semanas depois. O álbum, intitulado This Modern Glitch, foi lançado em abril de 2011 como um CD, download digital e também em vinil de 7 "e 12".  Os Wombats também tocaram nos festivais de música Southside e Hurricane de 2011 na Alemanha.

A canção dos Wombats "Techno Fan" foi usada anteriormente nas campanhas de televisão e no Facebook da companhia aérea europeia easyJet.

Em 11 de setembro de 2013, uma mensagem hashtag misteriosa apareceu na página da banda no Facebook que dizia "#yourbodyisaweapon". Uma segunda mensagem em 16 de setembro afirmava: "A atividade sísmica está acontecendo! Estou feliz em anunciar que nossa nova faixa 'Your Body Is a Weapon' será lançada em 2 de outubro." O single estreou na BBC Radio 1 em 1º de outubro como Zane Lowe's Hottest Record e foi lançado oficialmente no dia seguinte. O vocalista Murphy afirmou que seu próximo álbum seria lançado em algum momento de 2014, no entanto, isso não aconteceu.Depois de ser revelado como headliners do festival australiano Groovin 'the Moo em 2017, Murphy anunciou que os trabalhos estavam em andamento para um quarto álbum dos Wombats, com lançamento previsto para o final daquele verão. No entanto, o álbum não foi lançado antes desse prazo. Em vez disso, a banda anunciou que faria uma turnê para comemorar o aniversário da década de seu álbum de estreia.

No dia 4 de setembro de 2017, foi publicado um teaser trailer no Facebook da banda, acompanhado por um emoji de uma faca e um limão. Em 30 de outubro de 2017, foi revelado através do Instagram do grupo que o quarto álbum de estúdio seria intitulado Beautiful People Will Ruin Your Life. O primeiro single do álbum foi "Lemon to a Knife Fight", lançado em 7 de novembro de 2017. O álbum foi lançado em 9 de fevereiro de 2018.

Em 17 de dezembro de 2014, os Wombats anunciaram que seu novo álbum, Glitterbug, seria lançado em abril de 2015, além de revelar a capa oficial do álbum. O segundo single do álbum intitulado 'Greek Tragedy' foi estreado como Hottest Record de Zane Lowe na BBC Radio 1. Uma terceira faixa, 'Emoticons', foi publicada em 16 de fevereiro, com o terceiro single de Glitterbug 'Give Me A Try' sendo lançado em março. Para comemorar o lançamento do álbum, o EP Glitterbug B Sides foi lançado no mesmo dia. O álbum alcançou sucesso nas paradas semelhantes ao seu antecessor, This Modern Glitch, alcançando a posição número 5 no Reino Unido e 2 na Austrália. Glitterbug também se tornou o primeiro álbum dos Wombats nas paradas dos Estados Unidos, alcançando 81 na Billboard 200.

Para apoiar o álbum, a banda viajou extensivamente pelo mundo. Eles também cantaram "Greek Tragedy" no Late Night com Seth Meyers.

Conheci a banda na época que participei do Ciências Sem Fronteiras e até hoje tem algumas músicas que escuto que me lembram muito meu tempo em Melbourne. Eu gosto do som deles, que é sempre bem animadinho.

- Música favorita - Lemon to a Knive Fight (faixa 2 do álbum Beautiful People Will Ruin Your Life)


- Primeira música que ouvi - Your Body Is A Weapon (faixa 8 do álbum Glitterbug)


- Último clipe lançado - Greek Tragedy (Olivia Nelson Tik Tok Remix



Álbuns
- Girls, Boys and Marsupials (2006)
- A Guide to Love, Loss & Desperation (2007)
- This Modern Glitch (2011)
- Glitterbug (2015)
- Beautiful People Will Ruin Your Life (2018)

Singles
- Moving to New York
- Backfire at the Disco
- Kill the Director
- Let's Dance to Joy Division
- Is This Christmas?
- My Circuitboard City
- Tokyo (Vampires & Wolves)
- Jump into the Fog
- Anti-D
- Techno Fan
- 1996
- Your Body Is A Weapon
- Greek Tragedy
- Give Me A Try
- Be Your Shadow
- Emoticons
- Lemon to a Knive Fight
- Turn

EPs
- The Wombats Go Pop! Pop! Pop! (2007)
- The Wombats (2008)
- This Acoustic Glitch (2011)
- Glitterbug B-Sides (2015)

2 Comentários

  1. Olá...
    Ainda não conhecia essa banda, mas, como amo demais indie rock já vou procurar suas músicas!
    Valeu pela dica ;)
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu, conhecia absolutamente nada deles, mas eu gostei do som e principalmente dos clipes!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)