Resenha #608: The Invisible Life Of Addie LaRue - V.E. Schwab (Titan Books)

Título: The Invisible Life of Addie LaRue
Título Original: ---
Autor: V.E. Schwab
Série: ---
Páginas: 560
Ano: 2020
Editora: Titan Books
Sinopse*: Quando Addie La Rue faz um pacto com o diabo, ela troca sua alma pela imortalidade. Mas sempre há um preço - o diabo tira seu lugar no mundo, amaldiçoando-a para ser esquecida por todos.
Addie foge de sua pequena cidade natal na França do século 18, iniciando uma jornada que a leva pelo mundo, aprendendo a viver uma vida onde ninguém se lembra dela e tudo que ela possui está perdido e quebrado. Existindo apenas como musa de artistas ao longo da história, ela aprende a se apaixonar novamente a cada dia.
Seu único companheiro nesta jornada é seu demônio sombrio com olhos verdes hipnóticos, que a visita todos os anos no aniversário de seu negócio. Sozinha no mundo, Addie não tem escolha a não ser confrontá-lo, entendê-lo, talvez vencê-lo.
Até que um dia, em uma livraria de segunda mão em Manhattan, Addie conhece alguém que se lembra dela. De repente, empurrada de volta para uma vida real e normal, Addie percebe que não pode escapar de seu destino para sempre.


Era uma vez. É assim que a história começa.*


The Invisible Life of Addie LaRue é um livro que já nasceu aclamado. Considerado pela Schwab como a obra da sua vida, ela levou nada menos que dez anos para finaliza-lo e lançar. E ela entregou aqui muito mais que eu esperava.

Alternando entre passado e presente, vamos acompanhar Adeline se transforma em Addie. Sim, se transformar; a Addie de trezentos anos não permanece a mesma ao longo dos anos, consequências de sua vivência durante o tempo. Em troca da liberdade em viver sua vida como quiser, a jovem faz esse acordo e a consequência é nunca ser lembrada por ninguém. Addie é determinada, sonhadora, espírito livre, um tanto teimosa, romântica, esperançosa... e todas essas características vão se adaptando à sua personalidade através dos anos que vive.

"Não quero pertencer a ninguém, não quero pertencer a ninguém senão a mim mesma. Eu quero ser livre. Livre para viver e encontrar meu próprio caminho, para amar ou para ficar sozinha, mas pelo menos é minha escolha, e estou tão cansada de não ter escolhas, com tanto medo dos anos que passam correndo sob meus pés. Não quero morrer como vivi, o que não é vida."*



Durante a história, Schwab desenvolve bem a questão de presença, existencialismo, lembranças e memórias. No fato de Addie não ser lembrada por ninguém, ela trabalha o fato de como você quer deixar sua marca no mundo e nas pessoas, como você será lembrado quando partir...

O que é uma pessoa senão as marcas que deixa?*

Outro ponto bastante interessante é a ligação de Addie com os vários tipos de arte, seja pintura, literatura, música. Combinado com a escrita melancólica e um tanto triste da Schwab e a narração em terceira pessoa, a leitura se torna muito intimista e não tem como você não se apegar à Addie e sua história. A metalinguagem utilizada aqui foi mais que uma grata surpresa.

As histórias são uma forma de preservar a si mesmo. Para ser lembrado. E para esquecer.*

O início do livro pode parecer um pouco lento, mas essa lentidão é essencial para que conheça Addie e suas motivações. Os personagens secundários (e aqui entra qualquer um dos montes de relacionamentos amorosos que a personagem teve) são muito bem trabalhados e têm sua devida importância. 

Assim como a Denise (Queria Estar Lendo) pontuou na sua resenha, o fato da história e Addie se ater somente no ambiente europeu e americano foi um detalhe que não curti muito. Durante 300 anos, e deste uns 200 vivendo somente na França, senti que a Addie poderia ter se aventurado mais pelo mundo com sua imortalidade. Porém, Schwab recompensa no quesito representatividade lgbt+, incluindo a própria protagonista.

“Todos nós temos cicatrizes de batalha”, diz ela. “Pessoas do nosso passado.”*

Ao iniciar esse livro, não sabia bem que história a Schwab entregaria e foi muito melhor que eu esperava. Com certeza o hype nesse livro é mais que real e espero que logo todos tenham a oportunidade de ler The Invisible Life of Addie LaRue. (Inclusive um título nunca fez tanto sentido). Não dei mais detalhes porque esse é o tipo de obra que tem de ser vivida!

Que luxo contar uma história. Para ser lida, lembrada.*


* Sinopse e quotes traduzidos por mim

2 Comentários

  1. Oi, Lu! Tudo bom?
    Imagine ser imortal e ir pros ESTADOS UNIDOS KKKKKKKKK pelo amor de deus Addie me ajuda a te ajudar!
    Tirando isso, o livro é uma coisa que eu nem consigo conceber? A poesia que é a narrativa da Schwab, nossa. Dá uns arrepios só de lembrar JKABSUOASOGAO é realmente muito difícil falar desse livro, mas eu adorei sua resenha! Passou bem a sensação do que foi viver essa história.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ei, Luiza, eu também li a resenha desse livro no blog queria estar lendo, e adicionei o livro a minha lista de leituras. Um livro que teve dez anos de criação, é verdadeiro filho. E que bom que você curtiu a leitura!

    Books House

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)