Resenha #606: Uma Paixão E Nada Mais - Mary Balogh (Arqueiro)

Título: Uma Paixão e Nada Mais
Título Original: Only Enchanting
Autor: Mary Balogh
Série: The Survivor's Club #4
Páginas: 288
Ano: 2019
Editora: Arqueiro
Sinopse: Ao voltar para casa depois das Guerras Napoleônicas, Flavian, o visconde de Ponsonby, ficou arrasado ao ser abandonado pela noiva.
Agora a mulher que partiu seu coração está de volta, e todos estão ansiosos para que eles reatem o noivado. Exceto Flavian, que, em pânico, corre para os braços de uma jovem sensível e encantadora.
Apesar de ter sido casada por quase cinco anos, a viúva Agnes Keeping nunca se apaixonou, nem quer se apaixonar. Aos 26 anos, ela prefere manter o controle de suas emoções e de sua vida. Porém, ao conhecer o carismático Flavian, fica tão arrebatada que acaba aceitando seu impetuoso pedido de casamento.
Quando descobre que Flavian pediu sua mão apenas para se vingar da antiga paixão, Agnes decide fugir. Mas Flavian não tem a menor intenção de deixar a esposa partir, principalmente após descobrir que, para sua própria surpresa, está completamente apaixonado por ela.

Se você não leu os livros e/ou resenhas anteriores, não se preocupe
Essa resenha é livre de spoilers

E chegamos ao quarto livro da série Clube dos Sobreviventes. Em Uma Paixão e Nada Mais vamos acompanhar a história de Flavian, visconde de Ponsonby, e a víuva Agnes Keeping.

Durante a guerra, Flavian sofreu um acidente envolvendo um tiro na cabeça e, logo em seguida, foi pisoteado por seu cavalo. Por muito tempo, o visconde não conseguia ser expressar, mas com a ajuda de George e uma estadia em Penderris, ele conseguiu se recuperar. Mesmo com as sequelas do seu acidente, envolvendo fortes dores de cabeça e perda de memória, Flavian é um homem charmoso e decidido; e essas são as armas que ele utiliza para conquistar Agnes.

Agnes é uma viúva que se acostumou com sua vida no campo, morando com sua irmão mais velha, Dora. Ao conhecer Flavian em um baile dado por Sophie e Vincent alguns meses atrás, ela se encantou pelo visconde e esse encantamento perdurou até o seu reencontro. Agnes é uma mulher romântica e gentil e, mesmo com medo de se envolver com Flavian e acabar com o coração partido, ela aceita se casar com ele.


A história de Agnes e Flavian tem um ritmo mais lento que as outras apresentadas. Apesar de toda insistência de Flavian, Agnes ainda demora um pouco a aceitar seus sentimentos pelo visconde. Eu entendo de onde vem seus medos - medo do abandono, medo de ser somente uma distração, medo de se machucar -, mas o visconde estava sempre demonstrando que seu interesse pela viúva não era algo passageiro. Esse "rodeio" de Agnes em relação a Flavian pode não agradar muita gente.

Mary está sabendo bem desenvolver os traumas até agora apresentados pelos integrantes do Clube, o do o do Flavian foi bem condizente com sua condição. Você sente a angústia e desespero do personagem nos momentos que ele tenta se lembrar de algo e não consegue. Inclusive isso instiga bastante na questão que envolvendo sua ex-noiva.

Já falando da ex-noiva, sinceramente essa família do Flavian e dela viu... Senso e juízo passaram foi longe. Desde o início, eu sempre desconfiei dessa situação envolvendo o término do noivado no passado e meu terceiro olho nunca se engana. Quando se descobre no meio dessa situação, Agnes fica de cabeça erguida e mostra realmente veio pra ficar.

Outro ponto que gostei foi acompanhar a reunião do Clube, dessa vez em Middlebury. Mary deu um pouco mais de espaço na reunião anual e foi bem legal ver o entrosamento dos integrantes e também com as novas esposas. A amizade formada entre eles é bem bonita, e sempre estão apoiando um ao outro.

Em relação ao conflito entre Flavian e Agnes, eu achei que aconteceria mais cedo e por isso ficou a impressão de tudo muito corrido. Gostei da posição de Flavian em relação a como Agnes queria enfrentar essa situação e com isso o personagem ganhou altos pontinhos comigo.

Resenhas anteriores
Livro 1 - Uma Proposta e Nada Mais (The Proposal)
Livro 1.5 - O Pretendente (The Suitor)
Livro 2 - Um Acordo e Nada Mais (The Arrangement)
Livro 3 - Uma Loucura e Nada Mais (The Escape)

11 Comentários

  1. Oi Lu,
    Não estou muito animada para os romances de época, mas vejo tantos elogios a Mary e essa série que é impossível ignorá-la e já está na minha lista para as próximas compras, rs.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha. Estou querendo muito ler essa série depois que eu terminar Os Bridgertons.
    Estou imaginando aqui o que o povo não vi fazer com ele, já que memória dele está fraca. Jesus
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não sou muito chegada em romances de época, mas essa série parece ser uma que eu leria. Apesar de ter algumas ressalvas aqui e ali com alguns personagens, ainda daria uma chance para a história.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lu! Tudo bom?
    Acho que vou conseguir encaixar o primeiro livro dessa série na TBR de Dezembro. Tô bem curiosa pra ver essa história e personagens e principalmente a narrativa da Mary. Mas, pelo tanto que todo mundo fala, sei que vou gostar bastante!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ei, Luiza, tudo bem? Nossa, recentemente essa série tem bombado, eu pretendo ler em breve, mas são tantos livros para ler que eu fico até perdida. Mas a série já está na lista de leituras.


    Books House

    ResponderExcluir
  6. Oieee!
    Ainda não li essa série, mas cada vez que eu venho aqui, eu passo cada vontade rsrss
    Esse rodeio deve deixar muita gente louca, sim!!!

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu, que pena que ficou a sensação de um conflito corrido, mas sendo Mary eu me arrisco, preciso voltar pra essa série rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Vivo tentada a começar essa série de livros e não querer ler outra coisa enquanto não finalizar kkkkk. Adorei saber suas considerações.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu! Aquela noiva era uma roubada, que mulherzinha desprezível. Eu senti vontade de bater nesta mulher todo o tempo, mas amei este livro. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Gostei bastante do artigo, muito bom mesmo! Estou amando ler seus artigos e compartilhar com os amigos!


    Meu Blog: Goiás da Sorte Ao Vivo

    ResponderExcluir
  11. Já tem tanta resenha sobre essa série, que estou é ficando curiosa e querendo conferir também... rs
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)