Resenha #605: Memento - Amie Kaufman & Jay Kristoff (Knopf Books For Young Readers)

Título: Memento
Título Original: ---
Autor: Amie Kaufman & Jay Kristoff
Série: The Illuminae Files #0.5
Páginas: 84
Ano: 2020
Editora: Knopf Books For Young Readers
Sinopse*: AIDAN é a IA que você vai adorar odiar.
O sistema de IA avançado deveria proteger uma frota de sobreviventes que escaparam do ataque mortal em Kerenza IV. AIDAN era considerado infalível. Mas nas caóticas semanas e meses que se seguiram, ficou claro que algo estava terrivelmente, terrivelmente errado com a AIDAN ...



Se você não leu os livros e/ou resenhas anteriores, não se preocupe
Essa resenha é livre de spoilers

Em 2020, completa cinco anos do lançamento de Illuminae. Em comemoração, Amie e Jay decidiram lançar o ebook de Memento, anteriormente lançado somente físico como brinde na pré-venda (se não me engano) de Aurora Rising.

Nesse conto, estamos situados seis semanas antes do planeta Kerenza IV ser atacado. Aqui, vamos acompanhar a jovem soldado Olivia Klein e seu trabalho com nosso velho conhecido AIDAN.


Apesar de poucas páginas, o conto conseguiu mostrar um pouco mais de AIDAN. Foi bem estranho vê-lo antes de todos os acontecimentos de The Illuminae Files. Em Illuminae é dito que AIDAN está com um comportamento estranho e aqui vemos como e quando isso começou a mudar. Inclusive, as últimas páginas com sua narração já nos dá um vislumbre do que a IA será capaz de fazer durante a série.

Olivia foi uma personagem criada apenas para esse conto e me vi super gostando dela. Trabalhando bem próximo a AIDAN, ela é uma das primeiras pessoas a perceber mudanças sutis na IA e tem que lutar muito para provar aos seus comandantes. As conversas entre a personagem e AIDAN foram de grande influência na mudança de personalidade da IA.

Como falei antes, a história aqui vai até o ponto onde começa Illuminae e gostei bastante desse acréscimo. No livro, pegamos o bonde já andando e somente da visão dos civis Kerenza, então foi legal ver a reação da tripulação da Alexander.

Alguns personagens que aparecem na série tem sua participação aqui (#sdds McNaulty) e temos também um pequeno romance, mas que infelizmente não termina muito bem para ambas as partes e nem preciso dizer de quem é a potencial culpa...

Memento veio para acrescentar algumas informações à trilogia e continuar sofrendo por seus personagens.

Resenhas anteriores
Livro 1 - Illuminae
Livro 2 - Gemina
Livro 3 - Obsidio

8 Comentários

  1. Ei, tudo bem? Eu ainda não tinha ouvido falar dessa série literária, mas ela parece bem diferente. Eu fiquei um pouco perdida no post, então vou aproveitar e ler as resenhas dos outros livros, para eu me situar.

    Books House

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu, tudo bem?

    Não conhecia a série, então fui ler suas resenhas anteriores a esse conto para entender melhor a história. Gostei bastante da premissa da história, já que sou fã de narrativas com uma pitada de ficção científica e fantasia. Vou adicionar na minha lista!

    Beijos;*
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lu! Tudo bom?
    CINCO ANOS e eu nem cheguei perto de ter esse livro, que sofrência. Ainda vou comprar! Se os deuses do capitalismo quiserem, rola 3 por 2 de importados na black friday.
    Vou ficar de olho pra tentar pegar esse também!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu, eu não li a série então fico meio perdida, mas contos são sempre bons para os fãs rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Amei saber que já se completa 5 anos desse livro e eu ainda não conhecia, achei bacana, e amei conhecer. Gostei da capa e fiquei bem curiosa com a referência que faz ao planeta dos macacos, fiquei com vontade de ler até porque é miudinho.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu preciso ler essa série!!! Além do Jay ser um dos autores, as obras chamam muita atenção minha. Nem acredito que já fazem 5 anos!!

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia essa série e já fiquei querendo ler. O bom é que agora dá para ler esse e só depois partir para os outros.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu,

    Cade essa série por aqui? Desde da sua resenha do primeiro livro que estou doida para ler e nada das editoras se pronunciarem.

    Bjs
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)