Resenha #592: A Troca - Beth O'Leary (Intrínseca)

Título: A Troca / Intrínsecos #24
Título Original: The Switch
Autor: Beth O'Leary
Série: ---
Páginas: 352
Ano: 2020
Editora: Intrínseca
Sinopse: Eileen está cansada de ter 79 anos.
Leena está cansada da vida na casa dos vinte.
Talvez seja hora de elas trocarem de lugar ...
Quando a superestimada Leena Cotton é obrigada a tirar dois meses de férias forçadas após estragar uma grande apresentação no trabalho, ela foge para a casa de sua avó Eileen para descansar um pouco. Eileen acabou de ficar solteira e está prestes a fazer oitenta anos. Ela gostaria de uma segunda chance no amor, mas sua pequena vila em Yorkshire não oferece muitos cavalheiros elegíveis.
Depois que Leena descobre a situação romântica de Eileen, ela propõe uma solução: uma troca de dois meses. Eileen pode morar em Londres e procurar o amor. Enquanto isso, Leena cuidará de tudo na zona rural de Yorkshire. Mas com vizinhos fofoqueiros e dinâmicas familiares difíceis de navegar pelo norte, e colegas de apartamento da moda em Londres e encontros online para enfrentar na cidade, colocar-se no lugar do outro é mais difícil do que qualquer um deles esperava.
Leena descobre que um relacionamento à distância não é tão romântico quanto ela esperava que fosse, e então há o irritantemente perfeito - e distraidamente bonito - professor, que continua aparecendo para superar seus esforços para impressionar os moradores locais. De volta a Londres, Eileen é um grande sucesso com seus novos vizinhos, mas será que seu par perfeito está mais perto de casa do que ela pensava?


Quando eu soube que o Intrínsecos de setembro seria o novo livro da Beth O'Leary, não via a hora de chegar a minha caixinha. Eu amei Teto Para Dois e estava bem ansiosa por A Troca. E claramente a autora não me decepcionou.

Em A Troca vamos acompanhar Eileen e Leena Cotton, vó e neta. As duas não poderiam ter uma vida mais diferente. Leena mora em Londres e está sobrecarregada do emprego. Eileen mora no interior e quer voltar a ativa na vida amorosa. As duas combinam trocar de casa - e de vida - por dois meses e esse arranjo vai trazer mais que uma nova rotina para as duas.

O livro tem capítulos alternados entre Eileen e Leena. A escrita da Beth é bem gostosinha e junta com as personalidades das protagonistas, você se envolve na leitura e não quer mais parar. A ambientação se divide entre a vida moderna em Londres e a bucólica em Hamleigh-in-Harksdale, e você vai percebendo o quanto essa mudança de vida foi bom para as duas personagens. 


A Troca aborda assuntos interessantes como excesso de trabalho, luto, relacionamentos tóxicos, relacionamentos na terceira idade e autoconhecimento. Inclusive esse último assunto foi o que mais gostei no livro e como a autora trabalhou. Esse arco da Eileen me lembrou muito a série Grace & Frankie, que também aborda a questão da vida na terceira idade. Inclusive Eileen tem muitas vibes de Frankie, porém menos surtada.

Leena é de fácil identificação com a pressão que sente em ser a melhor no trabalho e se encontrar perdida, porém se obrigando a permanecer a mesma Leena antes da morte da irmã. Eileen é de admirar pois é uma senhora altiva e cheia de vida, muito generosa e disposta a viver o que não viveu enquanto casada. Essa troca de vida não ajudou somente Leena e Eileen a se encontrarem, mas também melhorou a relação entre as duas envolvendo Marian, mãe de Leena e filha de Eileen. 

Os personagens secundários são ótimos também. Adorei ver a amizade entre Eileen e os amigos de Leena, assim como a neta com os amigos da avó. Fitz, Martha e Bee mostraram a Eileen que a vida em Londres não é tão assustadora assim. E a Patrulha do Bairro mostrou a Leena que há mais em velhinhos do que apenas crochê. Inclusive, o grupo de idosos de Hamleigh-in-Harksdale rouba demais a cena. Nossa, me diverti demais com esse povo e eu só queria chegar na terceira idade com metade do ânimo deles. 

Temos também um pequeno romance, tanto do lado de Eileen quanto de Leena. Leena tem um namorado, mas ao conhecer um jovem professor em Hamleigh-in-Harksdale, começa a repensar seriamente sobre sua relação. Já Eileen se aventura no mundo dos encontros na terceira idade, se arriscando em sites de relacionamentos, até que se dá conta que há alguém perfeito bem próximo dela.

A Troca tem aquele clima de história de Sessão da Tarde e que acaba por deixar o coração bem quentinho ao final da leitura. Os direitos de adaptação já foram adquiridos por Steven Spielberg (sim, ele mesmo) com Rachel Brosnahan (The Marvelous Mrs. Maisel) no (provavelmente) papel de Leena. O livro já está em pré-venda na Amazon e você pode adquirir clicando aqui.

7 Comentários

  1. Oi Lu, eu estou com altas expectativas para a leitura desse livro, eu amei Teto para dois!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lu! Tudo bom?
    Petição pra Jane Fonda interpretar a Eileen ou eu nem desço pro play pra assistir a adaptação.
    EU AMEI TANTO TUDO NESSE LIVRO AKJBFGAUOGBAUOA A Patrulha é a melhor coisa do MUNDO, nossa. E a narrativa dessa mulher é tão boa e equilibra humor e drama tão bem, que autora pra acompanhar pra sempre <3

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu! Esse e o outro da autora já estão na minha lista, estou ansiosa para ler ambos. Ache a premissa deste ainda mais interessante e quero muito conhecer estas duas personagens. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha. Quero ler esse livro desde que li Teto para Dois, e que bom que chegou aqui.
    A história parece tão leve e eu gostei muito da escrita da autora, agora só esperar lançar mesmo
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu amo esse vibe de trocar de casa. Tem um filme que eu amo que acontece isso, mas não lembro qual agora hahaha eu tô louca nesse livro, mas tenho que esperar ser lançado ainda. Me arrependo de não ter assinado a caixinha antes aff
    Beijo!
    http://www.capitulotreze.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu, tudo bem?

    Desde que li a resenha desse livro no Queria Estar Lendo já coloquei ele na minha lista. A premissa dele possuir todos os ingredientes que adoro em histórias do tipo. Não vejo a hora de poder ler ele!

    Beijos;*
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  7. Olá!!! Realmente o livro lembra uma tarde chuvosa, assistindo uma comédia leve que deixa o coração aquecido. Amei o jeito como a autora trabalhou temas tão profundos como solidão, relações abusivas, luto, aplicativos de relacionamentos de maneira tão singular e leve!!! Quero fazer parte de uma patrulha de bairro kkkkk Não vejo a hora de assistir a adaptação do romance no cinema. Estou eileeinada!!!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)