Resenha #442: Teto Para Dois - Beth O'Leary (Intrínseca)

Título: Teto para Dois
Título Original: The Flatshare
Autor: Beth O’Leary
Série: ---
Páginas: 400
Ano: 2019
Editora: Intrínseca
Sinopse: Eles dividem um apartamento com uma cama só. Ele dorme de dia, ela, à noite. Os dois nunca se encontraram, mas estão prestes a descobrir que, para se sentir em casa, às vezes é preciso jogar as regras pela janela.
Três meses após o término do seu relacionamento, Tiffy finalmente sai do apartamento do ex-namorado. Agora ela precisa para ontem de um lugar barato para morar. Contrariando os amigos, ela topa um acordo bastante inusitado.
Leon está enrolado com questões financeiras e tem uma ideia pouco convencional para arranjar dinheiro rápido: sublocar seu apartamento, onde fica apenas no período da manhã e da tarde nos dias úteis, já que passa os finais de semana com a namorada e trabalha como enfermeiro no turno da noite. Só que tem um detalhe importante: o lugar tem apenas uma cama.
Sem nunca terem se encontrado pessoalmente, Leon e Tiffy fecham um contrato de seis meses e passam a resolver as trivialidades do dia a dia por Post-its espalhados pela casa. Mas será que essa solução aparentemente perfeita resiste a um ex-namorado obsessivo, uma namorada ciumenta, um irmão encrencado, dois empregos exigentes e alguns amigos superprotetores?


Desde a sinopse, Teto Para Dois despertou minha atenção. Toda essa história de dividir a mesma cama tinha cheiro daqueles clichezinhos românticos que tanto amo na hora de intercalar leituras. Entretanto, Teto Para Dois vai muito além disso.

Tiffy acabou de sair de um relacionamento conturbado e está procurando um lugar barato para morar. Leon está em um relacionamento gasto e precisando de dinheiro. De início, essa ideia de dividir o mesmo apartamento em horários diferentes pareceu a melhor saída para os dois. Apesar de não se conhecerem pessoalmente, por troca de bilhetes nasce uma amizade bem fofinha entre os dois moradores.

Tiffy é uma moça divertida, alegre e bem alto astral. Leon é um cara bem introvertido, mas com as pessoas certas seu senso de humor aparece. A narração é alternada entre os dois e o tom dos capítulos reflete bem a personalidade de cada um. O começo pode ser um pouco parado, mas não sei em que momento eu me vi completamente envolvida nesse troca-troca e não consegui mais largar.

Mas nem só de romance fofinho vive Teto Para Dois. Aos poucos, Tiffy vai se dando conta que seu relacionamento com o ex era extremamente abusivo e tóxico. Já da parte de Leon, ele move mundos e fundos para tentar provar a inocência de seu irmão mais novo, que foi condenado injustamente. É de se pensar que, com esses assuntos, a história ficaria pesada, mas não; Beth trata os dois - principalmente da parte de Tiffy - de forma bem leve e delicada.


Encontrando apoio um no outro, é maravilhoso acompanhar tanto Tiffy quanto Leon sair de seu casulo. Tiffy por conta do seu processo de reavaliar seu ex-relacionamento e o quanto ela sofreu e foi manipulada. Leon pelo fato dele ter se acostumado a uma rotina e ter medo de mudanças

Destaco também os personagens secundários. Dando todo apoio a Tiffy e querendo sua felicidade, temos Gerty, Mo e Rachel. Apesar da sua condição, Richie é um cara de personalidade tranquila e é a rocha para Leon não desistir de seu caso. Os quatro são peças importantes na vida de Tiffy e Leon e creio que eles não teriam evoluído - tanto como pessoa quanto como casal - sem as pequenas interferências deles.

Gostei muito de acompanhar o dia-a-dia no trabalho tanto de Tiffy quanto Leon. Tiffy é editora em uma editora independente e Leon é enfermeiro em uma casa de repouso. E é nessa rotina maluca dos dois que somos presenteados por suas conversas através de post-its colados pelo apartamento.

A escrita da autora é bem direta e fluída. O começo pode ser um tanto parado, como falei, mas o desenvolvimento da história compensa bastante. Apesar do tanto de páginas e de capítulos, com a alternância de narração e o tamanho dos capítulos, a leitura tem um bom ritmo. Está mais que recomendado para quem queira ler um romance fofo, mas que também aborda assuntos importantes.

15 Comentários

  1. Oi Lu, eu fiquei mais curiosa mesmo é com o burburinho que esse livro causou, porque eu nem tinha lido a sinope até hoje, ao ler sua resenha e olha, deu vontade de ler heimm!
    Adoro capítulos alternados e quando a leitura flui rapidamente, vou querer ler sim!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luiza!
    Menina eu to louca pra ler esse livro, e a cada resenha que leio só fico mais atiçada haha. Parece ser uma história muuito fofinha e romântica! Ultimamente estou lendo livros mais pesados, e Teto Para Dois seria perfeito para intercalar ♥

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  3. Amei sua resenha, Luiza. Esse livro parece ser ótimo, gosto de leituras assim, mesmo ela sendo mais parada no início, vale a pena conhecer! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lu! Tudo bom?
    Eu fiquei interessada nesse livro pela capa e premissa, que bom que o conteúdo é ótimo! Vou colocar no carrinho pra procurar na Black Friday porque aaaaaaa esse tipo de história é sempre bem-vindo.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Por não ser fã de romances e clichê, eu achei a base da história desse livro MUITO LEGAL. Sério, eu posso facilmente dar uma chance a esse livro entre umas leituras mais pesadas.
    Amei a sua resenha, e ahhh, eu não poderia deixar de comentar, mas a cachorrinha de estimação da minha mãe se chama Tiffy, hahahaha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥ | Instagram - Vem interagir no Insta tbm!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lu!
    A blogosfera inteira está resenhando esse livro, impressionante! hahaha Melhor ainda é que todo mundo amou a leitura. Ainda bem, pois é minha leitura atual e já estou torcendo demais para os dois <3
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  7. Olá, Luiza.
    A sua é a segunda resenha que leio desse livro e estou muito interessada nele. Legal saber que o livro é mais do que apenas um livro levinho e clichê. Eu gosto quando os autores inserem assuntos relevantes de uma forma mais leve.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Interessante o livro abordar essa parte que a personagem percebe o quanto era ruim o relacionamento dela com o ex. Gosto de leituras divertidas e leves assim. Ótima indicação!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu! Tenho visto muitos comentários positivos sobre a obra e estou muito curiosa. Vou pegar o e-book em breve.Eu achei a premissa criativa. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Oi Lu!
    To ansioso pra ler esse romance. Voce e a Pri falaram tanto que me hypou. E curioso porque sabia bem pouco dele ate os comentarios e a resenhas agora. Espero gostar do casal.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lu!
    Tenho lido vários comentários positivos sobre esse livro. É bom saber que não é apenas um romance fofo e possui temas relevantes.

    Beijos
    Construindo Estante || Instagram

    ResponderExcluir
  12. Oi Lu, eu estou com altas expectativas, confesso que me assustei com a quantidade de páginas, mas agora me empolguei!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  13. ah bem bacana conhecer esse livro, as vezes algumas historias começam meio paradas mesmo, mas se entram no ritmo compensa

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  14. EU quaaaaase pedia esse livro nos pedidos do mês da intrinseca. Sua resenha me instigou bastante, também adoro livros assim!

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  15. eu li esse livro em dois dias e ele é simplesmente perfeito! eu não consegui parar de ler desde o primeiro momento, ele me prendeu, me causou emoções gigantes, foi perfeito!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)