Música #49: RBD


E vamos aproveitar e aclamar que essa banda que marcou toda uma geração entrou no Spotify e praticamente quebrou toda a plataforma. Então, yo digo R tu dices BD!

RBD foi um grupo musical pop mexicano criado a partir da telenovela mexicana, Rebelde (2004—06). O grupo era composto por Alfonso Herrera, Anahí, Christian Chávez, Christopher von Uckermann, Dulce María e Maite Perroni, tido até hoje como uns dos grupos de maior êxito do pop mexicano e da América latina em todos os tempos. O grupo deu início as suas atividades em 30 de setembro de 2004 com o lançamento do primeiro single de seu álbum de estreia, Rebelde, e encerrou suas atividades em 10 de março de 2009, após o lançamento de seu último álbum de estúdio, Para Olvidarte de Mí.

O RBD (abreviação de "ReBelDe") surgiu em 2004, dentro da telenovela mexicana Rebelde, produzida pela Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas entre 04 de outubro de 2004 até 02 de junho de 2006, o grupo seguiu com a carreira musical após o final da trama. Na novela, a banda era inicialmente um quarteto, assim como na versão argentina da trama, formado pelas personagens Celina Ferreira (Estefania Villareal), Roberta Pardo (Dulce María), Miguel Arango (Alfonso Herrera) e Diego Bustamante (Christopher von Uckermann). Com o desenvolvimento da novela, as personagens Lupita Fernandez (Maite Perroni), Mía Colucci (Anahí), e Giovanni Méndez (Christian Chávez) passaram a integrar o grupo, ocasionando a saída da personagem Celina, ainda na primeira temporada.

A maior parte dos temas musicas da novela era cantada pelo próprio grupo, dentre os quais, destacam-se: "Rebelde", "Solo Quédate En Silencio", "Sálvame" e "Nuestro Amor", que, ao longo de três temporadas e 440 capítulos, foram usados como tema de abertura da trama. Além destas, outras canções do grupo integraram a trilha sonora da novela, como, por exemplo, "Un Poco de Tu Amor", "Tras De Mí" e "Este Corazón". Com a repercussão obtida pela novela no México, o SBT comprou os direitos autorais desta para que fosse exibida no Brasil. A novela estreou no Brasil em 15 de agosto e 2005 e foi exibida até 29 de dezembro de 2006.

O RBD lançou o primeiro single, "Rebelde", em 30 de setembro de 2004. Em novembro, foi lançado no México, o primeiro disco do grupo, Rebelde, e em janeiro de 2005 nos demais países do mundo. No Brasil, no entanto, o disco só foi lançado em novembro do ano seguinte. No México, o álbum recebeu um disco de diamante e outro de disco de ouro pelas mais de 550 mil cópias vendidas, além ter ficado em primeiro lugar na lista dos discos mais vendidos do país por cinquenta e sete semanas. No Chile e nos Estados Unidos, o álbum recebeu as certificações de disco de platina e platina quádruplo, respectivamente.

Em janeiro de 2005, o grupo deu inicio a primeira turnê, intitulada Tour Generación RBD. Além do México, a turnê passou por diversos países da América Latina, o primeiro show internacional foi na Colômbia, em Medellín, para 30 mil pessoas e o segundo em Cali, para 52 mil pessoas. Em julho de 2005, a banda lançou seu primeiro CD/DVD ao vivo, intitulado Tour Generación RBD En Vivo, gravado no Palácio de Los Deportes, na Cidade do México para mais de 40 mil pessoas. O DVD vendeu 250 mil cópias no México, 100 mil nos Estados Unidos e 50 mil na Espanha. No Brasil, o DVD foi o nono mais vendido de 2005 e o terceiro mais vendido de 2006.

Em agosto, a telenovela Rebelde passou a ser exibida no Brasil pelo SBT. A repercussão foi imediata e as canções da novela ganharam versões em português cantadas pelos próprios, traduzidas por Cláudio Rabello. As duas versões do CD venderam, juntas, 500 mil cópias em um mês, recebendo a certificação de disco de diamante no Brasil e ficaram entre os 20 álbuns mais vendidos de 2005. Simultaneamente, a novela era exibida Estados Unidos pelo canal latino Univision e o CD Rebelde chegou ao mercado norte-americano, conseguindo o segundo lugar da parada dos discos latinos.

O álbum Nuestro Amor, segundo disco de estúdio do grupo, que incluí doze canções inéditas, foi lançado em setembro de 2005 no México. Este álbum marcou novos recordes de vendas no país: em apenas 7 horas foram vendidos 127 mil cópias e recebeu um disco de platina. Nos Estados Unidos, o disco chegou a primeira posição na parada da Latin Pop Albuns, recebendo um disco de platina pelas 100 mil cópias vendidas e no Brasil, o álbum ficou entre os 20 mais vendidos de 2006. O álbum foi indicado ao Grammy Latino 2006 na categoria Melhor Álbum Pop Por Grupo ou Dupla, mas perdeu para o álbum Guapa da banda La Oreja de Van Gogh, e o grupo performou a canção "Trás de Mi" na cerimônia. Assim como o álbum anterior, este também ganhou uma versão em português, intitulada Nosso Amor Rebelde, que também ficou entre os mais vendidos de 2006 no Brasil.

O primeiro compromisso da banda no ano, foi um show acústico realizado em 21 de janeiro no Teatro Pantages, em Los Angeles para duas mil pessoas. Em 3 de fevereiro, o grupo desembarcou no Brasil para fazer divulgação do álbum Rebelde. Em 20 fevereiro, o grupo passou com a Tour Generación RBD, nos Estados Unidos, cantando no estádio Memorial Coliseum para 70 mil pessoas, o show virou um especial, gravado pela emissora Televisa e exibido pela emissora Telehit, intitulado Memorial Coliseum. Neste ano, foram vendidos 694.655 ingressos, de acordo com o North American Shows Worth um valor total de $23.600.000, alcançando a vender mundialmente 749.485 ingressos, chegando a ocupar o décimo quarto lugar do shows mais vendidos mundialmente em 2006. Em abril, foi lançado Live in Hollywood, CD e DVD ao vivo gravado em Los Angeles. O DVD foi o mais vendido no Brasil em 2006, segundo a Pro-Música Brasil. O disco traz versões acústicas das canções do álbum Nuestro Amor (2005) e o single "No Pares", interpretado por Dulce María. O Live in Hollywood conquistou o sexto lugar da parada de discos latinos nos Estados Unidos e o DVD chegou aos mais vendidos em diversos países. Ainda em abril, foi lançado o filme documental ¿Que Hay Detrás de RBD?, mostrando os bastidores da primeira fase da Tour Generación RBD pela América do Norte e do Sul, sendo o quarto DVD mais vendido de 2006 no Brasil.

Em 02 de junho, após três temporadas, a novela Rebelde chegou ao fim no México, o que culminou em uma maior dedicação do grupo à música. Em setembro de 2006, voltaram ao Brasil com a Tour Generación RBD (Tour Brasil no Brasil), considerada até hoje a maior turnê de um artista internacional já realizada no Brasil. Com essa turnê a RBD se apresentou em doze cidades e realizou treze shows, tendo gravado em São Paulo o videoclipe do single "Ser o Parecer" e no Rio de Janeiro, o DVD Live in Rio, no estádio do Maracanã para 50 mil pessoas. Em outubro o grupo desembarcou nos Estados Unidos para realizar no dia 31 um show especial em Houston, no Texas, em comemoração ao halloween, o show foi gravado e exibido pela Televisa. Em novembro de 2006, o RBD lançou seu terceiro álbum gravado em estúdio: Celestial e uma edição especial em português. O disco é considerado o mais bem sucedido da carreira do grupo nos Estados Unidos: debutou em décimo quinto lugar na parada dos discos mais vendidos da Billboard.

Duas semanas depois, foi lançado o álbum Rebels, primeiro disco em língua inglesa do grupo e que vendeu aproximadamente 1 milhão e 200 mil cópias mundialmente, sendo 225 mil só nos Estados Unidos. Contendo apenas um single, "Tu Amor", que foi escrita pela estadounidense Diane Warren e versões de músicas dos discos anteriores do grupo. O disco foi lançado no Japão sob o título We Are RBD. Dois anos foram suficientes para que o RBD se tornasse no maior fenômeno pop da historia do México. Um milhão de cópias vendidas a nível mundial e uma turnê com mais de 70 shows com todos os ingressos vendidos.

No inicio de 2007, o RBD começou a gravar a série RBD, la familia, seriado que mostra o cotidiano do grupo, mesclando ficção e realidade. A série, que inicialmente teria vinte e quatro episódios, foi ao ar pela primeira vez em 14 de março de 2007 e foi exibido pela rede de televisão Sky, em um total de 13 capítulos. A trilha sonora da série foi lançada no mesmo dia. Em 02 de fevereiro, foi lançado o DVD Live in Rio, gravado no ano anterior durante a passagem do grupo pelo Brasil. Segundo a Pro-Música Brasil, o DVD foi o décimo quarto mais vendido de 2007 no Brasil.

Em abril de 2007, o RBD deu início aos shows da turnê Tour Celestial, que esteve em países como México, Brasil, Equador, Romênia, Espanha, Estados Unidos, entre outros. Durante a passagem pelo Brasil, ainda em abril, o até então presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva convidou o grupo para ir a sua casa, onde participaram de um churrasco e jogaram futebol com o então presidente. O grupo foi convidado para se apresentar no maior concurso de beleza do mundo, o Miss Universo. No evento, ocorrido no Auditório Nacional da Cidade do México, em 28 de maio, o grupo realizou um medley com as canções "Wanna Play", "Cariño Mio" e "Money, Money", canções do disco Rebels (2006). Em junho, o grupo realizou oito apresentações na Espanha, sendo uma delas foi em Madri, onde foi gravado o DVD Hecho en España no Estádio Vicente Calderón para 40 mil pessoas, vendendo 100 mil cópias no México e na Espanha. No Brasil o DVD foi o décimo primeiro mais vendido de 2007. Em 19 de julho, RBD apresentou seu novo single, "Bésame Sin Miedo", na quarta edição dos Prêmios Juventud, no qual ganhou sete prêmios, incluindo "Voz do Momento" e "Concerto Favorito".

Em 24 de novembro, a banda lançou o quarto disco gravado em espanhol e quinto no geral, o Empezar Desde Cero, que foi certificado com disco de ouro, apenas uma semana após seu lançamento. O disco vendeu mais de 400 mil cópias apenas no México, recebendo o certificado de platina quádruplo. No Brasil e na Espanha, o álbum recebeu um disco de ouro. A canção "Inalcanzable", primeiro single do disco, e "Empezar Desde Cero" debutaram, respectivamente, em segundo e em décimo sétimo lugares na Billboard Latin Charts. O álbum foi indicado ao Grammy Latino 2008 na categoria "Melhor Álbum Pop Por Grupo ou Dupla".

Em 02 de fevereiro de 2008, a banda cantou seus maiores sucessos no Super Bowl Pepsi, nos Estados Unidos. Em 15 de fevereiro de 2008, o RBD deu início a Empezar Desde Cero World Tour nos Estados Unidos, onde ficaram por mais de 3 meses realizando diversos shows em várias cidades. A turnê ainda passou pela República Dominicana, Porto Rico, Espanha, Brasil, Paraguai, Chile, Romênia, Venezuela, entre outros. Em abril de 2008, Maite Perroni, uma das vocalistas do grupo, confirmou que iria protagonizar a telenovela mexicana Cuidado con el Ángel. Muitos se perguntaram se Maite seguiria ou não no grupo, mas Pedro Damián confirmou que Maite conciliaria as gravações da novela com os shows do grupo.

Após o encontro da banda com o até então presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva em 2007, a banda foi convidada para se apresentar no 48º aniversário da capital brasileira em 21 de abril de 2008. A banda realizou um show na Esplanada dos Ministérios às duas da tarde para mais de 200 mil pessoas, ocasionando a gravação do quinto DVD da banda, o Live in Brasília, sendo o primeiro e único DVD da banda gravado durante o dia. Em 23 de julho de 2008, a banda realizou um show especial intitulado Concierto Rebelde na Cidade do México em comemoração aos 3 anos da revista Rebelde Oficial. O show foi gravado e exibido ao vivo pela emissora mexicana Ritmoson Latino.

Em 15 de agosto de 2008, com cinco álbuns lançados, quatro álbuns de vídeo gravados e 23 singles, o RBD anunciou o fim do grupo, através de um comunicado publicado no site oficial da banda. A cantora Anahí organizou uma passeata mundial contra o fim do grupo com todos os fãs. Apenas oito dias após o anúncio do fim da banda, cidades de diversos países como México, Estados Unidos, Espanha, Colômbia, Venezuela, El Salvador, Chile, entre outros participaram da passeata. No Brasil não foi diferente, cidades como Manaus, Belém, Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo com aproximadamente duas mil pessoas na Avenida Paulista.

Em 25 de novembro de 2008, foi lançado o Best of RBD, um CD/DVD produzido com os principais singles da banda e um DVD que continha alguns vídeos musicais. Além disso, uma versão em português do álbum exclusivamente para o Brasil também foi lançada, o Hits Em Português. Ainda em novembro, concretizou-se a despedida da banda, fazendo sua última turnê mundial, a chamada Gira Del Adios World Tour. A turnê passou por vinte cidades de países como: Bolívia, Argentina, Brasil, Estados Unidos, Equador, Peru, Chille, Eslovênia, Sérvia e realizou seu último concerto em Madri, na Espanha no dia 21 de dezembro de 2008.

No dia 10 de março de 2009, o RBD lançou seu último disco com músicas inéditas, chamado Para Olvidarte de Mí. O álbum, que contém treze canções em espanhol, é marcado pela melancolia das canções e é o adeus definitivo do grupo. O projeto não teve muita divulgação e teve apenas um single oficial, que leva o mesmo nome do álbum.

Em 24 de março de 2009, quase um ano após a gravação, foi lançado o quinto DVD do grupo, Live in Brasília, filmado durante o 48º aniversário da cidade de Brasília. Em 02 de dezembro, foi lançado o sexto e último DVD ao vivo do grupo, o Tournée do Adeus, gravado para mais de 12 mil pessoas na Arena Skol Anhembi em São Paulo durante a última turnê do grupo.

RBD foi um dos fenômenos mais importantes da cultura pop latina nos anos 2000, apesar de sua curta duração no cenário musical, o fenômeno cultural liderado pela novela Rebelde e o grupo de música pop RBD, acompanhado por estratégias publicitárias e artísticas de 2004 a 2009 no México e depois no resto da América Latina significou o reconhecimento do público jovem que acompanhou as aventuras do grupo massivamente, deixando um legado de seis álbuns de estúdio, dois programas de TV e múltiplos reconhecimentos. Em 2 de março de 2007, o mundo tomou ciência sobre a orientação sexual de Christian Chávez, que através de uma declaração falou a respeito, depois que as fotos de seu casamento com o canadense BJ Murphy foram divulgadas. O membro da RBD se tornou o primeiro cantor mexicano assumidamente gay. Em 04 de outubro, foi selecionado como o Dia Mundial da RBD desde que a novela Rebelde foi lançada no México, em 2004.

Muitos artistas têm citado RBD como seu ídolo ou inspiração e foram influenciados pelo grupo em algum ponto da sua carreira, como Danna Paola, Anitta, Pabllo Vittar, Manu Gavassi, Gloria Groove, Lia Clark, Anavitória e Camila Cabello.

Em 2018, foi anunciado RBD: El Documental, onde "vai mostrar o que os fãs não viram no palco, ou na tela, o que ficou um pouco para trás, esses segredos", disse o produtor Pedro Damián, embora ainda não há data definitiva de estreia. Em 6 de outubro de 2018, foi lançado através do YouTube o primeiro trailer do documentário. O vídeo mostra cenas dos bastidores dos últimos concertos oferecidos pela banda na Gira del Adiós World Tour filmado em Buenos Aires e Madrid, bem como entrevistas dadas pelos membros durante o processo. Em 17 de janeiro de 2019, foi publicado o segundo trailer do documentário, o audiovisual chama "PonchoCam" gravou um vídeo com duração de 54 segundos das filmagens feitas por Alfonso Herrera do palco, junto com a banda.

A marca RBD produtos como bonecas, gomas de mascar, produtos para higiene e alimentos, além de uma revista editada no México, Romênia, Espanha e Brasil. Tendo como língua base o espanhol, o grupo obteve um grande sucesso na América Latina, na Europa, Ásia e Estados Unidos. Em 15 de agosto de 2008 o grupo anunciou a separação e realizou a turnê de despedida. Sua última apresentação aconteceu no dia 21 de dezembro de 2008, em Madri, Espanha.

E só de pensar que já fazem mais de dez anos que RBD acabou e ainda é um ícone na música. Já dizia Taylor Swfit, haters gonna hate mas a banda não só marcou toda uma geração e sim também um marco na indústria musical. Até hoje eu canto todas as músicas, tento todas as coreografias, assisto todos os shows... tudo isso com um baita sentimento de nostalgia e na esperança de um comeback pois não fui a nenhum show deles #todoschora

- Música favorita - Aún Hay Algo (faixa 6 do álbum Nuestro Amor)


- Primeira música que ouvi - Rebelde (faixa 1 do álbum Rebelde)


- Último clipe lançado - Para Olvidarte de Mi (faixa 3 do álbum Para Olvidarte de Mi)


Álbuns
- Rebelde (2004)
- Rebelde Edição Brasil (2004)
- Tour Generación RBD En Vivo (2005)
- Nuestro Amor (2005)
- Nosso Amor Rebelde (2006)
- Live In Hollywood (2006)
- Celestial (2006)
- Celestial Edição Brasil (2006)
- Rebels (2006)
- Empezar Desde Cero (2007)
- Hecho en Espana (2007)
- Para Olvidarte de Mi (2009)

Singles
- Rebelde
- Sólo Quédate en Silencio
- Sálvame
- Un Poco de Tu Amor
- Otro Día Que Va
- Enséñame
- Nuestro Amor
- Aún Hay Algo
- Tras de Mí
- Este Corazón
- No Pares
- Lento
- Ser O Parecer
- Tu Amor
- Money Money
- Celestial
- Bésame Sin Miedo
- Algún Día
- Dame
- Quiero Poder
- Inalcanzable
- Empezar Desde Cero
- Y No Puedo Olvidarte
- Estar Bien
- Para Olvidarte de Mi
- Adiós

4 Comentários

  1. Oi, Lu! Tudo bom?
    Bateu uma nostalgia muito forte aqui com esse post porque minha adolescência foi amar e venerar Rebelde e consequentemente a banda. SAUDADES MIA E SEUS ESCÂNDALOS E MIGUEL CRUSH ETERNO AFJKASBUOGASBUOASGBUASG
    É o tipo de banda que marcou geração e vai continuar marcando mesmo com o fim e os anos que se passaram <3

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lu! Eu sou completamente apaixonada pelo RBD! Lembro que eu trocava figurinhas da Alma Rey com meu amigo na 3ª série KKKKKKKKKKKKK Bons tempos! Eu ainda luto por um comeback, mas só de ter a discografia já disponível fico feliz. Eu prefiro os shows, acho que fica mais gostoso as músicas, mas aceito tudo de RBD <3
    Beijo!
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que post mais nostalgia!! Eu adorava RBD, ainda hoje escuto as músicas da banda. Marcou uma fase muito feliz da minha vida e a música e a telenovela só me trazem boas recordações. #saudades

    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu,

    Que saudade dessa época, lembro que eu ouvia sem parar essas músicas.
    Algumas até hoje ainda escuto.
    Preciso relembrar alguns momentos da banda ♥

    Bjs
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)