Música #46: Catfish and the Bottlemen

Share:

A indicação musical de hoje são esses garotos do Catfish and the Bottlemen

Catfish and the Bottlemen são uma banda de rock indie britânica, formada em Llandudno, North Wales em 2007. Seu álbum de estréia, The Balcony, alcançou o número 10 na parada de álbuns do Reino Unido e alcançou o status Platinum em 30 de dezembro de 2016. A banda já fez turnês na América do Sul, Japão, Reino Unido, Europa, América do Norte e Austrália e participou de vários festivais, incluindo Lollapalooza, Glastonbury, Latitude, Falls Festival, Community Festival, Reading e Leeds, T in the Park, Governors Ball, todos os pontos a leste e Bonnaroo. Eles também devem se apresentar no festival Splendor in the Grass de 2019, realizado em Byron Bay, Austrália. Eles também lideram o Trnsmt Festival em Glasgow, na Escócia, no sábado, 13 de julho de 2019. Eles venceram o Brit Award por British Breakthrough em 24 de fevereiro de 2016. Em 27 de maio de 2016, lançaram seu segundo álbum, The Ride, que alcançou o número 1 em nas paradas de álbuns do Reino Unido e vendeu 100.000 unidades no Reino Unido desde o seu lançamento. Em 26 de abril de 2019, eles lançaram seu terceiro álbum, The Balance, que alcançou o número 2 nas paradas de álbuns do Reino Unido.

Catfish and the Bottlemen, anteriormente conhecido como "The Prestige", foram fundados em abril de 2007, quando Ryan "Van" McCann e William Bibby (Billy Bibby) começaram a tocar violão juntos na casa dos pais de Bibby, uma cama e café da manhã em Llandudno, país de Gales. Os pais de McCann também moravam na cidade e Van era amigo do irmão mais novo de Bibby, Stephen, e foi assim que McCann e Bibby se conheceram. McCann e Bibby se juntaram a Benji Blakeway no baixo como o terceiro membro fundador da banda. O colega de escola Jon Barr seguiu pouco depois na bateria. Bibby, que toca violão desde os 10 anos, ensinou McCann e Blakeway a tocar.

Eles se promoveram tocando em faixas de apoio para bandas de amigos, como The Shallow Call, de Northwich, e tocando em parques de estacionamento após shows de outros artistas, incluindo bandas como Kasabian. Steve Lamacq tocou pela primeira vez uma demo inicial na BBC Radio 6 Music em março de 2009. Em 2009, o Catfish foi vice-campeão da 'Batalha das Bandas do North Wales', tendo sido derrotado por outra banda local, The Fides, que mais tarde fechou o Conwy River Festival.

O baterista original Jon Barr foi substituído por Robert "Bob" Hall em 2010. Hall foi apresentado à banda por um produtor de North Wales que estava trabalhando com a banda na época. Jonathan Bond "Bondy" entrou na banda em agosto de 2014, substituindo Bibby.

A banda deriva seu nome da primeira memória musical de infância de McCann: a de um artista de rua australiano em Sydney, tocando garrafas de cerveja amarradas a um fio que se chama Catfish the Bottleman. Ele foi chamado de "Peixe-gato" por causa de uma barba espetada que usava quando começou a tocar em 2000. McCann se reuniu com Catfish the Bottleman em janeiro de 2015 nos estúdios da rádio Triple J em Sydney.

A banda assinou contrato com a Communion Music em 2013, e lançou seus três primeiros singles "Homesick", "Rango" e "Pacifier" no mesmo ano. Em 2014, a banda assinou contrato com a Island Records e, em 17 de março, lançou o single "Kathleen", produzido por Jim Abbiss (Arctic Monkeys, Kasabian, Adele). Todos os singles foram estreados por Zane Lowe e adicionados à lista de reprodução da Radio 1. "Kathleen" ficou em primeiro lugar nas faixas mais quentes da MTV em abril de 2014.

No verão de 2014, Catfish and the Bottlemen se apresentou em vários festivais no Reino Unido e na Europa, incluindo Reading e Leeds, Latitude, Kendal Calling, Y Not Festival, Festival Strawberry Fields, T in the Park, Pinkpop , Bingley Music Live e Ibiza Rocks. Eles também tocaram no Governors Ball de Nova York. Em 19 de junho de 2014, a banda anunciou o lançamento de seu primeiro álbum de estúdio, The Balcony.

O guitarrista fundador Billy Bibby parou repentina e inesperadamente de se apresentar com a banda no verão de 2014 e foi substituído por Johnny "Bondy" Bond. Em 25 de julho de 2014, a banda cancelou três participações no festival devido a "circunstâncias pessoais imprevistas". Em 13 de agosto de 2014, a banda postou no Facebook: "Alguns de vocês já notaram que tocamos com um guitarrista diferente no fim de semana passado. Infelizmente, devido a algumas circunstâncias pessoais, Billy não estará em turnê com a banda para o futuro previsível. "Quando perguntado sobre deixar a banda, Bibby comentou:" Bem, para ser honesto depois do Catfish, eu não tinha planos. Eu não sabia o que ia fazer. Comecei a escrever músicas e foi preciso a partir daí ... e  Estou orgulhoso do que fiz no Catfish e do que consegui e de tudo o que veio com ele, mas estou apenas olhando para o futuro agora com a minha banda e é só isso que eu estou focado".  No outono de 2015, ele fundou uma nova banda, Billy Bibby & The Wry Smiles.

The Balcony foi lançado em 15 de setembro de 2014. Logo depois, a banda também anunciou uma turnê pelo Reino Unido. O álbum alcançou o número 10 na parada de álbuns do Reino Unido na semana que terminou em 27 de setembro de 2014, foi certificado Silver no Reino Unido em 9 de janeiro de 2015, foi certificado Gold em 20 de março de 2015 e alcançou as vendas Platinum em 30 de dezembro de 2016.

Eles ganharam o BBC Introducing Award no primeiro BBC Music Awards em dezembro de 2014 e tocaram "Kathleen".

The Balcony foi lançado nos EUA em 6 de janeiro de 2015. No dia seguinte, a banda se apresentou no Late Show com David Letterman. No Brit Awards de 2016, a banda venceu na categoria British Breakthrough Act. Eles encabeçaram o Liverpool Sound City em maio de 2016, sua primeira vaga em um festival.

Em 23 de março de 2016, a banda anunciou via Twitter e Instagram que seu segundo álbum de estúdio seria intitulado The Ride, lançado em 27 de maio de 2016. Em 3 de junho de 2016, The Ride alcançou o número um na parada de álbuns do Reino Unido com vendas unitárias de 38.000. Em 8 de julho de 2016, Catfish e os Bottlemen fizeram seu maior show de destaque até hoje no Castlefield Bowl, em Manchester, Reino Unido, com Vant, Broken Hands e Little Comets como apoio. Em 1 de julho de 2017, eles encabeçaram o primeiro Festival da Comunidade em Finsbury Park London.

Em 8 de janeiro de 2019, a banda lançou um novo single intitulado "Longshot", o single principal do seu terceiro álbum de estúdio, The Balance. A banda seguiu isso lançando o segundo single "Fluctuate" em 13 de fevereiro de 2019. A terceira faixa deste álbum foi lançada em 19 de março de 2019, intitulada "2all". Em 16 de julho de 2019, foi lançado um videoclipe para a faixa "Conversation", seguindo uma lente do Snapchat com recursos visuais do videoclipe "Conversation".

Conheci a banda em um dos anos que eles vieram tocar no Lollapalooza. Gostei porque fazia tempo que não curtia uma som de indie rock novo e estamos aí até hoje.

- Música favorita - Longshot (faixa 1 do álbum The Balance)


- Primeira música que ouvi - Kathleen (faixa 2 do álbum The Balcony)


- Último clipe lançado - Conversation (faixa 4 do álbum The Balance)


Álbuns
- The Balcony (2014)
- The Ride (2016)
- The Balance (2019)

EPs
- Poetry & Fuel (2009)
- Beautiful Decay (2010)

Singles
- Homesick
- Rango
- Kathleen
- Fallout
- Cocoon
- Pacifier
- Soundcheck
- 7
- Longshot
- Fluctuate

8 comentários:

  1. Oi Lu! Ouvi as faixas que você colocou aqui e achei o som bem gostosinho e viciante. Dica anotada. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Olá, Luiza.
    Não conhecia ainda para variar hehe. E confesso, pelas musicas que você colocou na postagem, não faz muito meu estilo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi
    não conhecia, mas gostei de Longshot e a última também é boa, gostei da indicação.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lu!
    Bandinha do meu coração <3 Fico muito animada quando vejo que nosso gosto musical é muito parecido hahaha
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu!! Eu já tinha escutado Kathleen, mas confesso que não tinha o menor conhecimento da banda, adorei!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante


    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem por aí?

    Menina, como eu não conhecia o seu blog ainda? Fiquei apaixonado! Já estou o seguindo, inclusive. Sobre a banda, eu só ouvia falar, mas nunca tinha parado para ouvir uma música em específico, sabe? Graças ao seu post, eu ouvi e adorei, principalmente Longshot... Dentre as que você incorporou no post, foi a minha preferida também.

    Beijos.
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  7. Ainda não conhecia eles mas gosto do estilo musical da banda! Vou escutar sim.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  8. Gostei das músicas que colocou e eu nem os conhecia, já vou add algumas preferidas no Spotify. Adorei Longshot, clipe e música!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)