Resenha #390: Fim dos Dias - Susan Ee (Verus)

Título: Fim dos Dias
Título Original: End of Days
Autor: Susan Ee
Série: Penryn & the End of Days #3
Páginas: 322
Ano: 2018
Editora: Verus
Sinopse: Este é o explosivo volume final da trilogia "Fim dos Dias"
Depois de escapar dos anjos malignos em "O mundo Depois", Penryn e Raffe precisam se esconder. Eles estão desesperados para encontrar um médico que possa reverter as deformações causadas pelos anjos. Mas, conforme eles avançam em busca de respostas, uma revelação assustadora sobre o passado de Raffe desencadeia forças sombrias que colocam todos sob ameaça.
Quando os anjos lançam um pesadelo apocalíptico sobre os humanos, ambos os lados se veem a caminho da guerra. À medida que alianças improváveis se formam e estratégias mudam, não se sabe quem sairá vitorioso.
Forçados a escolher um lado na luta pelo domínio terreno, Raffe e Penryn têm uma difícil decisão a tomar: defender sua própria raça ou um ao outro?


ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou resenhas anteriores, pode conter spoiler

Fim dos Dias fecha a eletrizante história iniciada lá em A Queda dos Anjos. Com certeza essa trilogia vai ficar marcada por muito tempo na minha vida literária.

Penryn se tornou uma das minhas protagonistas favoritas de distopia (?) YA. Desde o início da série, a moça se mostra corajosa, resiliente, determinada. Ao mesmo tempo ela tem suas indecisões e inseguranças quando se trata da invasão dos anjos, visando sempre sua segurança e da sua família em primeiro lugar.

Nesse livro, Penryn se vê tomando decisões e iniciativas que ela nunca se viu fazendo, mas é de sua moral não deixar pessoas em perigo sem ajuda. E foi por causa disso que ela acabou se envolvendo com Raffe lá no início de A Queda dos Anjos. Aqui não somente ela tem de garantir a segurança de sua família, mas também de várias outras pessoas.

Raffe é um personagem envolvente do início ao fim. Um anjo sem asas, depois com asas de demônio, se vê envolvido em todo esse plano de se iniciar o apocalipse e, mesmo não querendo, vê como única solução se tornar o porta-voz para que mais perdas sejam evitadas. Senti uma grande falta do seu ponto de vista na história, visto que seria um grande adicional ver o outro lado da história; ver um pouco mais da ambientação focada nos anjos.


Um dos destaques da trilogia com certeza é a interação entre Penryn e Raffe. Os dois funcionam muito bem juntos, seja na hora da ação ou até em conversas regadas a muito sarcasmo e ironia. Ambos tinham/tem vários preconceitos com a raça um do outro e aos poucos vão aprendendo que nem tudo é preto no branco.

Um personagem que destaco e muito é a mãe da Penryn. Ícone de mulher, suas ações são motivadas por sua esquizofrenia, mas ela parece saber bem mais sobre essa questão de anjos e apocalipse do que é apresentado na trilogia. Queria muito saber mais sobre seu passado e o que a levou a ficar nesse estado.

Um único detalhe que me incomodou um pouco foi o desenvolvimento final de toda essa treta entre anjos e humanos. Senti que foi corrido e um tanto “muito fácil”, mas ao mesmo tempo foi um final que me agradou por até ser condizente com a história.

Fim dos Dias, assim como os outros livros, tem um ritmo eletrizante e rápido, fechando muito bem uma trilogia surpreendente.

Resenhas anteriores
Livro 1 - A Queda dos Anjos (Angelfall)
Livro 2 - O Mundo Depois (World After)

15 Comentários

  1. Gostei da trilogia envolvendo anjos e humanos. Nossa, lendo o seu post me toquei que tem um bom tempo que não leio livros com essa pegada. Acho que o último foi o Anjo Caído.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook

    ResponderExcluir
  2. Amei a capa mas, confesso que não li nada parecido, acho que não li nada do gênero. Espero em breve ter a oportunidade de ler algo assim.
    Beijocas.

    www.parafraseandocomvanessa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu.
    Eu ainda não conhecia a trilogia, e esta é a primeira resenha que leio de um de seus livros.
    Fiquei interessada e já coloquei na lista.
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu! Amo essa série. O casal é um dos melhores dos livros e seus diálogos sempre me divertiram demais. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lu

    Eu tenho um certo problema com histórias sobre anjos e a única que me conquistou mesmo foi a da Laini. Aliás, tenho que ler o último volume. Essa trilogia me chama a atenção porque tem uma pegada mais sombria, então eu não descarto uma leitura no futuro.


    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu, adorei a foto! Eu não conheço a série, mas fico feliz que tenha gostado do final!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lu! Tudo bom?
    Como eu te disse, tava tão pilhada nesse final que o deus ex machina ali nem me pegou UHASUHUHASUHASUHASUHASUH só queria que desse tudo certo aaaaaaaaa
    Penryn muito minha rainhazinha do apocalipse, AMO!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  8. OI, Lu
    Eu fiquei eufórica com essa trilogia, nunca imaginei que fosse gostar tanto dessa obra. O último livro não curti tanto quanto os outros, mas eu ainda levo no coração.
    Beijo!

    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu,

    Eu simplesmente amo demais essa trilogia e queria muito mais livros da autora.
    Raffe e Penryn são ótimos juntos, achoque foi um dos personagens que mais encontrei química em fantasias.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  10. Oi, Lu!

    Mulher, eu amo demais essa trilogia. Li antes de ser lançada no Brasil, quando um grupo de tradução resolveu traduzir e... nossa, eu me surpreendi DEMAIS. Eu não dava muito pra história e a Penryn me encantou. Ela é uma personagem exemplar, com certeza.

    E como você bem destacou, a mãe dela! Desde o início quando ela falava da mãe e da esquizofrenia eu sabia que tinha algo a mais. Achei muito boa essa trilogia, e tô muito feliz que a Susan disse que vai lançar uma série sobre feéricos agora!

    Beijos,
    Caverna Literária

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha, Lu! Eu ainda não pude ler os livros, mas a temática parece ótima

    Beijo
    www.leiapop.com

    ResponderExcluir
  12. Oi
    qu bom que gostou da finalização da trilogia, olha eu até tenho curiosidade depois que li suas resenhas, mas normalmente histórias que envolvem anjos acabam não me agrandando muito, tive algumas experiências ruins de leituras com esse tema, mas quem sabe algum dia eu leia ele.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia essa série.
    É bom finalizar sempre com chave de ouro.
    rs

    Tenha uma ótima noite.
    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá Lu,

    Bom saber que a trilogia finaliza de uma maneira satisfatória, isso anima muito a gente....bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Vou te dizer uma coisa viu, esse final me deixou maluca kkkk as vezes pesquiso para ver se encontro algo a mais, podia muito ter um spin off sobre essa trilogia. Mas amo esses livros.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)