Não sou capaz de opinar #3: Anne de Green Gables - Lucy Maud Montgomery


Anne de Green Gables foi o livro escolhido de abril para discussão no clube do livro que participo aqui na minha terrinha. O livro se tornou mais popular depois da série Anne with an E. Infelizmente não estava sendo uma boa experiência e eu acabei por abandonar o livro.

O motivo principal foi o ritmo de leitura. Em cinco dias, eu havia chegado (com muito sofrimento) a um pouco mais de 30% do livro. Haviam capítulos curtos que não fluíam; capítulos longos que demoravam da mesma forma. Houve capítulo que marcava 24 minutos no Kindle. Detalhe: eu uso a fonte praticamente de tamanho mínimo!


Outro detalhe foram os diálogos. Até onde li, muitos aparentavam frios, mecânicos e forçados. Isso quando as falas da Anne tomava páginas. Eu sei que a personagem é bem faladeira (ela mesma confirma isso de si), mas chega um momento que você cansa de tanto ler sobre seus devaneios.

De início, eu achei que seria a edição que eu estava lendo, porém várias pessoas com quem comentei esses pontos e estavam lendo na época também concordaram. Depois a discussão, eu até tentei continuar, mas infelizmente não rolou.

Título: Anne of Green Gables
Título Original: ---
Autor: L. M. Montgomery
Série: Anne of Green Gables #1
Páginas: 336
Ano: 2017
Editora: Amazon Classics
Sinopse*: Uma menina de 11 anos, com cabelos ruivos, sardas e uma mente tão perspicaz quanto a de um cientista em busca de conhecimento, chega a uma terra onde as tardes são calmas; os pores do sol alaranjados; as florestas aconchegantes; e os rios suaves, como o ritmo do povoado. Sua boca é uma matraca, e seus sonhos são maiores que moinhos de vento. Anne vai crescendo e crescendo, e de patinho feio revela-se um elegante e atento cisne, pronto para abrir suas asas e voar para além das veredas. Mas a vida é feita de artimanhas, e a garotinha adotada pelos irmãos Marilla e Matthew tem algumas cercas a pular, sem jamais deixar seus sonhos desvanecerem, como algumas criaturas fazem.


*Sinopse retirada da edição da Martins Fontes

17 Comentários

  1. Oi, Lu

    Quando lançaram a série eu até senti vontade de assistir, mas passou. O livro não desperta meu interesse mesmo, mas que pena que foi uma quase leitura tão sofrível. Hahahaha

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  2. Oiii Lu

    Eu nunca tive interesse por esses livros, mesmo depois do alvoroço com a série, simplesmente as resenhas que li não me convenciam de que fosse um livro pra mim e pelo visto acertei,acho que tb teria cansado até o infinito dos devaneios da personagem. Fez bem em ter abandonado, se não estava fluindo foi melhor assim do que ficar insistindo e sofrendo.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Amei seu post Lu, fiquei com vontade de assistir, mas depois eu acabei esquecendo. Vou assistir e te conto o que achei!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Thanks for sharing! It looks interesting :)

    Shoot for the stars | ☆ ☆ ☆ | Facebook page | ☆ ☆ ☆ | Instagram

    ResponderExcluir
  5. Eita Lu,

    tem leitura q n desce msm!!
    até me interessei pela série mas foi por pouco tempo kkkkk
    qt ao livro n me interessei


    Bjooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. OI, Lu
    Nem a série e nem o livro me chamam atenção. Só imagino a luta que você teve pra chegar nos 30% haha eu evitaria a todo custo ler a obra, não é meu estilo.
    Beijo

    http://www.capitulotreze.com.br

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Desculpe-me por excluir o comentário acima, mas tive problemas com meu teclado.

    Têm leituras assim mesmo, você acaba desistindo. Aconteceu comigo ao começar a ler "Quem tem medo do escuro?" a leitura foi ficando pesada e deixei o livro de lado, talvez, conclua nas férias.
    Mas, em relação ao de Anne, eu nem tento porque esse tipo de leitura não me agrada.

    Beijos, querida!

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu, puxa eu achava que ser era bom porque falam tão bem da série. Que pena....

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Oi, Lu! Tudo bom?
    Eita que pena a leitura ter sido uma decepção :/ vejo tanta gente surtando pela série que esperava um livro melhor. Mas diálogo forçado assim aaaaaaaaaaaa coisa mais tediosa de ler.
    Vou ficar só com a série mesmo!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Nós temos o direito de abandonar um livro do qual a leitura não flui. No meu caso, nem a série eu tive vontade de assistir, haha. Achei o trailer muito lúdico e um pouco monótono, então achei que o livro poderia ser da mesma forma maçante, pelo jeito eu estava certa, haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
    Canal no Youtube >> Me ajude a chegar em 1K inscritos!

    ResponderExcluir
  12. Olá, Luiza.
    Que pena porque a série é tão boa e me ganhou logo no primeiro episódio. Eu nem sabia que tinha livro quando comecei a assistir e quando descobri eu quis ler. Mas agora fiquei na dúvida.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Oi Lu,

    Que pena que o livro foi arrastado.
    Eu assisti a primeira temporada da série e gostei bastante. Mas confesso que não tenho tanto interesse em ler, mas quero continuar acompanhando a história da Anne na série.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  14. Oi Lu, tudo bem?
    Em geral, não sinto afinidade por histórias narradas/focadas em crianças. Não vi a série e nem leria o livro.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  15. Oi Lu,
    Eu não tive vontade de ler, porque a série em si já é beeeem parada e por mais que a Anne seja uma graça, sinto que o livro não iria me envolver. Na verdade, eu até estou enrolando para ver a segunda temporada na Netflix por isso, por saber que os episódios são longos e pouca coisa realmente acontece.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Poxa Lu, que pena!
    Eu adoro a série e tenho muita vontade de ler os livros!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)