Resenha #381: Harry Potter e o Enigma do Príncipe - JK Rowling (Rocco)

Título: Harry Potter e o Enigma do Príncipe
Título Original: Harry Potter and the Half-blood Prince
Autor: JK Rowling
Série: Harry Potter #6
Páginas: 512
Ano: 2005
Editora: Rocco
Sinopse: Harry Potter e o Enigma do Príncipe dá continuidade à saga do jovem bruxo Harry Potter a partir do ponto onde o livro anterior parou, o momento em que fica provado que o poder de Voldemort e dos Comensais da Morte, seus seguidores, cresce mais a cada dia, em meio à batalha entre o bem e o mal. A onda de terror provocada pelo Lorde das Trevas estaria afetando, até mesmo, o mundo dos trouxas (não-bruxos), e sendo agravada pela ação dos dementadores, criaturas mágicas aterrorizantes que “sugam” a esperança e a felicidade das pessoas. Harry, que acabou de completar 16 anos, parte rumo ao sexto ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, animado e, ao mesmo tempo, apreensivo com a perspectiva de ter aulas particulares com o professor Dumbledore, o diretor da escola e o bruxo mais respeitado em toda comunidade mágica.
Harry, longe de ser aquele menino magricela que vivia no quarto debaixo da escada na casa dos tios trouxas, é um dos principais nomes entre aqueles que lutam contra Voldemort, e se vê cada vez mais isolado à medida que os rumores de que ele é O Eleito, o único capaz de derrotar o Lorde das Trevas, se espalham pelo mundo dos bruxos. Dois atentados contra a vida de estudantes, a certeza de Harry quanto ao envolvimento de Draco Malfoy com os Comensais da Morte e o comportamento de Snape, suspeito como sempre, adicionam ainda mais tensão ao já inquietante período.
Apesar de tudo isso, Harry e os amigos são adolescentes típicos: dividem tarefas escolares e dormitórios bagunçados, correm das aulas para os treinos de quadribol, e namoram. Rony e Hermione os melhores amigos de Harry, se dão conta (finalmente!) da atração que sentem um pelo outro; Harry e Gina, a irmã mais nova de Rony, também.


ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou resenhas anteriores, pode conter spoiler

Depois do martírio que foi Harry Potter e a Ordem da Fênix, O Enigma do Príncipe foi um bálsamo para minha alma. Na releitura ele ainda continua sendo um dos meus favoritos.

Nesse livro, ficamos conhecendo mais sobre Voldemort. O vilão já vem sendo apresentado desde A Pedra Filosofal, mas é aqui que descobrimos suas origens e motivações. Confesso que havia alguns detalhes sobre a vida do Lorde das Trevas que não lembrava.

Nesse sexto ano a animosidade entre Harry e Draco chega num ponto que eu realmente queria dar uns tabefes nos dois. Tudo bem que Harry tinha porque ter desconfiança de Draco, mas tem momentos que ele parece um disco quebrado com a obsessão. Pelo menos, ele não sai descontando sua frustração em seus amigos próximos.

Draco sempre foi um personagem que, pra mim, deveria ter sido mais explorado. Nesse livro, com a missão que lhe foi dado, fica claro que todas as suas atitudes são influenciadas por sua família. Pelo menos pra uma coisa serviu aquela fanfic mal escrita chamada A Criança Amaldiçoada: mostrar como seria um Draco sem influência negativa de seu pai. Afinal, todos sempre queremos estar bem nas graças dos nossos pais, correto?


De resto, tudo continua o mesmo dos outros livros. JK narrando o dia-a-dia e a vida escolar de Harry, ao mesmo tempo que vai destrinchando as informações sobre Voldemort e as sombrias horcruxes. Não sei se foi por conta da experiência com OdF, mas achei que nesse aqui JK foi mais direto ao ponto em algumas situações.

Nesse livro também temos hormônios à flor da pele nos personagens. Confesso que essas picuinhas de ciúmes meio que quebraram o clima da história, mas levei em consideração quando a história foi escrita e que ali são tudo um bando de adolescente.

Com o final de quebrar corações, Harry se encontra cada mais próximo de enfrentar Voldemort, criando todo o clímax para o desfecho da série em As Relíquias da Morte.

Resenhas anteriores
Livro 1 - Harry Potter e a Pedra Filosofal (Harry Potter and the Sorcerer's Stone)
Livro 2 - Harry Potter e a Câmara Secreta (Harry Potter and the Chamber of Secrets)
Livro 3 - Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (Harry Potter and the Prisioner of Azkaban)
Livro 4 - Harry Potter e o Cálice de Fogo (Harry Potter and the Globet of Fire)
Livro 5 - Harry Potter e a Ordem da Fênix (Harry Potter and the Order of Phoenix)

8 Comentários

  1. Amei demais sua resenha, Lu. Harry Potter é aquela história clássica que é impossível não amar, né? Quero muito ler os livros!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. ah que delícia ver HP por aqui! eu lembro de anos atras quando peguei esse livro pra ler, é um dos meus preferidos da serie

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. AI, Harry Potter é um classico né?
    Minha vó é colecionadora dos livros
    http://www.yasminsodre.com

    ResponderExcluir
  4. Li recentemente pela primeira vez o primeiro volume da saga Harry Potter, quero muito ler a saga toda! =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  5. Olá Luiza,

    Já mencionei aqui que ainda não li essa série, mas desse ano não passa....kkk...bjs.

    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lu

    Adoro esse volume, um dos meus preferidos e às vezes, dependendo do meu humor, o preferido. Hahaha
    Adoro como as coisas vão se encaixando pra serem postas em prática no volume derradeiro. HP é vida!


    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  7. Sempre que vejo posts assim me dá mais e mais vontade de reler essa saga maravilhosa *--*
    HP e o enigma do príncipe é um dos meus favoritos da série e concordo com a parte das picuinhas de ciúme, masss bem como você disse, no fundo são apenas adolescentes rs

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu
    Eu gosto muito desse livro, também é um dos que curto mais. Sobre o lance hormonal dos personagens: nunca chegou a me incomodar já que eu fui lendo e crescendo meio com eles eu super me identificava. Tipo, tá rolando tretas malignas, mas o que parece mais importante pra você é o fato do crush estar com outra guria.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)