Resenha #378: Princesa Mecânica - Cassandra Clare (Galera Record)

Título: Princesa Mecânica
Título Original: Clockwork Princess
Autor: Cassandra Clare
Série: The Infernal Devices #3
Páginas: 434
Ano: 2013
Editora: Galera Record
Sinopse: Continuação de Príncipe mecânico, “Princesa Mecânica” é ambientado no universo dos Caçadores de sombras, também explorado na série Os Instrumentos mortais, que chega agora ao cinema. Neste volume, o mistério sobre Tessa Gray e o Magistrado continua. Mas enquanto luta para descobrir mais sobre o próprio passado, a moça se envolve cada vez mais num triângulo amoroso que pode trazer consequências nefastas para ela, seu noivo, seu verdadeiro amor e os habitantes do Submundo.



ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou resenhas anteriores, pode conter spoiler

Princesa Mecânica fecha a trilogia Peças Infernais. Dizer que devorei os livros seria eufemismo, visto que li os três em um espaço de três semanas. Com muita alegria e satisfação digo que a história foi tudo que me prometeram e mais um pouco.

Como suspeitei, todas as respostas seriam dadas nesse livro e eu não me decepcionei. Eu já tinha minhas dúvidas e teorias sobre o que seria Tessa. Apesar de estar parcialmente certa, gostei muito das explicações e do mistério que rodeia a garota.

Outro detalhe que curti foi o vilão. Não tenho muito com o que comparar com outros antagonistas da Cassandra, visto que só conheço o Valentim, mas gostei muito do seu desenvolvimento e motivações. Interessante ver como ele é apenas um mundano qualquer que, com por conta do da vingança, estava disposto a tudo para acabar com os Caçadores de Sombra.

Quanto ao triângulo, o fato do romance não atrapalhar o desenvolvimento da história foi um ponto mais que positivo. Todas as dúvidas, sentimentos, questionamentos e incertezas que assolavam os personagens foram colocados no momento certo. Apesar de ter tomado alguns spoilers da história, confesso que fiquei com o coração apertado com o que o destino reservava para Tessa, Jem e Will.


Também gostei bastante de como os personagens secundários foram trabalhados. Cada um teve sua importância na história e no desenrolar dela. Dou destaque para Cecily (irmã de Will), que só deu as caras nesse último livro e roubava todas as cenas. Adorava suas interações com Will e confesso que queria bem mais cenas dela com um outro certo personagem. E isso nos leva ao fato da Mercenária Clare dar uma de casamenteira e sair juntando todo mundo.

Por mais que esse artifício não me agrade em algumas histórias, aqui eu achei que até coube isso; a questão de sair fazendo casal por aí. Como os Caçadores de Sombra são um povo meio escasso e que morre numa facilidade terrível, então é compreensível um rodízio de casamento entre famílias e afins. Fora que a história se passa na era vitoriana. Para que já é vacinada em romance de época, sabe quem pra casar é um pulo. O importante é que ela soube abordar nas horas certas, sem fugir do ritmo da história.

Sobre o final, eu tinha altas teorias por motivos de ter pegado alguns spoilers. Confesso que o final que eu havia imaginado me agradaria mais, porém gostei de como tudo finalizou. Aquele epílogo foi um dos mais lindos e emocionantes que já li. Não derramei lágrimas como 90% das pessoas fizeram, mas me tocou bastante.

Apesar de ter gostado bastante de Princesa Mecânica e de toda a trilogia, esse não é o meu livro favorito da série. Houve um certo momento na metade do livro que eu achei um tanto entediante e repetitivo certas descrições. Porém, depois que isso tudo acabou, a recompensa com os acontecimentos valeu a pena.

Princesa Mecânica foi um ótimo final de trilogia, ainda mais que Cassandra guardou praticamente tudo para esse livro. No geral, As Peças Infernais é uma das poucas séries que posso dizer que manteve seu ritmo constante e uma história bem trabalhada, e com um final que agrada a todos.


Resenhas anteriores
Livro 1 - Anjo Mecânico (Clockwork Angel)
Livro 2 - Príncipe Mecânico (Clockwork Prince)

10 Comentários

  1. EU AMO essa trilogia, favorita da vida!
    Não conhecia seu Blog, já me inscrevi, se inscreva no meu tb please para mantermos contato.
    Beijinhos ;*

    Blog Menina Caprichosa | Canal Youtube | Facebook | Insta

    ResponderExcluir
  2. É muito difícil encontrar uma sequência de livros que mantenha a história boa, que seja bem desenvolvida e que não caia na mesmice, né? Já quero conhecer essa!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Oiii Lu

    Vai ser uma das minhas próximas leituras e dizer que estou empolgada é pouco, este ano li Cassandra todos os meses e vou finalizar Os Instrumentos Mortais e esta trilogia neste próximo mês ou máximo em Maio, e cada livro me faz adorar ainda mais a escrita dela, impressionante como a gente não cansa desse universo. Já preparando lencinhos pra esse epílogo.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. A leitura parece ser muito boa!

    Ótimo post!
    >>> https://blogjulianarabelo.blog/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Luiza.
    Eu chorei muito no epílogo hehe. E peguei spoiler na arvore genealógica que colocaram no começo do livro. Achei essa trilogia infinitamente melhor que a outra série da autora e gostei dela como um todo. E as capas são de arrasar.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lu!

    Acabei não lendo a resenha porque até hoje não li nem o 1 da série! :( A Carol leu todos e sempre fala muitooo bem, diz que adora e me manda ler hahaha Acho que preciso criar vergonha e ler, gosto muito da Cassandra

    Bjs
    Caverna Literária

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lu! Tudo bom?
    Esse livro foi só tiro de canhão no meu emocional. Quando achava que não tinha como me machucar mais, Wessam ia lá e pisava no meu coração KJNASDUOBASAOSUBASGUOASGU saudades sofrer com essa história.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu!
    Melhor final nao ha. Meus filhos que eu sofri da primeira a ultima pagina. A unica serie da Cassandra q eu defendo com unhas e dentes. Maravilhosa. Tessa dona do mundo. Só vem trilogia dos filhos.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu,

    Eu estou uma bagunça com essas séries da Cassandra. Primeiro eu li os Instrumentos Mortais, agora estou lendo Os Artifícios das Trevas para depois pegar esses. É um vai e volta que fiz kkkk.
    Vejo muitos elogios sobre essa trilogia, acho que vou gostar tanto quanto os Artifícios das Trevas.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir

  10. Oi Lu,

    Essa trilogia é de arrasar, eu também fiquei doida para saber mais sobre a irmã de Will, quem sabe um dia né. Adorei sua resenha, foi uma forma de recordar, Tessa aparece nesta última série que li da autora e olha que alguns personagens lá tb roubaram a cena!
    Foi bem legal de acompanhar..

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)