Resenha #368: Harry Potter e a Ordem da Fênix - JK Rowling (Rocco)

Título: Harry Potter e a Ordem da Fênix
Título Original: Harry Potter and the Order of Phoenix
Autor: JK Rowling
Série: Harry Potter #5
Páginas: 704
Ano: 2003
Editora: Rocco
Sinopse: Harry Potter vai começar seu quinto ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Está desesperado para retornar à escola e descobrir por que seus melhores amigos, Rony e Hermione, andaram tão misteriosos durante as férias. Porém, o que o jovem bruxo está prestes a descobrir nesse novo ano em Hogwarts vai provocar uma grande reviravolta em seu mundo.




ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou resenhas anteriores, pode conter spoiler

Continuando a releitura da série, chegamos a Harry Potter e a Ordem da Fênix. A história continua tomando o rumo para o embate entre Harry e Voldemort, mas nessa releitura percebi porque algumas pessoas o acham tedioso.

O grande problema de OdF é o protagonista. Eu costumo chamar esse livro Harry Potter e seu ano adolescente emo revoltado. Com meio mundo desconfiando de sua palavra sobre a volta Daquele Que Não Deve Ser Nomeado, Harry entra no modo full adolescente rebelde sem motivo, descontando sua raiva internalizada em seus amigos mais próximos. Houveram alguns momentos que eu só soube revirar os olhos e dizer “migo, apenas supere, ok?”.

Entretanto, minha raiva foi praticamente 99% do livro direcionada a Dolores Janes Umbridge. A cada momento que essa mulher aparecia, eu só queria esganá-la. Engraçado que rola muito trazer sua função em Hogwarts para nossa atual política. Quantos ministros escolhidos estão querendo cortar a voz, não só de estudantes, mas de qualquer pessoa que não aja de acordo com sua concepção de “certo e moral”.


A Ordem da Fênix é o maior livro da série, com suas setecentas e tantas páginas, porém há algumas situações ali que poderiam ter sido retiradas que nem iriam fazer falta, como toda a faxina e a preparação natalina na casa dos Black. Felizmente a autora compensa em outros detalhes, como o capítulo dedicado somente aos Níveis Ordinários de Magia (N.O.M.s), que juro pra vocês que achava que tomava uma grande parte do livro. Gostei muito das organizações apresentadas - Ordem da Fênix e Armada de Dumbledore - apesar de achar que deveriam ter tido um pouco mais de foco.

A reta final, como as dos outros livros, também é de tirar o fôlego. Confesso que não achei a morte de tal personagem tãão impactante assim. Primeiro porque eu fiquei bem confusa da primeira vez que li e segundo, eu achava que era realmente mais impactante pelo jeito que todos comentam. No caso, é uma opinião particular já que nunca fui muito partidária do personagem..

Nos últimos capítulos temos revelações de informações que vão incrementando mais ainda todo o lance entre Harry e Voldemort. Como já dizia Dirk Gently: tudo está conectado. E estou bem ansiosa para a leitura de O Enigma do Príncipe; lembro da primeira vez que li, ele foi um dos meus favoritos.


Resenhas anteriores
Livro 1 - Harry Potter e a Pedra Filosofal (Harry Potter and the Sorcerer's Stone)
Livro 2 - Harry Potter e a Câmara Secreta (Harry Potter and the Chamber of Secrets)
Livro 3 - Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (Harry Potter and the Prisioner of Azkaban)
Livro 4 - Harry Potter e o Cálice de Fogo (Harry Potter and the Globet of Fire)

7 Comentários

  1. Oi, Lu

    Sem motivo? Ô judiação! O garoto tinha vários motivos para se revoltar, vinha de uma família qie tratava ele igual a um cocô, tinha que lidar com várias responsabilidades que nenhum adolescente lida normalmente, viu o Cedrico morrer na frente dele e teve o sangue usado pra ressuscitar o Voldi... esses são apenas alguns.
    Estranho seria se ele enfrentasse tudo isso incólume! Hahahaha

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu, tudo bem?
    Esse é o livro que menos gosto na série. Além da nojenta da Dolores, também achei o livro longo demais e com coisas desnecessárias. Sobre o Harry: super entendo o que ele tava sentindo, também já fui adolescente chata hahaha mas é impossível discordar do fato de que ele teeesta a nossa paciência nesse volume.
    Beijos,

    Priih
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lu! Tudo bom?
    Ai sua releitura de HP tá me dando uma vontaaaaade de reler a série! A Ordem da Fênix é um dos meus favoritos e um dos que eu mais sofri porque SIRIUS BLACK DESERVED BETTER!!!!!!!!
    E o Dumbledore me irritou nesse livro pra mais de oito mil, sem or.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu, que máximo fazer a releitura heimm, quando vi o título da sua postagem eu até fiquei pensando, ué, mais ela já não esses livros não?! rsrs
    Foi bom recordar, acho que não faria releitura de livros favoritos nem tão cedo, tem tantos ainda para ler, no momento estou lendo Senhor das Sombras, da Cassandra Clare, to aproveitando a reta final do seriado e fiquei com saudade dos personagens, apesar deles quase não aparecerem.. Enfim, são 602 páginas, um livro grande e que estou demorando um pouco para ler.

    Adorei ler sua resenha, deu saudade!

    Beijos Mila

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu, esse é um dos meus preferidos! Mas eu chorei tanto no final porque meu personagem favorito morre que fiquei desidratada kkkkkkkkkkk

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu
    Pra mim esse é o livro mais chato e o que eu menos entendi por causa da profecia. Confesso que quando li eu pulei algumas cenas desnecessárias e no final já não tava entendendo mais nada. Quero reler a série pra tentar captar o que perdi.

    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu
    Eu sou a do contra e acho esse o melhor livro da série. Sim, é grande, meio confuso e até um pouco arrastado, mas é aqui que começamos a ver o Harry como uma pessoa real, com defeitos, um adolescente revoltado, como você mesma disse. E a morte do tal personagem... menina, choro só de lembrar. Nunca vou perdoar a Rowling por ter matado ele.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)