Resenha #331: Firestarter - Tara Sim (Sky Pony Press)

Título: Firestarter
Título Original: ---
Autor: Tara Sim
Série: Timekeeper #3
Páginas: 488
Ano: 2019
Editora: Sky Pony Press
Sinopse*: A tripulação do Prometeu tem a intenção de derrubar as torres do relógio do mundo para que o tempo possa correr livremente. Agora, reféns, Colton, Daphne e os outros têm uma escolha difícil: juntar-se à causa de Prometeu ou lutar de qualquer maneira que puderem e enfrentar as consequências. Mas Zavier, líder dos terroristas, tem um plano maior - trazer de volta o deus perdido do tempo.
À medida que surgem novas ameaças, as lealdades devem mudar. Não importa para onde vai o Prometeu - Praga, Áustria, Índia - em nenhum lugar é seguro, e cada segundo se aproxima da hora decisiva. Andando na linha entre a vilania e o heroísmo, cada um terá que escolher o que é mais importante: salvar aqueles que você ama à custa de muitos, ou fazer sacrifícios impossíveis em prol de um mundo melhor.


ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou resenhas anteriores, pode conter spoiler

*ARC recebida através do Edelweiss em troca de uma opinião honesta* 
*ARC received through Edelweiss in exchange for an honest opinion*

Firestarter é o livro que fecha a trilogia Timekeeper. Ao mesmo que eu estava ansiosa por esse livro, não queria me despedir dos personagens.

Prometi a minha irmã que eu nunca iria deixá-la. Prometi a Castor que tudo ficaria bem. Promessas são fáceis de serem quebradas, Danny. Pensei que você soubesse disso.*

Um minuto para eu me recuperar desse quote que bateu no meu coração e estilhaçou ele todo.

O livro começa exatamente onde terminou Chainbreaker. A história tem um bom ritmo por conta das cenas de ação do início ao fim. Quando você pensa que os personagens vão ter um minuto de sossego, outra treta começava e eu só conseguia dizer ALGUÉM SALVA MEUS BEBÊS!!!! Ainda bem que para o meu coração essas cenas são alternadas com cenas bem amorzinhos entre Danny e Colton.

Danny Hart se tornou um dos meus personagens favoritos dos últimos tempos. Em certos aspectos eu acho sua personalidade muito parecida com a do Kell (série Tons de Magia), só que um tanto mais teimoso. Danny foi um personagem que se manteve constante do início até o fim da série, sempre defendendo seus ideais e as pessoas importantes na sua vida. Em alguns momentos do livro, ele se vê entre alguns dilemas, tendo que escolher o lado certo para lutar.

Com certeza o personagem de maior evolução foi Colton. No livro passado soubemos como se deu a origem dos espíritos que habitam as torres dos relógios e esse detalhe fez o mundo de Colton dar uma volta de 180 graus. O personagem perdeu um pouco mais daquela sua inocência fofa, infelizmente, mas nem por isso deixou de ser maravilhoso; um jovem corajoso, destemido, leal e fiel aos seus ideiais. Por conta da sua origem e do seu possível futuro, Colton não tem receio de fazer os sacrifícios necessários para que todos - especialmente Danny - não sejam prejudicados.


Os personagens secundários são bem trabalhados. Confesso que não lembrava de alguns e confundia outros novos que apareceram, mas todos tiveram sua importância. A minha favorita sem dúvida é Daphne. Adorei o seu crescimento, como ela se livrou de alguns (pre)conceitos e abriu a mente para novos. Amei demais a amizade dela com Danny e Colton, além do grande senso de proteção que ela tem para com ambos.

Um detalhe que adorei em toda a trilogia foi o fato do relacionamento entre Danny e Colton não necessariamente ser o foco. O amor entre os dois foi desenvolvido e explorado sem deixar de lado a questão das torres dos relógios e seus espíritos, visto a natureza de ambos. O modo como Tara escreve o relacionamento dos dois é de imensa delicadeza e fofura. Interessante ver o motivo de algumas pessoas serem contra o relacionamento deles não por serem dois caras, mas sim porque Danny é humano e Colton, um espírito. Além deles dois, também temos outros personagens de representatividade, tanto sexual quanto a raça.

Eu prefiro ter um vida difícil com você do que ter um chata sem você.*

Os capítulos finais são de tirar o fôlego e de fazer sofrer. Inimigos viram aliados, sacrifícios são feitos, vidas queridas perdidas… Tudo isso em uma sequência de ação que não dá nem tempo de você se recuperar do impacto. Depois que tudo se acalma, você acompanha a dor e o luto dos sobreviventes e é de partir o coração. Eu gostei muito do final de toda a série porque foi um final muito real. Afinal, infelizmente em uma guerra haverá perdas, só restando seguir em frente e honrar a vida daqueles que se foram.

Tudo que nasce eventualmente morre.*

Minha única reclamação foi não ter mais de Cassie, vizinha e amiga de Danny. Desde o primeiro livro, vemos como a amizade deles é intensa e maravilhosa, mas infelizmente vemos pouco dos dois juntos. O que eu queria mesmo era um spin-off dela e eu seria a pessoa mais feliz do mundo.

Firestarter foi uma montanha-russa de emoções, que fechou com chave de ouro essa trilogia maravilhosa. Agradeço imensamente Edelweiss e Sky Pony Press pela ARC porque eu não sei se iria conseguir aguentar até janeiro do ano que vem (que é quando o livro será lançado).

Resenhas anteriores
Livro 1 - Timekeeper
Livro 2 - Chainbreaker

* Sinopse e quotes traduzidos por mim

7 Comentários

  1. Oi, Lu!
    Não conheço essa série. Mas que capa lindaaaaa!
    Tão bom quando o final do livro estilhaça a gente e faz com que a gente fique sem fôlego na leitura, né?
    Dica anotada!

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  2. Amei a história!

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu

    que capa linda!
    N conhecia a trilogia, na vdd n é o tipo de leitura com que tô habituada, td é mt cabeça...
    hehehehehehehee

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu! Se Danny parece com Kell eu já quero, aliás saudades do Kell! Gostei do enredo e espero ver o livro por aqui!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu! esta série parece ser ótima e que bom que você conseguiu a prova antecipada e matou sua vontade de conferir o desfecho. Eu achei a premissa muito interessante. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lu! Tudo bom?
    Eu ainda quero ler essa série, então dei umas puladas na sua resenha pra fugir de grandes revelações. Mas amo que conseguiu fechar bem a história e te deixou feliz <3 melhor sensação quando a gente pega ler um final!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lu

    Você falou parecido com o Kell? KELLRO! Nossa, que trocadilho bosta, socorro! Hahahahahahahahah
    Eu não lembro de ter lido a resenha dos livros anteriores, mas li esta mesmo com o aviso de spoiler pq a probabilidade de eu ler a trilogia é ínfima.
    Curti que o romance é uma traminha secundária, já estou meio cansada de romances que tomam conta do livro e atrapalham o que importa de verdade.
    E essa capa é linda!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)