Música #27: Portugal. The Man


Conheça mais sobre o som maneiro de Portugal. The Man

Portugal. The Man é uma banda de música de rock psicodélico, com influências indie, baseada na cidade de Portland, no estado norte-americano de Oregon, mas originária de Wasilla, Alasca. O grupo editou os seus dois primeiros álbuns com a Fearless Records. Assinaram contrato com a Atlantic Records em 2 de abril de 2010.
Por volta do mês de agosto, em 2001, John Gourley, Joe Simon, Dewey Halpaus, Nick Simon e Zach Carothers formaram a banda Anatomy of a Ghost. Gourley liderou a banda mesmo sem experiência como vocalista. A banda rapidamente ganhou popularidade, mas rapidamente se separou. Portugal. The Man foi originalmente idealizada como um projeto paralelo de Gourley, com Carothers como baixista. Antes de terem um baterista, usaram drum machines (Caixa de ritmos) e sintetizadores para a batida de fundo. Gourley e Carothers juntaram-se a Wesley Hubbard, Nick Klein (antigo técnico de guitarras da Anatomy of a Ghost) e a Harvey Tumbleson para então formarem Portugal. The Man.

A banda saiu do Alaska e foi para Portland com a intenção de começar as gravações e de fazer turnê. A banda gravou demos no verão de 2004, seguindo com uma turnê pelos Estados Unidos naquele outono. Na primavera de 2005, Klein e Tumbleson saíram da banda logo após Jason Sechrist ter entrado. O álbum estreante Waiter: "You Vultures!" foi lançado pela Fearless Records em 24 de janeiro de 2006 e produzido por Casey Bates.

Em 22 de junho de 2007, a banda lançou o seu segundo álbum, Church Mouth, novamente produzido por Casey Bates e promovido com uma turnê completa pelos Estados Unidos. Tiveram o apoio dos grupos The Photo Atlas, Play Radio Play, Tera Melos, e The Only Children, entre outros. Após isso, realizaram outra turnê pela Europa e mais outra nos Estados Unidos, durante setembro e outubro, dessa vez com o apoio de Rocky Votolato e da banda Great Depression. Após essa turnê, fizeram mais uma outra pela costa leste em novembro, juntamente com a banda Thursday e a Circle Takes The Square.

Em 2008, a banda abandonou sua gravadora e agregou Ryan Neighbors (o tecladista das turnês) à banda para substituir Wes Hubbard. Em 30 de julho de 2008, foi anunciado que Portugal. The Man iria lançar o Censored Colors com um selo independente. Foi lançado em 16 de setembro e possuía algumas participações de Zoe Manville. No mesmo ano, John Gourley também foi eleito 'O Melhor Vocalista do Ano' pela revista Alternative Press.

Em 2009, tocaram no Bonnaroo e no Lollapalooza que aconteceu em Grant Park (Chicago). No dia 9 de abril, a banda anunciou o The Satanic Satanist, que foi lançado em 21 de julho. Tem como tema memórias e histórias da vida de Gourley no Alaska. O disco foi gravado com ajuda do produtor Paul Q. Kolderie, cujos trabalhos incluem parcerias com o Pixies e Radiohead.

Em 12 de fevereiro de 2010, Gourley anunciou que o American Ghetto, o quinto álbum de estúdio da banda, seria lançado dia 2 de março. Para evitar vazamentos, não fizeram nenhuma cópia do disco até tal data. Em abril de 2010, a banda anunciou seu contrato com a Atlantic Records.

No verão de 2010, Portugal. The Man voltou para os estúdios para gravar seu novo álbum com o produtor John Hill. Gravaram em El Paso (Texas), Londres e na Califórnia. O ganhador de Grammy Andy Wallace mixou o álbum. O mesmo tem trabalhos notáveis com Rush, Nirvana e com o Paul McCartney.

Durante o outono, a banda foi lançando trechos das novas faixas por meio de vídeos de 30 segundos em seu canal do YouTube, até que lançaram o In the Mountain in the Cloud no dia 19 de julho de 2011. Fizeram também um curta-metragem chamado "Sleep Forever", dirigido por Michael Ragen. Tem duração maior que 13 minutos e foi gravado inteiramente na cidade-natal de Gourley (Willow, Alaska). Apareceram pela segunda vez no aniversário de 10 anos do Bonnaroo (Festival de Música e Artes) em junho de 2011 e, 2 meses depois, tocaram novamente no Lollapalooza.

Em 8 de agosto de 2011, depois do show no Lollapalooza, tiveram sua van e seu trailer roubados. Neles estavam todos os materiais da banda. Gourley disse que "Basicamente, todo o dinheiro que a banda já fez nos últimos 5 anos estava naquele trailer". No dia seguinte, recuperaram os veículos mas sem o que tinha dentro. Após algumas campanhas, no dia 12, recuperaram quase todo o equipamento, que estava com um homem que dizia ter comprado em um mercado de pulgas. Postaram notas de obrigada em seu website direcionadas aos fãs do twitter, às redes sociais e à polícia de Chicago.

No outono de 2011, a banda foi para os Estados Unidos em uma turnê com o guitarrista Noah Gersh na banda. Também foram para a Europa em Janeiro para abrir shows para a banda The Black Keys e foram para a Australia como atração principal do Festival de St Jerome's Laneway. Na primavera de 2012, também foram atração principal do Festival Norman Music, no Oklahome.

Em 3 de Abril de 2012, anunciaram pelo Facebook que o tecladista Ryan Neighbors ia deixar a banda para focar no seu projeto paralelo chamado Hustle and Drone. Foi substituído por Kyle O'Quin. O baterista Jason Sechrist foi substituído por Kane Ritchotte.

Em 8 de fevereiro de 2013, anunciaram por meio do Tumblr que o novo produtor do próximo disco seria o Danger Mouse, conhecido por fazer álbuns ganhadores de vários prêmios e de bandas como Gorillaz, The Black Keys e Norah Jones. Zach contou no Tumblr da banda que o álbum teria influências do The Dark Side of the Moon. No dia 25 do mesmo mês, disseram que o álbum seria chamado Evil Friends e este foi lançado no dia 4 de junho de 2013 juntamente com o videoclipe de "Purple Yellow Red and Blue".

Em novembro de 2014, a banda voltou aos estúdios, dessa vez acompanhados por com Mike D (Beastie Boys), para dar forma ao seu oitavo álbum. Passaram a atualizar ativamente sua conta no Instagram com fotos das gravações. No dia 31 de dezembro de 2015, mais que um ano depois, postaram em seu website que haviam terminado dois discos. A postagem continha as hashtags #Gloomin e #Doomin. Revelaram no próximo ano que o álbum seria então chamado Gloomin + Doomin.

Em dezembro de 2016, lançaram o single "Noise Pollution [Version A, Vocal Up Mix 1.3]", com participações de Mary Elizabeth Winstead e de Zoe Manville.

No dia 3 de março de 2017, a banda lançou o single chamado "Feel It Still", seguido por um videoclipe do mesmo. O tema acabou por se tornar o mais êxito da banda, alcançando o nº4 na Billboard Hot 100. Revelaram também que não conseguiram concluir o Gloomin + Doomin e que o descartaram, depois de 3 anos de trabalho. Fizeram, porém, outro álbum chamado Woodstock, no qual está "Feel It Still". O nome foi inspirado no festival de música Woodstock de 1969, cujo dono era o pai de Gourley. O vocalista percebeu, 50 anos depois do festival, que a música ainda tinha a mesma missão que naquela época – "comentar sobre o mal-estar social e político". "Nós trabalhamos com tantas pessoas incríveis nesse álbum, mas acabou com apenas nós quatro em um porão às 4 da madrugada tentando dizer algo importante", disse Gourley. "Tentamos escrever músicas para ajudar as pessoas a não se sentirem sós, mesmo que estejam com raiva ou se sentindo perdidas".

Questionados frequentemente pela escolha do nome, os membros da banda afirmam ter escolhido o nome pela excentricidade e pela necessidade de frisar a distinta influência musical da banda. O nome, Portugal, surgiu devido ao desejo de quererem que um país fosse o nome da sua banda, no sentido de comunidade, visto que um país representa um grupo de pessoas.

A banda sempre fez questão em demonstrar nas suas músicas a sua posição quanto aos assuntos mais polémicos da atualidade, tanto na política como na religião, onde tal ficou mais subjacente na faixa Modern Jesus do álbum Evil Friends em que se assumiram como ateus e deixaram bem clara a sua posição quanto ao tema.

Conheci Portugal. The Man em um festival que fui quando estava no intercâmbio. Na época, depois do show, até tentei ouvir um pouco mais deles, porém não curti muito o som. Anos depois, estamos aqui, indicando a banda, que hoje em dia é uma das minhas favoritas. Deixar vocês com esse pocket show que reúne algumas das minhas músicas favoritas.


- Música favorita - Purple Yellow Red and Blue (faixa 11 do álbum Evil Friends)


- Primeira música que ouvi - All Your Light (Times Like These) (faixa 8 do álbum In the Mountain in the Cloud)
(Literalmente primeira música porque foi a que abriu o show)


- Último clipe lançado - Live in the Moment (faixa 3 do álbum Woodstock)



Álbuns
- Waiter: "You Vultures!" (2006)
- Church Mouth (2007)
- Censored Colors (2008)
- The Satanic Satanist (2009)
- American Ghetto (2010)
- In the Mountain in the Cloud (2011)
- Evil Friends (2013)
- Woodstock (2017)

EPs
- Under Waves Of The Brown Coat (2005)
- The Pines and the Devil (2006)
- Devil Say I, I Say Air (2006)
- It's Complicated Being a Wizard (2007)

Singles
- My Mind/Seventeen
- People Say
- Lovers in Love
- Got It All (This Can't Be Living Now)
- So American
- Evil Friends
- Atomic Man
- Purple, Yellow, Red and Blue
- Modern Jesus
- Endangered Song (Sumatran Tiger)
- Noise Pollution [Version A, Vocal Up Mix 1.3]
- Feel It Still
- Rich Friends

11 Comentários

  1. Oiii Lu

    Não conhecia a banda, legal que eles conseguiram mudar tua opinião com o tempo, é curioso como a gente muda e acaba às vezes curtindo o que nem gostou em um primeiro momento. Achei o perfil deles bem legal.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Estou sempre por fora das bandas, não conhecia esta. Mas gostei do estilo.

    Beijinhos
    diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu

    N conhecia a banda!
    Vou dar umas ouvidas p ver o que acho!

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Sou daquelas pessoas que escutam a mesma música sempre, então quase não conheço bandas novas. Adorei essa!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu!! Eu achei bem curioso o nome da banda! Não conhecia e acho que não faz bem meu estilo, mas curti bastante os acorde da Purple Yellow!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Olha que coincidência, esses dias eu vi a minha mãe ouvindo essa banda. Não conhecia a história, mas adorei suas dicas, curti muito!!!

    Beijos
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu! A banda é novidade, não conhecia. Algumas coisas têm a época certa para nós, vejo que foi o que aconteceu com você e essa banda, teve o momento certo para te conquistar.Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu, tudo bem?
    Achei bem diferentão o som. Não sei se gostei haha!
    Mas eu sempre curto conhecer bandas novas pra diversificar as playlists.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  9. Oie Lu =)

    Não conhecia a banda, mas gostei da mistura de estilos que eles tocam. Eu sou meio assim com música também. As vezes escuto uma vez e não curto, mas conforme vou ouvindo acabo me apaixonando rs...

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  10. Não sei porque lembrei um pouco de Oasis?Curti!!! E diferente também HAHA
    Adorei!

    Super te entendo não curtir uma éoca e depois uper favoritar HAHAHAHAH
    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  11. Pow, musicalmente gostei do som, das guitarras e das vozes da banda. Tocam e cantam com muita emoção e perícia. Disso gostei. Com relação aos temas que eles abordam, em geral é sobre o aqui e o agora, bem modernos mesmo. A música Modern Jesus tem uma pegada bem parecida com Take me to Church (Hozier), denunciando o religiosismo e tudo mais e, talvez por ser cristão, não curto muito esse tipo de tema, pois conheço o lado bom tbm. Mas a própria Bíblia critica os falsos profetas e tudo mais, então kkk não tem pra onde correr.

    Sua música favorita tem um estilo bem apelativo pra baladas, pela questão das cores e tal... lembra bem LEDs e etc. A letra é bem Carpe Diem.

    Sobre Esse clipe mais novo deles: eu adorei kkk muito maneiro

    Beijos

    www.RapeizeDinâmica.biz | @english.tips.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)