Resenha #260: Harry Potter e a Câmara Secreta - JK Rowling (Rocco)

Título: Harry Potter e a Câmara Secreta
Título Original: Harry Potter and the Chamber of Secrets
Autor: JK Rowling
Série: Harry Potter #2
Páginas: 252
Ano: 2000
Editora: Rocco
Sinopse: Os Dursley estavam tão anti-sociais naquele verão, que tudo o que Harry queria era voltar às aulas da Escola de Bruxarias de Hogwarts. No entanto, quando já terminava de fazer suas malas, Harry recebe um aviso de um estranho chamado Dobby, que diz que um desastre acontecerá caso Potter decida voltar à Hogwarts. Harry não liga para aquela mensagem e o desastre realmente acontece. Naquele segundo ano estudando em Hogwarts, novos horrores surgem para atormentar Harry, incluindo o novo professor Gilderoy Lockhart e um espírito chamado Moaning Myrtle, que assombra o banheiro feminino, além de olhares indesejados da irmã mais nova de Ron Weasley, Ginny. Todos esses problemas, no entanto, parecem menores quando o verdadeiro problema começa e algo transforma os alunos de Hogwarts em pedra. Dentre os suspeitos: o próprio Harry. Descubra o fim desta aventura emocionante.


ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou resenhas anteriores, pode conter spoiler

Harry Potter e a Câmara Secreta é o meu filme preferido de toda a saga. Assim como o primeiro, ele também é um dos mais fiéis ao livro. Creio que, de todos os sete, ele é o que mais me recordo de quando li da primeira vez.

Assim como A Pedra Filosofal, ainda temos aquele ar de descobertas junto de Harry assim como a presença de Voldemort. Fora todo o mistério do herdeiro de Sonserina e quem anda atacando os alunos nascidos trouxas. Nesse ponto, achei interessante a discussão sobre essa questão de sangue puro, sangue trouxa e simpatizantes. Percebe-se que sempre tem aquela minoria preconceituosa com pessoas que são diferentes delas, não importa se é rico ou pobre. Claramente como exemplo uso os Malfoy e os constantes ataques aos Weasley.


Como falei no começo, o filme é bem fiel a esse livro, mas confesso que senti falta de algumas coisas. A principal delas é ver mais d’A Toca. Aqui, Harry passa o restante das suas férias hospedado na casa dos Weasley e vemos como a família - principalmente Molly - o acolhe. Uma das cenas que eu gostaria muito que tivesse sido adaptada era a desgnomização. Se for como eu imaginei, iria ser bem engraçada. Outro detalhe que senti falta no filme e que é algo que eu sempre lembrava desse livro é Rony contando com começou seu medo de aranhas. Iria também ser interessante de se ver nas telonas.

Um único detalhe que não me fez dar escândalo ao livro foi a reta final. OK que o livro não é tão grande assim, mas JK se alongou sobre os ataques e todo o mistério da Câmara Secreta ao longo do livro para resolver tudo em dois capítulos. No filme dá a impressão de que foi bem melhor desenvolvido e trabalhado esse mistério que no livro.

Lembro que li em algum lugar éons atrás que muitas crianças abandonaram a série nesse livro por causa do clima um pouco mais pesado. Eu ainda acho bem na linha do primeiro, um pouco infantil e inocente. Pra mim, a treta começa a esquentar mesmo é em O Prisioneiro de Azkaban. Então, let’s que let’s continuar essa releitura que é uma das poucas metas que coloquei esse ano e que pretendo cumprir.


Resenhas anteriores
Livro 1 - Harry Potter e a Pedra Filosofal (Harry Potter and the Sorcerer's Stone)

14 Comentários

  1. Oi, Lu. Ainda acho que os dois primeiros são os mais fieis, e os melhores, não sei do terceiro porque infelizmente eu nunca li ele, e falta só ele! Mas ainda assim gosto desse livro. No filme eu fiquei com aquela sensação de que ele tem cenas mais sombrias por causa da Câmera Secreta, e no livro não sinto isso, já que através das páginas não dá pra perceber muito isso. Eu só acho que deveria ter todos os desafios pra entrar na Câmera Secreta no filme, mas ok, a gente supera.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Luiza
    Eu nunca li Harry Potter (a estranha) e fiquei com medo de achar algum spoiler (apesar de já ter assistido o filme), acabei pulando algumas partes da resenha, mas mesmo assim amei. E quero ler pelo menos o primeiro livro de HP esse ano, vou ver se consigo!
    Beijos <3

    estanteclassica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ah esse livro é ótimo mesmo, um clássico já!
    bjs
    Patty Lye
    Blog Patty Lye | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
  4. Olá, Luiza.
    Nosso gosto em Harry é bem diferente porque esse é o que menos gosto da série, tanto de livro como de filme hehe. A unica coisa que eu gostei muito nesse livro foi o Dobby, de resto achei bem fraco. Mas na primeira vez que li lembro que gostei igual aos outros hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Amei sua resenha Lu, achei essa versão fantástica, a apresentação é linda! Quero muito comprar todos os livros para guardar, e criar essas memórias em meus futuros filhos. É uma história que vale a pena conhecer e guardar pra sempre!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Amo! Uma das minhas sagas preferidas desde criança, mas como só li dps de "velha" vou demorar um pouquinho pra reler ainda.
    Assim como vc, A Câmara Secreta também é meu filme favorito de todos! Já o filme fica em terceiro na minha lista (dps do Enigma e do Prisioneiro).
    Adorei a resenha. Que saudadinha que deu! Nunca mais reli mas os filmes pelo menos 1x por ano eu maratono rsrs
    Bjss

    http://www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
  7. Você está relendo a saga completa? Muito legal isso! :)

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu, tb acho que a treta começa no terceiro e a coisa começa a ficar pesada mesmo no quarto. Não é o meu preferido da série, mas concordo que o filme é fiel ao livro <3

    Bjs, Mi


    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oie Lu.

    Gente, como não gostar de Harry Potter, né? Eu li apenas uma vez, mas, já assisti aos filmes várias, mas, os livros são melhores, claro. Não considero inocente, como você disse, mas, sim, considero bem infantil, e sim, também acho que as tretas começam em O Prisioneiro de Azkaban, meu livro favorito.

    Esperando pelas suas impressões do próximo! Preciso reler essa série.

    Beijoooo ^.~

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca li nada de Hp, acredita? Mas eu quero muito mudar isso logo. Espero encontrar no sebo pelo menos o primeiro livro esse ano para poder começar a série! Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu
    Eu tenho dois livros favorito de Harry Potter, embora ame os dois. O favorito com questão de adaptação é O prisioneiro de Azkaban, mas o livro que mais gosto é A ordem da Fênix. Quero reler eles também

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  12. Oi Lu!
    Eu queria ter essa disposição para reler livros, mas mal to dando conta dos que tenho pra ler. Fiz um projeto parecido ano passado com Percy e amei, mas reler A Ordem da Fenix não rola. Acho esse livro muito chato.
    Meu favorito e sem duvidas o 3 <3 Amo O Prisioneiro de Azkaban. Mas gosto bastante desse também. Só não me agrada muito pq a Mione fica boa parte fora do enredo.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Apesar de AMAR os filmes, já ter assistido diversas vezes confesso que ainda não li HP e definitivamente tenho que mudar isso RSrs ótima resenha <3
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Luiza!
    Realmente esse ar de descobertas ainda tá bem evidente nesse livro.
    Senti falta de algumas cenas também,a desgnomização teria ficado show!kkkkkkkkkk
    Poderia ter explorado um pouco mais a história dos Weasleys também.
    A treta tá longe de começar aqui,o bom começa a partir do terceiro hahahahhaa
    Boa sorte na releitura!
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)