Resenha #788: Um Ano Solitário - Alice Oseman (Rocco)

Título: Um Ano Solitário
Título Original: Solitaire
Autor: Alice Oseman
Série: ---
Páginas: 384
Ano: 2018
Editora: Rocco
Sinopse: Estreia da jovem Alice Oseman na literatura Young Adult, Um Ano Solitário foi chamado de “O apanhador no campo de centeio da era digital” pelo jornal The Times.
Cativante e genuíno, o romance acompanha a transformação de Tori Spring de uma adolescente apática em alguém que precisa deixar sua zona de conforto para trás.
Tirando o blog onde escreve sobre seu pessimismo crônico e o irmão Charlie, que se recupera de um problema que o levou a tentar o suicídio, Tori se mantém indiferente ao resto do universo – incluindo o colégio, sua melhor amiga, garotos, filmes, livros, seus pais. E permanece alheia quando Michael Holden, novo na escola, tenta convencê-la a investigar um misterioso site chamado Solitaire, que tem causado algumas confusões no colégio.
Tori mal percebe o esforço de Michael e de um outro amigo para se aproximarem dela. Mas quando as brincadeiras e jogos promovidos pelo grupo virtual começam a ficar estranhamente perigosos, a garota precisa dar um passo que pode mudar sua vida – e a maneira como vê o mundo e se relaciona com as pessoas – para sempre.


Protagonizado por Tori Sping, a irmã do Charlie de Heartstopper, Um Ano Solitário é um livro melancólico e ao mesmo tempo muito sensível que vai trazer a tona uma personagem bem diferente do que eu esperava, mas que ainda assim me conquistou.

Cercada pela incerteza do amanhã, Tori é uma adolescente nada convencional, evitando o novo e ficando sempre na sua zona de conforto. Ou ao menos na maior parte do tempo quando não esta escrevendo para seu blog pessimista ou quando está com seu irmão. Mas sua indiferença ao mundo pode estar prestes a mudar. Quando Michael Holden, um aluno novo, tenta convencê-la a investigar um misterioso site chamado Solitaire, Tori começa a perceber certas investidas. Entre jogos e investigações perigosas, a garota precisa dar um passo que vai modificar sua vida para sempre.


Desde o primeiro momento em que me deparei com a personagem, fiquei curioso por saber mais sobre ela. Fosse pelo seu jeito inusitado nas HQs, fosse pelo carisma natural, Tori me ganhou com pouquíssimas falas. E Um Ano Solitário vem abrilhantar esses dilemas e esclarecer nossas dúvidas. Oseman consegue ser sensível e ao mesmo tempo realística na mesma proporção. Seja nas abordagens e na sua excelente jornada de personagem, é inegável o quanto a autora preza sempre a riqueza representativa em suas obras e esse é o ponto que eu mais gosto das suas histórias. Ela fala sobre pessoas que podem ser seu vizinho, amigo, primo, ou apenas um estranho na rua, de uma forma muito natural e envolvente.

Eu confesso que não esperava que Tori fosse me envolver tanto, mas acabei totalmente rendido pela curiosidade de saber mais sobre a personagem, de conhecer seus dilemas e talvez alguns de seus traumas. A forma como sua relação com seus familiares e amigos é diferente é um ponto importante para se notar, principalmente tratando-se de Charlie. Na realidade, ouso dizer que Heartstopper seria a versão bem mais family friend das obras de Oseman. E os debates mais densos ela guarda para os romances em si. E isso é otimo.

Apesar de não ter me envolvido tanto quanto Sem Amor, Um Ano Solitário ainda assim é uma leitura muito rápida e interessante que vai te fazer refletir e suspirar.

Resenha por @microversonerd

5 Comentários

  1. Olá, Luiza.
    Não sabia que tinha um livro com ela. Já quero ler porque achei ela um personagem bem interessante nas HQs. Vou anotar aqui para uma futura leitura.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu,
    Leituras melancólicas geralmente não são tão rápidas, então fiquei curiosa!
    Eu gosto bastante dessa capa e parando para pensar, nem leio tantos livros da Rocco...
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Não sou muito fã de leituras melancólicas, mas eu gostei bastante de Um Ano Solitário e concordo bastante que os temas densos são guardados para os romances da autora, estou enrolando para ler Sem Amor por conta disso!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi! Desde que li as Hqs fiquei querendo conferir a história de Tori, que foi uma personagem que me cativou bastante. Eu pretendo ler todas as obras de Oseman que foram publicadas no Brasil e esta aqui será após Rádio Silêncio. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oi, Emerson! Tudo bom?
    Eu quero MUITO ler esse livro agora que descobri que é da Tori, ela me representa em todos os níveis possíveis; mas, como você disse, os livros costumam ser um baque maior no emocional, então vou me preparar assim como tô me preparando pra Rádio Silêncio.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)