Resenha #593: Estrela Da Manhã - Pierce Brown (Globo Alt)

Título: Estrela da Manhã
Título Original: Morning Star
Série: Red Rising #3
Páginas: 632
Ano: 2016
Editora: Globo Alt
Sinopse: Darrow teria vivido em paz , mas seus inimigos trouxe-lhe guerra. Os senhores de ouro exigiram sua obediência, enforcaram sua esposa, e escravizou seu povo. Mas Darrow está determinado a revidar. Arriscando tudo para transformar a si mesmo e violar a sociedade dos Ouros, Darrow tem lutado para sobreviver as rivalidades acirradas ás quais reproduzem os mais poderosos guerreiros da Sociedade, ascendeu as fileiras, e esperou pacientemente para desencadear a revolução que vai rasgar a hierarquia por dentro.
Finalmente, chegou a hora .
Mas a devoção à honra e a sede de vingança são profundas em ambos os lados . Darrow e seus companheiros de armas enfrentam inimigos poderosos sem escrúpulos ou piedade . Entre eles estão alguns que Darrow uma vez considerou amigos. Para vencer, Darrow terá de inspirar aqueles acorrentados na escuridão para quebrar suas correntes , desfazer o mundo que seus mestres cruéis construíram, e reivindicar um destino há muito tempo negado - e glorioso demais para abandonar

ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou resenhas anteriores, pode conter spoiler

Enfim cheguei em Estrela da Manhã e ao fim da jornada de Darrow contra os Ouros. Foi uma boa conclusão, porém com algumas ressalvas.

Estrela da Manhã começa um ano depois dos acontecimentos bombásticos de Filho Dourado. Darrow está na mãos dos Dourados, mas logo é resgatado e cai de paraquedas em uma guerra iniciada em seu nome. Com a vida de seus amigos e pessoas inocentes em risco, o Ceifeiro de Marte está disposto a ir até o final na derrocada contra com os Ouros, custe o que custar.

[...] desejar a volta do passado não limpa o sangue das mãos de nenhum de nós dois.

Darrow é um personagem de muitas camadas. Ele é a cara da revolução contra os Ouros, é a esperança de seu povo. Ele não sabe se terminará essa revolução vivo, mas sabe que morrerá em troca da liberdade e a extinção do esquema de cores. Darrow é um personagem bastante inteligente, estratégico e calculista, o que o faz um ótimo Ouro. Ao mesmo tempo, ele também empático, leal e (por que não) sensível, o que toda um ótimo líder Vermelho, já que ele sente a cada perda das vidas nessa guerra.


O livro tem um bom ritmo no início, mas senti que depois de uns 30% de leitura até mais ou menos 65% foi um pouco de enrolação da parte do autor. Entendo que ele sempre quis trabalhar bem mais a política, e agora envolvendo a guerra dos Filhos de Ares e os Ouros, mas alguns capítulos nesse meio tempo aconteceram vários nadas e isso influenciou no meu ritmo de leitura. Em compensação, Pierce continua nos mostrando o jogo de política, agora não somente entre os Ouros mas envolvendo outras Cores.

Nosso levante não é por ódio, não é por vingança, mas por justiça. Pelos filhos de vocês. Pelo futuro deles.

Passado esse marasmo, voltamos ao ritmo elétrico do livro, com cenas de ações de tirar o fôlego. Dos três livros, esse foi o que ocorreram mais reviravoltas. Eu sinceramente não sabia mais o que poderia acontecer nesse livro depois de uns 80% e fui surpreendida. Mas não antes de dar uns surtos em resposta a algumas atitudes e decisões de Darrow. Houveram algumas mortes significativas dos dois lados que afetaram Darrow. Apesar de entender o sentimento dele em relação aos mortos, particularmente não me importei tanto assim com quem morreu.

Na guerra, homens perdem o que os torna grandes. Sua criatividade. Sua sabedoria. Sua alegria. Tudo o que resta é sua utilidade.

Quanto aos personagens secundários, eu sempre gostei o modo como Pierce os trabalhou. Por mais que Darrow seja o protagonista e narre a história, você consegue se apegar a outros personagens por conta de seu desenvolvimento. Como sempre, destaco dois personagens que foram bastante importantes para que Darrow não perdesse o rumo em sua missão: Sevro com sua amizade e lealdade inabalável em relação ao Ceifador e Mustang que, mesmo com todos os seus sentimentos por Darrow, sempre soube separar a razão do coração.

Estrela da Manhã tem um final bastante condizente com tudo que foi apresentado nesses três livros. Apesar disso, Pierce deixou o destino de alguns personagens em aberto, com certeza já visualizando um spin-off ou algum novo arco. E foi isso que aconteceu; dois anos depois do lançamento de Estrela da Manhã, Pierce volta ao seu universo com um novo arco em Iron Gold. Infelizmente não se tem previsão de lançamento dessas continuações aqui no Brasil visto que a editora Alt já anunciou que não pretende mais lançar os livros do autor.

Apesar de todas as ressalvas que tive em cada um dos livros da trilogia, super indico para quem deseja ler uma história eletrizante da luta de uma pessoa contra a opressão.

Em minha juventude, eu achava que destruiria a Sociedade. Que desmantelaria seus costumes. Despedaçaria suas correntes e algo novo e belo simplesmente brotaria das cinzas. Não é assim que o mundo funciona. Essa vitória comprometida é o melhor que a humanidade poderia esperar obter. A mudança virá mais lentamente do que Dancer ou os Filhos desejam, mas ela virá sem o preço da anarquia. Assim nós esperamos.


Resenhas anteriores
Livro 1 - Fúria Vermelha (Red Rising)
Livro 2 - Filho Dourado (Golden Son)

2 Comentários

  1. Que bom que esse livro funcionou contigo. Apesar das suas ressalvas, aparentemente teve um desfecho digno, o que é bom e esperado em trilogias, mas nem sempre acontece... rs
    Eu gosto bastante de livros que falam sobre lutas contra opressão e vou anotar a dica para ler os 3 livros depois. Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu,
    Ainda não li os livros anteriores, mas gosto da premissa da série e vejo muitos elogios sobre. Admito que não é muito o meu foco, mas até que leria, porque gosto de obras com reviravoltas e você disse que essa tem bastante!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)