Música #21: White Lies


Tirando a poeira das indicações musicais com esse lacre de grupo chamado White Lies.

White Lies é uma banda inglesa pós-punk de Ealing, Londres. Anteriormente conhecido como Fear of Flying, os principais membros da banda são Harry McVeigh (vocalista principal, guitarra), Charles Cave (baixo e vocalista) e Jack Lawrence-Brown (bateria). A banda atua ao vivo como uma peça de cinco, quando os sidemen Tommy Bowen e Rob Lee juntam-se à linha. O estilo musical de White Lies foi descrito como escuro, apesar de animador pela mídia, ganhando comparações para Editores, Interpol, Joy Division e The Killers.

Charles Cave e Jack Lawrence-Brown foram ambos da Pitshanger Village em North Ealing e tocaram juntos em um show escolar na North Ealing Primary School. Harry McVeigh (de Shepherd's Bush) juntou-se a eles dois anos depois, e eles começaram a tocar sob o nome de Fear of Flying aos quinze anos. Cave descreveu a banda como um "projeto de fim de semana" e um dos muitos grupos em que estavam envolvidos na escola. Fear of Flying completou uma turnê do Reino Unido como um ato de apoio, bem como mais slots com The Maccabees, Jamie T e Laura Marling. Eles lançaram dois singles de vinil duplos de lado A na gravadora independente Young and Lost Club, "Routemaster / Round Three" em 7 de agosto de 2006 e "Three's a Crowd / Forget-Me-Nots" em 6 de dezembro de 2006. Ambos os vinis foram produzidos pelo ex-Blur e pelo colaborador The Smiths, Stephen Street, que eles conheciam através de um amigo na escola. Eles passaram a tocar o Festival de Underage inaugural em Victoria Park, Inglaterra.

Duas semanas antes do início da universidade, eles decidiram que levariam um segundo ano sabático e que apresentariam novo material que a banda sentia não se adequava à roupa atual. Cave afirmou que "eu sentia como se eu não pudesse escrever sobre nada pessoal, então eu inventaria histórias semi-históricas que não eram realmente importantes para ninguém, nem mesmo para mim". Fear of Flying dissolvido em outubro de 2007 com um boletim do MySpace declarando: "Fear of Flying está morto ... White Lies está vivo!", antes de apresentar um som mais escuro e um novo nome que refletiu a maturidade deles. Cave afirmou que a banda eliminou sua conta no MySpace "sem qualquer show de despedida".

Tocando sob o novo nome, White Lies tocou seu primeiro show no Bar & Kitchen da Hoxton Square em 28 de fevereiro de 2008. A banda admitiu ensaiar por dois meses para o show, bem como adiar sua estréia por cinco meses para reunir hype de mídia. Depois disso, a banda recebeu inúmeras ofertas de gravadoras, eventualmente assinando a Fiction Records uma questão de dias após a sua primeira apresentação. A banda também assinou direitos de publicação para Chrysalis Music Publishing. A banda disse que escolheram o nome porque "as mentiras brancas são bastante escuras ... é assim que nos vemos" e que as mentiras brancas "protegem as verdades perturbadoras" das letras da banda. Recebendo o tempo de antena na BBC Radio 1, Zane Lowe nomeou "Death" seu "Hottest Record in the World" em 5 de fevereiro de 2008, apesar de a música ter nunca sido oficialmente lançada. A Rádio 1 continuaria a apresentar a banda no Big Weekend da Rádio 1 em maio de 2008, onde encabeçavam a etapa de apresentação da BBC. Em 10 de março de 2008, a White Lies foi anunciada como uma das quatro bandas que participaram do primeiro NME New Noise Tour (agora o NME Radar Tour). O passeio visitou onze cidades no Reino Unido em maio de 2008.

Eles fizeram sua estréia na TV em Later ... com Jools Holland em 30 de maio de 2008, tocando "Unfinished Business" e "Death". Isso marcou sua performance pública final antes de gravar seu álbum de estréia, sessões de agendamento em ICP Studios na Bélgica e Kore Studios, no oeste de Londres. O álbum foi provisoriamente intitulado To Lose My Life or Lose My Love, com uma data de lançamento programada foi definida para janeiro de 2009. Após o lançamento de To Lose My Life, White Lies tornou-se o primeiro ato britânico em 2009 de conseguir o primeiro álbum a estrear em primeiro lugar.

Durante o mês de novembro de 2010, White Lies confirmou que seu segundo álbum, Ritual, foi completado e será lançado em 17 de janeiro de 2011. Produzido por Alan Moulder, o primeiro single do álbum "Bigger than Us" foi lançado em 3 de janeiro de 2011.

Em uma entrevista com a NME em janeiro de 2013, o baixista Charles Cave revelou que o terceiro álbum da banda está destinado a ser lançado no final do verão, com uma das faixas promovendo o registro chamado "Getting Even". Em 4 de junho de 2013, revelou-se que o álbum, produzido por Ed Buller e gravado no início deste ano, será intitulado Big TV. Além disso, a lista de faixas para o álbum foi publicada e "Getting Even" foi lançado como um download gratuito. O primeiro single oficial do álbum, "There Goes Our Love Again", foi lançado no dia 5 de agosto de 2013, com o álbum lançado no Reino Unido e na Europa uma semana depois, em 12 de agosto de 2013, através da Fiction Records. Em 6 de novembro de 2013, a banda lançou um EP de edição limitada para celebrar sua turnê, chamada Small TV. O EP de cinco pistas lançado no Fiction Records foi limitado a 1000 cópias e apresenta capas de Lana Del Rey e Prince, além de novas versões de suas próprias faixas. A banda lançou seu quarto álbum, Friends, em 7 de outubro de 2016, depois de ter sido relatado em 2015. Em dezembro de 2015, a banda assinou com a Infectious Music.

Como Fear of Flying, Banquet Records descreveu o segundo single da banda como "indie dançável". O site oficial do The Guardian os chamou de uma banda indie-pop afirmando que "eles fizeram promissor, se não digno de nota, Franz Ferdinand-style" pop. Em uma entrevista com a BBC London, eles citaram Talking Heads como uma grande influência. O som de White Lies foi comparado principalmente com Joy Division, Interpol e Editors, bem como Arcade Fire, The Killers, Echo & the Bunnymen, Tears for Feard e The Teardrop Explode. A voz de canto de McVeigh foi comparada à de Ian Curtis e Julian Cope. Quando perguntado sobre as comparações em uma entrevista com a ITN Music, McVeigh afirmou que "Nós não estávamos vivos durante esse período de música ... nunca realmente fomos fãs de Joy Division, especialmente não dos Editors ... ou mesmo do Interpl", acrescentando:" Eu não acho que nossa música parece muito parecida com essas comparações, acho que somos muito mais eufóricos e edificantes ".  Como White Lies, a banda reiterou a influência de Talking Heads, tanto musical como em composição. Além disso, a banda afirmou que The Secret Machines é uma das principais influências. Em um comentário sobre uma entrevista "Track by Track" no Spotify, um membro da banda disse que a banda foi influenciada por The Cars, especificamente como seus riffs de guitarra em "Be Your Man" do álbum "Big TV" foram influenciados por The Cars canção "Just What I Needed".

Menine do céu, fazendo esse post eu percebi que há eras que eu não indico uma banda aqui... Enfim, voltando em grande estilo, White Lies foi uma das bandas que conheci por conta da trilha sonora hinária de The Vampire Diaries. Passei séculos sem ouvi-los, mas a culpa foi deles também porque passaram uma vida sem lançar nada... Mas aí eu vi que tem um álbum de 2016, então ok. Só sei que sou muito apaixonada (não só) pela voz do Harry e, como vocês podem ter visto no post, ela lembra muito a voz do cara do Joy Division.

Geralmente eu deixo uma lista de músicas para vocês, mas hoje vou deixar esse show para vocês ouvirem e verem o quanto a voz desse homem é maravilhosa! Por favor ouçam EU NUNCA PEDI NADA!!!


Música preferidas de todas - Is My Love Enough? (faixa 5 do álbum Friends)
(Gente, pense numa música sofrida que você canta e sente a dor da letra? Amo assim mesmo porque se não for pra sofrer eu nem ouço)


Primeira música que ouvi - Death (faixa 1 do álbum To Lose My Life...)


Último clipe lançado - Hold Back Your Love (faixa 3 do álbum Friends)



Álbuns
- To Lose My Life... (2009)
- Ritual (2011)
- Big TV (2013)
- Friends (2016)

EPs
- Unfinished Business (2008)
- The Remixes (2010)
- There Goes Our Love Again Remixes (2013)
- Small TV (2013)

Single
- Unfinished Business
- Death
- To Lose My Life
- Farewell to the Fairground
- Bigger than Us
- There Goes Our Love Again
- Take It Out On Me
- Hold Back Your Love

Fonte: White Lies

13 Comentários

  1. Oi, Lu
    A gente se empolga quando vai falar sobre uma banda, né? Sinceramente, eu nunca ouvi falar do White Lies, mas também porque eu sempre estou escutando as mesmas coisas. Ouve uma época que eu assistia TVD e ficava fissurada na trilha sonora, sempre procurando no Google as danadas das músicas, mas isso tem tantos anos haha
    Vou ouvir as músicas <3
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
  2. Oieeeeeee
    Não conhecia!
    Vou conferir o som!
    'se n for pra sofrer, nem ouço'
    sou dessas kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu, tudo bem?
    Nunca tinha ouvido falar, mas vou conferir!
    Minhas playlists andam com poucas novidades.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Como ainda não conhecia essas músicas, Lu? Já pirei!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, Luiza.
    Quando o assunto é musica sou bem por fora hehe. Não conhecia ainda mas gostei da voz dele. O problema é que não sou fã desse estilo de musica hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi! Não conhecia a banda, mas adorei a dica. Estou precisando conhecer novas músicas. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu! Eu conheci várias bandas/músicos bons assistindo TVD. Na verdade sempre descubro artistas muito bons vendo séries. Vou lá conferir essa dica.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu, que post mega super hiper completo! Parabéns! Eu estou por fora da banda, mas confesso que gostei das apresentações ao vivo!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi
    não conhecia a banda, mas gostei das músicas e do clima delas, bem legal o Mv da última.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Lu!
    Essa banda eu não conhecia, mas como você sempre indica boas músicas! Já vou assistir esse show <3

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lu

    Nunca vi a cara dessas pessoas e a única música que eu tenho a lembrança de ter escutado é a última! Hahahah

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  12. Ahh amei saber mais sobre eles. Sou apaixonada por música e realmente amei esse post sobre eles ♥

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia a banda mas fiquei interessada por você dizer que a conheceu através de um seriado, adoro ouvir álbuns de bandas que tocam uma música que amo em algum filme seriado.

    beijos
    https://atrasadaparaocha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)