Filme #34: Extraordinário


Título Original: Wonder
Sinopse: Auggie Pullman (Jacob Tremblay) é um garoto que nasceu com uma deformação facial, o que fez com que passasse por 27 cirurgias plásticas. Aos 10 anos, ele pela primeira vez frequentará uma escola regular, como qualquer outra criança. Lá, precisa lidar com a sensação constante de ser sempre observado e avaliado por todos à sua volta.
Elenco: Jacob Tremblay, Julia Roberts, Owen Wilson, Izabela Vidovic, Mandy Patinkin, Daveed Digs, Danielle Rose Russell, Nadji Jeter, Sonia Braga, Noah Jupe, Bryce Gheisar, Millie Davis, entre outros
Duração: 111min
Roteiro: Steven Conread, Jack Thorne, Stephen Chbosky
Produção: David Hoberman, Todd Lieberman
Direção: Stephen Chbosky


Uma das minhas adaptações mais esperadas do ano passado era Extraordinário. Infelizmente, esta budega que se autodenomina cinema e se localiza perto da minha casa não tinha sessão legendada. Minha reação foi tipo a da Lady Gaga cancelando o Rock In Rio: BRAZIL I’M DEVASTATED. Felizmente, os humilhados serão exaltados e finalmente assisti a esse amorzinho de filme. E que adaptação, senhores.


Quando eu soube que seria o Stephen Chbosky (autor de As Vantagens de Ser Invisível) que iria dirigir e produzir a adaptação, eu sabia que viria coisa boa. Além de ter escrito AVDSI, também produziu a adaptação do mesmo, assim como produziu o live-action de A Bela e a Fera. Claro que em toda adaptação, sempre tem uma modificaçãozinha aqui e ali, mas o cara soube deixar o filme extremamente fiel ao livro. É felicidade que se chama, né? O mais legal é como o filme conseguiu traduzir toda a sensibilidade da história nas telinhas.

Gostei muito de ter aparecido até a “divisão” da narração dos personagens, assim como acontece nos livros. Apesar de querer que tivessem mostrado um pouco mais sobre a vida do Jack Will, foi interessante manter essa característica da história, onde sabemos um pouco mais sobre cada personagem da vida do Auggie. Adorei a atriz que fez a Via - Izabela Vidovic -  e o pouco mais de destaque que a personagem teve.


Shame on me que esse foi o primeiro trabalho do Jacob Tremblay que conferi. (Não, não vi O Quarto de Jack e ainda não tenho opinião formada se quero ver) Ele realmente incorporou o Auggie melhor do que imaginei. Ri nos momentos que ele estava feliz; sofri quando ele sofria… com certeza não iria querer um outro ator no papel.

Eu amo um personagem e irei protegê-lo de todos os males e pessoas ruins dessa vida
Julia Roberts e Owen Wilson nos papeis dos pais também foi algo espetacular. Confesso que ainda não me acostumei com Owen em papéis sem serem de muita comédia, mas são personagens assim que mostram o talento do ator. Sobre a Julia, não tenho nem o que comentar, né gente.. Achei legal que mantiveram a descendência brasileira da personagem, apesar dela não ser falada abertamente no filme. Com uma mãe como a Sônia Braga e fazendo feijoada, difícil não descobrir que a Isabel tem um pezinho no Brasil.


Quanto ao elenco mirim, só teve talento escolhido. Assistindo esse filme, parei para analisar que fazia séculos que não assistia algo que foque muito em crianças, principalmente no âmbito escolar. É bem perceptível que todos estão bem confortáveis em seus papéis, fora o entrosamento entre eles. Destaco as atuações de Noah Jupe (Jack Will) e Bryce Geishar (Julian), principalmente em duas cenas bem específicas.


Extraordinário foi indicado ao Oscar na categoria Melhor Maquiagem. Provavelmente isso se deve à maquiagem do Jacob para fazer o Auggie. Na minha cabeça, o rosto do Auggie seria bem mais deformado, porém a maquiagem realmente valeu a indicação porque Jacob realmente ficou completamente diferente.

Sem sombra de dúvida, Extraordinário entrou na lista de adaptações favoritas. E nunca se esqueça do preceito do Sr. Browne: quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.




Considerações finais
- Sr. Browne/Daveed Digs, que homem, senhores.. E é isso.


21 Comentários

  1. Olá, Lu. Mas será que possível que eu sou a única que não assisti esse filme? Tinha marcado de ver mas minha tia me deu balão e foi com a minha irmã, então fiquei chupando dedo e provavelmente vou demorar mais uns dois anos para poder assistir.
    Eu acredito que essa história irá me emocionar, é daquelas de superação que a gente consegue extrair tantos ensinamentos e a cada cena é uma lágrima que cai. Espero poder assistir logo e conferir a adaptação, até porque nunca li o livro, então seria legal conhecer mais da história de Auggie.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Luiza, tudo bem?
    Eu ainda não tive a oportunidade de assistir o filme, mas eu sei que é maravilhoso por conta de todos os comentários que escutei!
    Beijos <3

    Estante Clássica

    ResponderExcluir
  3. Olá Luiza!
    Aiii que bom que deixaram bem fiel! Estou muito curiosa para assistir, adorei o livro.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu, tudo bem?
    Acredita que ainda não consegui ver esse filme!!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  5. Hello! Tudo bem?
    Nunca vi o filme, mas se o livro já é lindo, imagine?!
    Já estou te seguindo!
    Me segue também?!
    Obrigada pelo comentário lá no meu blog.
    Volte sempre :3

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu
    Infelizmente ainda n assisti a esse filme
    Tô louca pra conferir mas ainda n deu!
    Só vejo críticas mt boas sobre ele!

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lu!
    Também gostei muito da adaptação! Eles foram super fiéis ao livro inclusive, como você bem destacou, em relação a diferença de narrativa entre os personagens.. Gostei muuuito! Beijos

    Versos e Notas

    ResponderExcluir
  8. Até hoje só ouvi comentários positivos sobre esse filme, estou doida para assistir Lu!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lu!
    Eu ameeeeeei essa adaptação!
    Eu li o livro há uns 3 anos, mas do que me lembro ficou realmente fiel.
    Ainda bem, né?
    Porque ô livro maravilhoso.
    E a adaptação ficou linda, maravilhosa igual.
    Realmente, os atores foram ótimos, principalmente o Auggie e os pais dele.
    Assista O Quarto de Jack, é incrível!
    O Jacob é a coisinha mais amor.
    E eu imaginava ele muito mais deformado. Acho que deram uma aliviada para as crianças que foram ao cinema não assustarem, sei lá.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Lu!
    Ah, não sei nem o que dizer sobre esse filme ou livro sem me arrepiar e querer chorar tudo de novo.
    Ô história maravilhosa! Fico muito feliz que você também tenha adorado, afinal quando sai uma adaptação boa a gente tem mesmo é que aplaudir de pé!
    Beijos,
    Carol | Fantasma Literário
    http://ofantasmaliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. OOOOOOI

    eu já tive a experiência foi o livro e foi realmente mais fofa do que eu pensava que seria <3
    infelizmente ainda nao assisti (na minha cidade nao tem cinema u.u), mas logo logo vai rolar um torrent por aqui HAHAHA

    beijo
    www.beinghellz.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Lu!
    Eu estou para assistir este filme com uns amigos, mas não sei se tenho coragem porque vou chorar e no momento a única coisa que eu quero é me debulhar em lágrimas... miga, meu emocional não aguenta.

    Eu adorei o post, porque eu tenho certeza que essa adaptação é uma das melhores. Pois, eu já assisti O Quarto de Jack (que eu gostei, e super recomendo), e com a sua opinião sincera vale a pena assistir em qualquer lugar...

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  13. Oi Lu,

    Ainda não consegui assistir ao filme, mas é o próximo filme que eu vou pegar para ver com toda a certeza, desde que tinha saído o trailer senti que ia ser muito bom.

    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  14. Eu amei muito, tanto o livro como o filme. Traz uma carga de ensinamentos enorme.

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Lu, eu só vi o filme e amei, é um história incrível e achei o elenco infantil muito bom. Fico feliz que tenha sido uma boa adaptação!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  16. Oii Lu, eu amei o filme, agora preciso ler o livro, mas já imagino que seja maravilhoso tbm.
    -Beijos,Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Lu

    Eu sou a ovelha negra que não sente a mínima vontade de ler o livro ou assistir ao filme. Pelo trailer parece fofo, mas histórias concentradas em crianças raramente me atraem. Mas um dia vou tentar dar uma chance. E que legal que a mãe do Augie tem descendência brasileira, não sabia disso não.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Luiza!
    Ainda não tive a oportunidade de ver o filme,infelizmente.
    Meus amigos viram e falaram a mesma coisa,que é super fiel ao livro.
    Me animei ainda mais quando vi que o Stephen seria o diretor e produtor,o cara é genial!
    Espero poder ver em breve.
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Ainda não li o livro mas quero muito assistir o filme, parece ser emocionante e daqueles que vão deixar uma marca no meu coraçãozinho <3
    Adorei a forma como o post foi feito, conseguiu escrever bastante sobre o filme sem dar spoilers, já tô empolgada :))
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  20. Oi Lu!
    Eu adorei o filme também e como você imagino o rosto do Auggie mais deformado. Eu gostei de todo elenco também... e que homem ein?! haha
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Lu! Eu só li o livro agora (hoje, na verdade) e não sei porque demorei tanto para conhecer esta linda história, espero gostar da adaptação. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)