Resenha #231: Eleanor & Park - Rainbow Rowell (Orion)

Título: Eleanor & Park
Título Original: ---
Autor: Rainbow Rowell
Série: ---
Páginas: 336 (BR: 328)
Ano: 2013 (BR: 2014)
Editora: Orion (BR: Novo Século)
Sinopse*: Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.


- Porque as pessoas querem se lembrar de como é ser jovem? E estar apaixonado? *

Rainbow Rowell está na mesma categoria que Colleen Hoover na minha vida: adoro suas obras que já, mas não são todas as que me despertam a vontade de ler. Por sorte, Eleanor & Park era uma das obras da senhorita Arco-Íris que eu sempre quis ler. Logo nos primeiros capítulos já tinha uma ideia de como seria a história, mas ela se desenvolveu melhor do que imaginei.

Eleanor é uma personagem que é amada por uns e odiada por outros. Com sua vida familiar um caos, ela é uma menina beeeeeeeeeeeem fechada, assustada e faz de tudo para ser invisível. Creio que não fosse por tudo que vivesse, ela seria uma menina bem humorada e língua afiada. Pelo menos é assim que ela se mostra quando está com Park.

Park é filho de uma coreana com ex-soldado, o tornando um tanto exótico. Apesar de não mostrar tanto esse lado, Park é um cara generoso, um tanto sensível e de bom coração. Fora que tem um ótimo gosto musical. De início, ele se viu querendo estar o mais longe possível de Eleanor, mas o jeito excêntrico da garota aos poucos foi o conquistando.

Se tem uma palavra para definir o relacionamento dos dois é o adjetivo peculiar. Todo o tempo, eu senti que Park pisava em ovos quando se tratava de Eleanor. Ele fazia de tudo para incluí-la na sua vida, mas o sentimento não era recíproco. Era como se Park tivesse mais comprometido na relação do que Eleanor. Entendo que Eleanor tinha os dois pés atrás e sua vida não era nada fácil, mas em certos momentos era totalmente desnecessários alguns rompantes.


A história se passa nos anos 80, por isso temos muitas referências pops. Park é aficcionado por HQs, então temos menções a X-Men, Batman, Watchmen ♥. Como falei, ele também tem um bom gosto musical, como The Smiths e Joy Division. Além disso, temos referências a atores e programas que faziam sucesso na época.

Os capítulos são narrados em terceira pessoa, ora por Park, ora por Eleanor. Em alguns, as narrações são intercaladas, mostrando os sentimentos e reações dos dois. A escrita da Rainbow e os capítulos curtos ajudam a história se tornar uma leitura um tanto rápida, apesar dos assuntos abordados

A minha edição tem uma aviso de que a história não é recomendada para leitores muito jovens, mas acho que é super válido para a faixa etária que abrange o gênero YA. Apesar de uma história de amor bem bonita, Rainbow aborda assuntos como bullying, abandono de menores, negligência familia e relacionamento abusivo.

Apesar de ter gostado bastante da história, eu tive problemas com o final. Não com o final final, que 99% das pessoas acharam uma palhaçada com a nossa cara, mas com a reta final em si. Era algo que eu já esperava que aconteceria e eu esperava que a autora trabalhasse melhor. Não nego que ficou bem escrito e até condiz com a história, mas justamente pelos capítulos curtos, eu senti que ela poderia aprofundar melhor todo o acontecimento.

Quanto ao final final, bem.. Essa história é quase um Romeu & Julieta** nos anos 80. Pelo que ia lendo na história, eu sabia que o final seria algo que não iria agradar aos leitores. Particularmente ele ainda foi melhor do que eu imaginei. O meu único problema foi uma atitude da Eleanor que eu achei uma falta de vergonha na cara dessa garota.

Meu livro favorito da Rainbow ainda é Fangirl, mas Eleanor & Park conseguiu ser tão bom quanto.

* Sinopse e quote retirados da edição da Novo Século
** Ponto positivo para Eleanor que tem a mesma opinião que eu sobre Romeu & Julieta

17 Comentários

  1. Oi Lu.
    Eu ainda não li nada desta autora, mas vejo que seus livros são do tipo, ame ou odeie...
    A história parece interessante. Quem sabe um dia desses resolvo me arriscar?
    Bjus
    www.docesletrascom.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lu!
    Eu já li alguns livros da Rainbown e amei todos. Meu preferido até agora foi Fangirl.
    Eleanor e Park eu não li ainda, apesar de ter na estante.
    Todo mundo fala mesmo desse final que tem raiva, hahaha.
    Eu não sabia que passava nos anos 80, que eu amoooooooooooooo!


    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu!!!
    Amo esse livro porque ao mesmo tempo que é simples consegue descrever muito bem as paixões adolescentes e o que sentimos no primeiro amor de uma maneira bem real, sem subtrair os problemas da vida e os desencontros, por isso, também achei super válido o final!
    Beijinho

    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu, já vi a edição da novo século e sua resenha me deixou curiosa, o livro tem elementos que adoro numa narrativa, acho que vou colocar na lista para ler!!
    Acho que vou gostar da narrativa da autora, sempre vejo bons comentários sobre seus livros..

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  5. Oie
    Eu nunca li nada desta autora, mas morro de curiosidade inclusive vi este livro em uma versão economica eu acho, na saraiva por 9,90 e eu quase comprei.
    Parece ser uma história boa, mas esta ressalva sobre o final me deixa na dúvida se eu leio ou não.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Luiza!
    Nunca li nada da autora, mas tenho curiosidade. Esse livro é um dos mais elogiados dela, né? Gosto dessa ambientação na década de 80 e me pergunto se eu amaria ou odiaria a protagonista hehehe. Adoro personagens complexos.
    Beijos,
    Alem da Contracapa

    ResponderExcluir
  7. A Rainbow e a Colleen são duas autoras que por mais que suas obras não me chamem tanto atenção, eu sou obrigada a ler porque no fim é sempre uma leitura muito prazerosa hahaha e sofrida também, diga-se de passagem, principalmente a Colleen. Já era esperado mesmo que Eleanor & Park não fosse ter um final exatamente feliz, mas acho que em certos termos foi sim... Pode não ter nos agradado, mas foi o mais próximo do que os personagens com os histórico que carregavam conseguiram chegar. Também prefiro Fangirl, mas Eleanor & park não deixa de ser uma leitura importante e reflexiva. Btw, adorei a sua unha combinando com o livro!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Helloo, Helena! Tudo numa nice?!
    Pois é. Eu li esse livro durante minha febre de YA, mas não consegui gostar da obra.
    Achei a narração um pouco distante e o final... bem. Nem preciso dizer que não gostei nem um pouco.
    Beijin...
    https://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Putz Lu, sei não, mas acho que vou chorar com esse livro. Gostei de saber que tem todas essas referencias aos anos 80, bem nostálgico e apesar de ter lido só um livro da autora, gostei bastante da escrita dela! Vou conferir, com certeza!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. A Luci Leite me indicou esse livro e claro que comprei ele, acho que já li mais de 20 livros indicado por essa mulher que foram simplesmente MARAVILHOSOS! Sua resenha me deixou curiosa para ler, ele vai para a lista de livros para ler nas férias!

    Jaci
    Uma Pandora e Sua Caixa

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu, tudo bom?
    Eleanor & Park me destruiu emocionalmente, olho pro livro e já quero chorar. Foi o segundo da Rainbow que eu li e MISERICÓRDIA VOLTA PRA FELICIDADE DE FANGIRL PFVR.
    Amei os dramas e a personalidade dos personagens. Tô muito ansiosa pra ver a adaptação, espero que não demore muito mais pra sair T_T

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu preciso ler algum livro da autora, nas resenhas em geral sempre leio elogios. Curiosa já para ler esse livro.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi! Comprei o livro e esta guardado, quando terminar a maratona de livros dos parceiros vou ler esse. Esse final me deixou intrigada, espero não me decepcionar. Alegre ou triste que seja coerente. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  14. Oii Lu, aí nunca li nada da Rainbow preciso criar vergonha na cara e ler algo del logo hahahahaha , amei sua resenha, e talvez começo por esse :)
    - Beijos, Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ola,
    Esse ano eu li Anexos da Rainbow Rowell e eu me apaixonei loucamente pela escrita da autora e os personagens, tudo é escrito tão bem e com tanto carinho que fica dificil não se apaixonar.
    Eleanor & Park é um livro que já está na minha lista a um tempo, e tenho que ler o mais rápido possível.
    Eu sei bem como se sente a respeito de gostar de um autor e ao mesmo tempo não ter interesse em todas as suas obras, muitos autores tem livros ótimos e outros terríveis o que acaba me deixando com um pé atrás na hora de ler.
    xoxo

    Planeta 94

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Amei! não conheço o livro, mas fiquei com vontade de ler. Me despertou curiosidade.
    www.historiasdaiza.blogspot.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)