Série #23: 13 Reasons Why


Sinopse: Uma caixa de sapatos é enviada para Clay (Dylan Minnette) por Hannah (Katherine Langford), sua amiga e paixão platônica secreta de escola. O jovem se surpreende ao ver o remetente, pois Hannah fora acabou de se suicidar. Dentro da caixa, há várias fitas cassete, onde a jovem lista os 13 motivos que a levaram a interromper sua vida - além de instruções para elas serem passadas entre os demais envolvidos.
Criação: Brian Yorkey
Elenco: Dylan Minnette, Katherine Langford, Brandon Flyyn, Christian Navarro, Alisha Boe, Justin Prentice, Devin Druid, Miles Heizer, Ross Butler, Kate Walsh, Mark Pellegrino, entre outros

Quando li Os 13 Porquês, havia rumores que o livro seria adaptado para as telonas, estrelando Selena Gomez no papel de Hannah e Robbie Amell no papel de Clay. Desde então, foram QUATRO FUCKING ANOS esperando essa adaptação, até que finalmente ela chegou. Não foi nas telonas e nem tem Selena no papel principal, mas chegou pelas mãos da Netflix e contou com Selena como produtora.

Apesar das muitas mudanças feitas na produção, eu adorei todas porque elas deram um up na história de Jay Asher.

Uma das principais mudanças aqui foi justamente ver o lado das pessoas que, de alguma forma, influenciaram na decisão de Hannah. No livro, o foco fica todo em Clay (que é o narrador no presente) e Hannah (narrando através das fitas). Gostei bastante de ver como essas pessoas reagiram às fitas e mais ainda Clay interagindo com elas.

Também vemos como os pais de Hannah estão lidando com toda essa situação. É de partir o coração vê-los tentar entender porque sua única filha tirou a própria vida. Aproveito o espaço para enaltecer a interpretação da Kate Walsh. Além disso, vemos como toda essa situação do suicídio de Hannah afetou a comunidade, principalmente na escola.

Confesso que gostei bem mais do livro ter sido adaptado como série do que como filme. Se fosse em filme, creio que o tempo não seria suficiente para explorar tudo que a história tem a oferecer. Na série, cada episódio aborda uma das razões de Hannah, mas não só isso. Como falei acima, também vemos Clay interagindo com essas pessoas.

Outro detalhe que me agradou bastante foi a química entre o casal principal (se é que se pode chamar de casal). É de ficar só coraçõezinhos quando Hannah e Clay estão juntos, mas a realidade bate ao saber que nunca poderão ficar juntos. Confesso que me simpatizei bem mais com Clay na série que no livro. Dylan Minnette conseguiu transmitir toda a dor que o personagem sentiu ao descobrir que foi uma das razões da menina que ele amava ter se matado. Katherine Langford também incorporou muito bem a personagem, melhor até do que eu imaginava que seria.

Os personagens secundários - as razões - também não deixaram a desejar. Cada um lidando com isso de seu próprio jeito, mas com algo em comum: o medo das fitas se tornarem públicas.

Amei a fotografia da série, principalmente o contraste que ela faz entre quando Hannah estava viva e o presente. As cenas em que Hannah está viva são compostas de cores quentes; já as cenas do presente predominam as cores frias, como se o presente estivesse de luto pela personagem.

Quando li esse livro, eu não estava num bom momento, com várias coisas ruins acontecendo e que estavam me afetando de uma forma bastante ruim. Sei o que Hannah passou porque eu vivi isso. Felizmente, no meu caso, eu tive - e ainda tenho - uma pessoa na vida que me ajudou muito a superar isso. Além desse amigo super especial que alguma força superior colocou na minha vida, Os 13 Porquês e As Vantagens de Ser Invisível foram dois livros que salvaram minha vida, justamente por terem também me ajudado a superar esses acontecimentos.

Suicídio ainda é um tema bastante pesado, mas super válido de ser discutido. A pessoa que faz isso sempre está gritando por ajuda, mas sem ser com palavras. Por isso, eu recomendo que todos assistam a essa série porque, quando uma pessoa tira sua vida, seus problemas podem até terminar, mas fica aquela questão para todos os que conheciam: como eu não vi os sinais antes?; o que eu poderia ter feito pra ajudar?

13 Reasons Why teve seus episódios lançados na Netflix na última sexta. A temporada contém 13 episódios.


[UPDATE 27/05/2018]: Então sou eu aqui do futuro para dizer que, se você gostou dessa primeira temporada, pare por aí mesmo. Eu não assisti a segunda, mas pelos comentários que li e me falaram, ela está bastante tóxica e com umas cenas bem desserviços. Eu amei demais essa série, estava louca pela adaptação porque é um livro que amo de paixão mas eu já sabia que nada de bom viria de uma segunda temporada e nem sei pra que renovaram. Bom, no fim das contas, eu acabei largando, sem nem assistir nenhum episódio da segunda e ficando com a imagem boa que foi a primeira.

28 Comentários

  1. Bom dia, fiz maratona ontem dessa série! É fascinante! Eu devorei tudo, louca por respostas, mas ignorava que havia o livro também!
    Beijos e uma super semana 💜!
    Blog Sara Menezes

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu!
    Ainda não assisti a série e conclui a leitura do livro nessa madrugada. Confesso que não foi o que eu esperava, mas consigo entender você dizer que essas histórias salvaram sua vida.
    Espero ter a oportunidade de assistir a série e gostar mais do Clay porque, no livro, ele me irritou um pouco.
    Parabéns pelo post, incrível, como sempre.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  3. eu sempre quis ler o livro, agora que saiu a serie to doida pra assistir! preciso de mais tempo na vida pra colocar tds as series em dia!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Amei a série demais. Não li o livro e não fui uma Hannah na escola, mas tive amigos que foram e não os deixei na mão. Acho que o principal é isso ter alguém que te coloque no chão e ela não tinha isso e quando o que poderia ser apareceu ela simplesmente o repeliu por achar que era só mais um. Foi uma série maravilhosa e indico a qualquer um.

    Ig literário: @primeiras_impressoes

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu,

    Eu tentei ler o livro, mas não avancei na leitura e acabei deixando de lado, achei um pouco confuso a edição digital tb, mas irei ver a série com certeza!!
    Adorei ler sua opinião sobre o seriado por aqui, já sabia que tinha assistido pq vi no face, mas adorei ler sua resenha!

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  6. Essa série parece ser bem interessante. Quero começar a assistir. Valeu pela recomendação!

    O Planeta Alternativo

    ResponderExcluir
  7. Acho o livro incrível e estou curtindo a série aos poucos, e ambos vieram em épocas diferentes da minha vida e me ajudando de formas diferentes, seja em relação a mim ou aos outros.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Lu. Eu fico muito feliz por tanta gente estar gostando da série, meu facebook está cheio de comentários a respeito sensibilizados com a situação de Hannah. Ainda não assisti porque quero dar um tempinho a mais para a poeira baixar, até porque detesto série, mas pretendo ver em breve.
    Beijos, Miriã Caetano
    Blog Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler o livro antes de assistir a série. Mas, eu já achei muito interessante o fato de a obra cinematográfica ter algumas modificações. A fotografia da série tbm já me deu vontade de assistir, haha. Me parece que foi tudo muito bem feito. Mas, como eu disse, vou controlar minha curiosidade e ler o livro primeiro, kk.
    Amei sua resenha, achei ela completinha.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, Luiza.
    Estou no oitavo episódio e gostando muito. Nem tinha reparado nisso das cores quentes e frias, vou prestar atenção agora hehe. Eu não gostei tanto assim do livro e estou gostando mais da série do que do livro. Como você disse, ficou mais abrangente do que no livro que só tinha a visão do Clay.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Olá, gostei muito do seu post sobre a série! Assim como você, As vantagens de ser invisível e Os 13 porquês foram livros que me ajudaram muito a seguir em frente. Gostei de saber sobre as alterações que tornaram a série um pouco diferente do livro,e concordo que eu um único filme seria difícil aproveitar tudo que a história teria para dar.

    Te convido para participar do Top Comentarista no blog, valendo o livro Ninfeias Negras, tá super fácil e o livro é muito legal: http://petalasdeliberdade.blogspot.com/2017/04/top-comentarista-de-abril-valendo-o.html .

    ResponderExcluir
  12. Cada vez me convenço mais que preciso assistir essa série o quanto antes. Todos só falam nisso kkk :D

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  13. Hey, Lu!
    Tão bom te ver falando dessa série e do livro! Fiquei aqui toda cheia de reconhecimento quando disse que o livro salvou sua vida. Comigo não foi diferente. Eu estava em um momento bem ruim, e esse livro chegou a mim como um presente. Mudou minha visão de vida e me fez ver as coisas por outro ângulo. É super especial para mim...
    Sobre a série, ainda não posso falar muito, porque só vi o primeiro episódio ( já que a mana quer assistir junto comigo) e já estou morrendo de amores! Parece que os cenários foram tirados de dentro da minha mente e os personagens, ao meu ver, estão TODOS perfeitos! Mas o Clay ... <3 Já o amava muito no livro, mas agora...
    E a Hannah me surpreendeu muito mesmo! No livro eu não simpatizei tão facilmente com ela, eu sofri mais com o Clay, embora a situação dela tenha me comovido também. Mas enfim, na série ela já roubou meu coração!
    Mil beijokas - Entre um Livro e Outro

    ResponderExcluir
  14. Oi Lu!
    Li no ano passado, na época do Setembro Amarelo, foi o segundo livro com o tema suicídio que li, e gostei muito, fiz a resenha com o coração. Quero assistir a série, mas... não tenho Netflix. Shit! Hahahah..

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  15. Oi Lu! Graças a Deus vc teve alguém na sua vida! A série aborda temas super sérios e eu adorei maratonar com vc! Foi uma experiência gratificante! E tb gostei bastante da Selena como produtora <3 Já espero com ansiedade a segunda temporada!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  16. Oie Lu =)

    Quero muito ler esse livro, mas como sei que isso vai demorar um pouco vou assistir a série. Esse é um tema que particularmente mexe bastante comigo. Então tenho quase certeza que vou me emocionar bastante.


    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  17. Ainda não terminei de ver, pois não aguento ver série uahsauhsuau mas quando li o livro em 2009 foi bem importante pra mim e conseguiram adaptar de uma forma que funciona e que não perdesse o quão pesado é a história e a vida.

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
  18. Oi
    eu preciso assistir essa série, vou ver se começo ela no final de semana, já que agora vou ter tempo de sobra =/, parece ser aquela serie que mexe com todos que assistem.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Lu, tudo bom?
    Eu vou esperar o hype passar pra assistir a série. Por ver tanta gente comentando a minha vontade acaba zerando total de ver, tenho esse problema desde Sense8. Além do fato de ter alguns gatilhos e ser bem pesadinha pro emocional :/
    Acho o tema da série muitíssimo importante, e pelo que tenho visto de comentários é tratado abertamente da maneira correta. Ainda pretendo ler o livro!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  20. Eu comprei o livro no mês de março (me dei de presente de aniversário), ainda não o li, mas estou muito ansiosa! Quero muito ler o livro, e quero muito assistir essa série que só pelas críticas dá para ver que está sendo muito bem produzida!

    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  21. Essa série é simplesmente maravilhosa!! Todo mundo deveria assistir e/ou ler, sem dúvidas!

    Vista o nosso blog? pfv obg
    http://gemanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Eu iaaa comentar no outro post, mas como eu tbm maratonei a série e tambem fiz um post sobre ela, concordo com o que você disse, a série ficou otima, com a visão de todos.

    http://phalto.blogspot.com.br/

    Beijo

    ResponderExcluir
  23. Olá Lu!!!!
    Li esse livro já tem um tempão e não sabia que ele seria adaptado! Quando vi a notícia logo me empolguei e tenho a sensação de que vou adorar!
    Beijinho
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
  24. Oi Lu!! Eu queria demais ter internet em casa para ter netflix para assistir a série rsrsrs.
    Adorei sua visão da série, o livro foi muito especial pra mim, um enredo inesquecível e tocante.
    Beijo
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Estou lendo o livro para poder assistir a série, mas estou com aquela certeza lá no fundinho do coração de que irei amar os dois!!!

    ResponderExcluir
  26. Oi, Luiza!
    Eu terminei de assistir 13 reasons why há dois dias, e ainda estou com a história na cabeça, como é de se esperar. É uma história pesada, mas que precisa ser vista e compreendida pelas pessoas. Nunca li o livro, mas ouvi muitas pessoas que leram dizendo que a série ficou até melhor, o que me deixou bastante surpresa, porque o comum é o contrário, né?
    Enfim, uma série que eu gostei muito (foi realmente construída de uma forma incrível), mas que também partiu meu coração.
    Fico muito, muito feliz por você ter encontrado pessoas (e livros) que te ajudaram a passar por uma fase difícil. Mesmo sem te conhecer, todos merecem ter lindas razões para querer viver, ao invés de acumular razões que te deixem para baixo.
    xx

    A Blanket Fort

    ResponderExcluir
  27. Menina, eu assistir essa série e PQP! Maratonei, me apaixonei, adorei. Assisti em um dia e quero ler o livro para já. Como assim nunca tinha lido?

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)