Sinopse: Uma caixa de sapatos é enviada para Clay (Dylan Minnette) por Hannah (Katherine Langford), sua amiga e paixão platônica secreta de escola. O jovem se surpreende ao ver o remetente, pois Hannah fora acabou de se suicidar. Dentro da caixa, há várias fitas cassete, onde a jovem lista os 13 motivos que a levaram a interromper sua vida - além de instruções para elas serem passadas entre os demais envolvidos.
Criação: Brian Yorkey
Elenco: Dylan Minnette, Katherine Langford, Brandon Flyyn, Christian Navarro, Alisha Boe, Justin Prentice, Devin Druid, Miles Heizer, Ross Butler, Kate Walsh, Mark Pellegrino, entre outros

Quando li Os 13 Porquês, havia rumores que o livro seria adaptado para as telonas, estrelando Selena Gomez no papel de Hannah e Robbie Amell no papel de Clay. Desde então, foram QUATRO FUCKING ANOS esperando essa adaptação, até que finalmente ela chegou. Não foi nas telonas e nem tem Selena no papel principal, mas chegou pelas mãos da Netflix e contou com Selena como produtora.

Apesar das muitas mudanças feitas na produção, eu adorei todas porque elas deram um up na história de Jay Asher.

Uma das principais mudanças aqui foi justamente ver o lado das pessoas que, de alguma forma, influenciaram na decisão de Hannah. No livro, o foco fica todo em Clay (que é o narrador no presente) e Hannah (narrando através das fitas). Gostei bastante de ver como essas pessoas reagiram às fitas e mais ainda Clay interagindo com elas.

Também vemos como os pais de Hannah estão lidando com toda essa situação. É de partir o coração vê-los tentar entender porque sua única filha tirou a própria vida. Aproveito o espaço para enaltecer a interpretação da Kate Walsh. Além disso, vemos como toda essa situação do suicídio de Hannah afetou a comunidade, principalmente na escola.

Confesso que gostei bem mais do livro ter sido adaptado como série do que como filme. Se fosse em filme, creio que o tempo não seria suficiente para explorar tudo que a história tem a oferecer. Na série, cada episódio aborda uma das razões de Hannah, mas não só isso. Como falei acima, também vemos Clay interagindo com essas pessoas.

Outro detalhe que me agradou bastante foi a química entre o casal principal (se é que se pode chamar de casal). É de ficar só coraçõezinhos quando Hannah e Clay estão juntos, mas a realidade bate ao saber que nunca poderão ficar juntos. Confesso que me simpatizei bem mais com Clay na série que no livro. Dylan Minnette conseguiu transmitir toda a dor que o personagem sentiu ao descobrir que foi uma das razões da menina que ele amava ter se matado. Katherine Langford também incorporou muito bem a personagem, melhor até do que eu imaginava que seria.

Os personagens secundários - as razões - também não deixaram a desejar. Cada um lidando com isso de seu próprio jeito, mas com algo em comum: o medo das fitas se tornarem públicas.

Amei a fotografia da série, principalmente o contraste que ela faz entre quando Hannah estava viva e o presente. As cenas em que Hannah está viva são compostas de cores quentes; já as cenas do presente predominam as cores frias, como se o presente estivesse de luto pela personagem.

Quando li esse livro, eu não estava num bom momento, com várias coisas ruins acontecendo e que estavam me afetando de uma forma bastante ruim. Sei o que Hannah passou porque eu vivi isso. Felizmente, no meu caso, eu tive - e ainda tenho - uma pessoa na vida que me ajudou muito a superar isso. Além desse amigo super especial que alguma força superior colocou na minha vida, Os 13 Porquês e As Vantagens de Ser Invisível foram dois livros que salvaram minha vida, justamente por terem também me ajudado a superar esses acontecimentos.

Suicídio ainda é um tema bastante pesado, mas super válido de ser discutido. A pessoa que faz isso sempre está gritando por ajuda, mas sem ser com palavras. Por isso, eu recomendo que todos assistam a essa série porque, quando uma pessoa tira sua vida, seus problemas podem até terminar, mas fica aquela questão para todos os que conheciam: como eu não vi os sinais antes?; o que eu poderia ter feito pra ajudar?

13 Reasons Why teve seus episódios lançados na Netflix na última sexta. A temporada contém 13 episódios.


[UPDATE 27/05/2018]: Então sou eu aqui do futuro para dizer que, se você gostou dessa primeira temporada, pare por aí mesmo. Eu não assisti a segunda, mas pelos comentários que li e me falaram, ela está bastante tóxica e com umas cenas bem desserviços. Eu amei demais essa série, estava louca pela adaptação porque é um livro que amo de paixão mas eu já sabia que nada de bom viria de uma segunda temporada e nem sei pra que renovaram. Bom, no fim das contas, eu acabei largando, sem nem assistir nenhum episódio da segunda e ficando com a imagem boa que foi a primeira.