Resenha #157: Ice Like Fire - Sara Raasch (Balzer + Bray)

Título: Ice Like Fire
Título Original: ---
Autor: Sara Raasch
Série: Snow Like Ashes #2
Páginas: 483
Ano: 2015
Editora: Balzer + Bray
Sinopse*: Faz três meses que os invernianos foram libertados e o rei de Primavera, Angra, desapareceu — graças, em grande parte, à ajuda de Cordell.
Meira só quer que seu povo esteja a salvo. Quando a dívida com Cordell força os invernianos a cavar nas minas em busca de pagamento, o que eles encontram é algo poderoso e possivelmente perigoso: o abismo de magia perdido de Primoria. Para Theron, isso é motivo para alegria e esperança — com essa imensa fonte de magia, seria possível finalmente se armar contra ameaças como Angra. Mas Meira sabe que, da última vez que o mundo teve acesso a tanta magia, os resultados foram dramáticos. Então, quando o rei de Cordell manda os dois em uma missão para atravessar os reinos de Primoria e desvendar os segredos do abismo, Meira planeja usar a viagem para conseguir apoio para destruí-lo, o que faria Inverno permanecer em segurança e Theron ficar furioso. Mas ela será capaz de completar sua missão sem colocar em risco aqueles que ama?
Mather só quer ser livre. Os horrores infligidos aos invernianos permanecem frescos na memória e em Jannuari, o que deixa o reino de Inverno vulnerável à opressão crescente de Cordell. Quando Meira deixa o reino em busca de aliados, Mather decide tomar a iniciativa e defender a segurança de seu povo. Será ele capaz de reconstruir seu reino e protegê-lo de novas ameaças?
Conforme a teia de mentiras e a batalha pelo poder se fecha, Theron luta pela magia, Mather, pela liberdade — e Meira começa se perguntar se não deveria estar lutando não por Inverno mas sim por toda a humanidade.


ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou as resenhas anteriores, pode conter spoiler

Começo essa resenha dizendo que Ice Like Fire foi um livro que me fez descobrir que não tenho problemas cardíacos. Foram muitas emoções, boa parte delas sendo raiva. Mas não significa que a história não tenha sido boa. Gostei muito do andamento e desenvolvimento feito aqui.

Vamos começar pela raiva… Aviso que os próximos parágrafos contêm spoilers do primeiro livro.

[ÁREA SUJEITA A SPOILER]

OK, Meira salvou todo o seu reino das garras de Angra praticamente sozinha. Agora ela não é mais um soldado, ela é Rainha Meira e tem que passar uma fachada de segurança e estabilidade para os seus súditos. A guria não pode pegar uma faquinha de passar manteiga no pão que a galera cai em cima, dizendo que isso poderia causar insegurança para os outros. TÁ TUDO ERRADO ISSO, GALERA!!!

Eu já percebi isso em várias outras histórias: o personagem se torna o símbolo de liberdade de todo um povo e seus conselheiros mais próximos o forçam a fingir que todas as ameaças não existem mais. HELLO, GALERA!! Não é bem assim que a banda toca. OK que uma imagem de segurança e tals é uma boa para dar esperança para o povo, mas não sejamos idiotas né? Não é só porque Meira (nesse caso) é o rosto dessa ideia utópica não significa que ela tem de baixar a guarda, que seu reino não precisa aprender a se defender, principalmente com uma ameaça velada rondando Inverno. Mas enfim… eu realmente não entendo o porquê que autores batem tanto nessa tecla.

Ufa… Eu tinha de tirar toda essa revolta do peito. Voltemos à resenha normal.

[FIM DA ÁREA SUJEITA A SPOILER]


Meira agora tem de lidar com as consequências de sua nova vida. Confesso que fiquei com muita raivinha dela em certos momentos porque ela preferia ignorar algumas situações do que ir a fundo para descobrir a verdade, principalmente quando se tratava de Theron. Em outros momentos, vemos que está sendo bem difícil essa adaptação dela ao seu novo cargo e isso influencia demais nas suas escolhas. Afinal, agora ela não tem de pensar somente em seu bem estar, mas o que cada ação sua pode afetar Inverno. Fora que algumas mudanças aconteceram em seu corpo, mas ela não sabe com quem compartilhar a informação e quem ela poderia confiar.

Como se eu não fosse humano, não fosse importante, apenas um brinquedo para ser jogado com a ordem de coisas mais fortes.**

Theron, meu Deus… foi um dos personagens que mais me decepcionou aqui. Não, ele não virou da água pro vinho, mas o bichinho estava tão cego na vontade de por em prática uma ideia (que todo mundo sabia desde o começo que não ia dar certo), que ele não viu que isso estava desgastando sua ameaçada relação com Meira, não somente amorosa, mas a amizade que se criou entre os dois. Se não bastasse isso, eu ainda não me recuperei do rumo que a Sara deu pra ele. Fiquei super estirada na BR. Antes que digam que mudaram da água do vinho, Sara criou todo um terreno para esse rumo e tudo muito bem crível

Sobre meu ship Meira e Theron 💔
Agora um personagem que me surpreendeu bastante foi Mather. Mather era a única pessoa - daquele povo que conseguiu fugir quando Angra conquistou Inverno - que realmente via a situação que estava acontecendo. Então, ele decide não ficar de braços cruzados enquanto outro reino ameaça a liberdade de seu povo. Gostei bastante do amadurecimento do personagem durante a história e creio que o que ele planejou aqui neste livro será de importância no próximo.

Outro personagem que terá importância no próximo livro é Ceridwen, irmã do rei de Verão. Ela é uma personagem um tanto misteriosa, com muitos segredos a guardar, mas meio que se torna uma aliada de Meira, apesar de não saber muito dos planos dela.

Preciso de mais pessoas na minha vida que me questionem, que me desafiem, que possam admitir que tenho falhas.**

Boa parte da história é narrada por Meira em primeira pessoa, mas temos alguns capítulos narrados por Mather, em terceira. Aqui, a autora nos mostra outros reinos de Primoria, como o recém-liberto Inverno, assim como Verão, Yakim e Ventralli. Também sabemos um pouco mais sobre os condutores da magia de cada reino, a fonte de magia que Angra tanto queria encontrar e o perigo dessa fonte cair em mãos erradas.

Aquela reta final foi de roer as unhas (caso eu ainda tivesse esse hábito). Era tanta coisa acontecendo que eu fiquei ME HELPA, DEUS!!!! A sensação foi a mesma que tive quando estava terminado Corte de Névoa e Fúria. Sorte minha que já tenho Frost Like Night em mãos, porque a ansiedade iria me matar.

Sim... mais uma vez esse gif pra me representar como fiquei depois do término
Ice Like Fire saiu no Brasil com o nome de Gelo e Fogo. A trilogia está sendo lançada pela HarperCollins.


Resenhas anteriores
Livro 1 - Snow Like Ashes

* Sinopse retirada da edição da HarperCollins
** Traduções feitas por mim

22 Comentários

  1. Eu só posso dizer que fiquei chocada, você sabe cometamos horrores esse livro. E sim, Theron foi... nem consigo escrever... a maior decepção. Gente que shipp naufragado foi esse. :'(
    E que mania que rainha não pode fazer nada além de respirar e viver? Fala sério isso foi uma das mudanças drásticas que não acabou com a história por que ao passar dos reinos muita coisa é desenterrada. Nossa eu estou louca pelo ultimo. Bjos, amei sua resenha.

    BOOKSTAGRAM: @primeiras_impressoes

    ResponderExcluir
  2. Você e essa série maravilhosa, sem contar nessas suas leituras em inglês que me deixam com uma invejinha boa hehehehe. As capas desses livros são lindas e eu sou louca para ler, mas ainda não comecei nenhum :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. UUUUU NECESSITO LER ESSA SÉRIE <3 Sua resenha está incrível!

    Beijos*
    https://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu, sua linda, tudo bem?
    Eu não me aguento com suas resenhas, já comecei rindo e achando que preciso marcar um cardiologista antes de ler esse livro, vai que eu tenho problema e não sobrevivo ao último livro??? Risos....Não sei se já falei, mas por suas causa, estou com os dois volumes em casa, aguardando na minha fila infinita de leituras, risos... Sabe pensando sobre o que você falou, acho que é manipulação pura, eles querem garantir um povo pacífico, confiando nesse novo governo, enquanto eles ficam livres para fazer o que bem entenderem, pois sempre que um governo cai, o que assume geralmente é tão tirano quanto, só muda a mão do poder. Acho que irei gostar muito também de Mather e estou louca para mergulhar na emoção final do livro. Torcendo para que o terceiro seja publicado logo aqui. Adorei sua resenha, você novamente culpada por eu comprar mais uma série!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que trilogia foorte.Sério, gostei dos personagens e do enredo rs mesmo que eu não leia muito esse gênero, me interesso bastante.
    E a sua resenha me instigou :)

    beeijão ^^
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Muito boa resenha, não em importei com os spoilers, até que goste de saber alguns spoilers dos livros kkkk
    você resenha ebooks tbm?
    Eu tenho um livro em ebook :D
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nem conhecia a série, li só a parte sem spoiler e gostei, fiquei curiosa para ler os outros!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Lu. É uma pena que toda vez que eu vou ler uma resenha de livro assim ou tem spoiler ou tem fantasia, aí eu já perco todo o interesse. Faz tempo que não leio algo de magia que realmente me agrade, mas espero que algum dia eu leia a série e goste.
    Beijo! Blog Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Adorei a resenha! Fiquei bem curiosa para ler o livro, com certeza irei anotar a dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  10. Olá, Luiza.
    Eu já ensaiei várias vezes pára comprar esse livro e o outro. Mas até agora nada hehe. Mas espero gostar. mas já vou preparada para passar raiva nesse. mas geralmente a maioria dos livros do gênero acontece esse tipo de coisa.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Adorei os seus avisos de 'área sujeita a spoiler' e 'fim da área sujeita' haha sério, isso foi bem criativo! Adorei sua resenha, mas admito que este livro não é o tipo que eu leio, não é meu gênero, então passaria, ainda assim tem uma ótima premissa e um enredo aparentemente eletrizante! Adorei!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie Luiza =)

    Eis uma série que tudo mundo fala, mas que apesar de parecer interessante não me deixa assim tão curiosa para ler, sabe?

    Quem sabe mais para frente quando eu terminar alguma série que já comecei ( o que quer dizer que são muitas) rs...

    Ótima resenha!

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  13. Noossa que top a serie, amei as frases!

    http://phalto.blogspot.com.br/

    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Oi Lu, tudo bem?
    Pulei a parte dos spoilers, mas me interessei bastante pela história! Já anotei o livro aqui!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  15. Não é muito o estilo de livro que eu gosto, mas achei bem interessante
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  16. Oi Lu!! Eu li os spoilers, porque não resisto e olha que nem acompanho a série heheheheheh Fico feliz do seu coração estar firme e forte e que tenha personagens que surpreende! Ainda lerei a série, confio no seu gosto!

    BJs, Mi

    O que tem na nossa estante
    Sorteio A guerra que salvou a minha vida

    ResponderExcluir
  17. Oi Lu. LEIO SPOILER SIM, A D O R O. Não conhecia a série, apesar que essa temática me lembrou um da editora rocco que é bem mística desse estilo. Eu gostei bastante, de verdade e eu quero ler, tipo muito urgente. O triste é ter mais de um, sdds dos livros únicos D:

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
  18. Oie minha flor! kkk É bom esses livros que testam nossa capacidade cardíaca, né? kkkk Parece ser bom. Fiquei feliz porque voce gostou. Ainda não li nenhum, mas quero muito.Vou guardar a dica.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  19. Oi, Luiza!
    O primeiro livro dessa trilogia já está na minha lista de desejados! E já ansiosa para tê-lo em mãos, pela sua resenha vou me apaixonar pela história e pelos personagens! Amo histórias instigantes!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi, Lu

    Eu pulei os spoilers pq vai que a vontade de ler aparece...

    Toda vez que tava escrito Theron eu li Theon! Olha eu greyjoyzando! Haahhaha

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  21. Preciso aprender inglês, pra ler livros bons assim, amei a série, apesar de não ter lido o primeiro, a capa é linda também. Bjs ótima resenha

    Taynara Mello www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  22. Hey, Lu!
    Mulher do céu, QUE RESENHA É ESSA? Senti como se já tivesse lido os livros tudo e caísse nas lembranças da leitura com a tua resenha! E como eu ri co o "Me Helpa Deus!" kkkkkkkkkkkkkkkkk. Adorei o "Área Sujeita a Spoiler"! haha. Quanto a resenha, fiquei até arrepiada! Sério, já era louca para ler a série porque adoro fantasia, principalmente com magia, mas agora... agora NECESSITO DESSE LIVRO PARA ONTEM!
    Mil beijokas - Entre um Livro e Outro

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)